Portugal termina Comando da Força Naval da União Europeia – Operação Atalanta
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasPortugal termina Comando da Força Naval da União Europeia – Operação Atalanta
Hoje, 20 de fevereiro, realizou-se a cerimónia de rendição de comando da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR) – Operação Atalanta. O Comodoro Alexandre Gamurça Serrano, da Marinha Portuguesa, entregou o comando ao Contra-almirante Davide Da Pozzo, da Marinha Italiana, assinalando a transição da liderança desta força.

20 de fevereiro de 2025, 17:05

​A cerimónia decorreu no Djibouti e contou com a presença de diversas autoridades diplomáticas e militares das forças que operam nesta região. Entre os presentes, destaca-se a presença do Secretário da Embaixada de Portugal em Adis Abeba, Hugo Bastos da Silva, representando o Estado português na ocasião.

Após mais de quatro meses de missão, iniciada a 15 de outubro, e apesar da transição de comando, Portugal mantém a sua presença na missão EUNAVFOR – Operação Atalanta. O Capitão-de-mar-e-guerra Folgado Bargado assume agora as funções de chefe do Estado-Maior da 49.ª rotação da força, reforçando o compromisso nacional para com a segurança marítima na região.

A Operação Atalanta é uma missão da União Europeia para a segurança marítima no Oceano Índico, com especial enfoque no combate à pirataria e na proteção do tráfego marítimo internacional.​


Cerimónia da Missão Operação Atalanta

Cerimónia da Missão Operação Atalanta

Cerimónia da Missão Operação Atalanta



Partilhar

Conteúdo