Desde 29 de julho, a fragata da Marinha este integrada na força naval NATO que atuou no Atlântico Norte, no mar do Norte, no mar da Noruega e no Báltico, com foco na vigilância e segurança da região, especialmente no seguimento de plataformas militares não NATO e na proteção das infraestruturas críticas dos países da Aliança.
O navio português, que tem uma guarnição de 167 militares, esteve também envolvido em exercícios conjuntos como Northern Viking e Strike Warrior, praticando portos como Liverpool e Glasgow, Reykjavik e Bergen, entre outros. Esta missão reforça o compromisso de Portugal com a NATO, integrando a força permanente da Aliança e colaborando em prol da segurança marítima internacional.
Na chegada do navio estará presente o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.
Nota aos OCS:
Para a cobertura do regresso do NRP D. Francisco de Almeida, no dia 16 de novembro, confirmar presença até sexta-feira, 15 de novembro, às 16h00, para marinha.rp@marinha.pt, com identificação dos elementos, matrícula da viatura e contacto telefónico.
A chegada à Base Naval de Lisboa no sábado deverá ocorrer até às 08h40.