O novo conceito do Planetário dispõe de um sistema de projeção híbrido. Esta nova arquitetura é constituída por uma projeção ótica, assegurada pela continuidade do Universarium e por um sistema de projeção digital fulldome, da Zeiss.
A projeção digital fulldome é constituída por 8 projetores LED VELVET, que corresponde a uma configuração de 8 canais de imagens projetados sectorialmente na cúpula, proporcionando uma imagem completa sem quaisquer vestígios de separação.
Apesar de a astronomia continuar a ser o tema principal, agora o Planetário de Marinha, com o sistema de projeção fulldome, está capacitado para proporcionar ao visitante espetáculos e apresentações, nas quais poderá exibir conteúdos de outras áreas como as ciências da vida, o desporto, a história ou mesmo espetáculos música.
O ano de 2021 marca a história do planetário, pelo início de um novo modo de viajar pelo Universo e de abordar outros temas.
O Planetário de Marinha, inaugurado em 20 de julho de 1965, é atualmente o segundo maior da Europa com o mais avançado sistema digital existente.
Convite às redações: Antes da reabertura ao público, há oportunidade de a Comunicação Social conhecer o novo sistema de projeção. No dia 16 de novembro, pelas 11h00 haverá uma sessão reservada aos OCS.
Confirmações de presença até às 9h30 do próprio dia 16 para marinha.rp@marinha.pt

