No âmbito da preparação da assinatura do MdE o Capitão de mar-e-guerra Pedro Ribeiro teve a oportunidade de encontrar-se e reunir-se com relevantes entidades, designadamente: o Ministro da Defesa, Daniel D. Ziankahn (Major-General, na Reserva), o Chefe Militar da Defesa, Major-General Prince C. Johnson III, o Embaixador da União Europeia na Monróvia, Embaixador Laurent Delahousse, o Comissariado da Autoridade Marítima da Libéria, o Comandante da Guarda Costeira, Capitão-de-fragata John K. Willie, entre outros representantes dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, bem como da Autoridade Nacional dos Portos e da Autoridade Nacional das Pescas e Aquicultura da Libéria.
Durante aquele período, decorreu, paralelamente, a avaliação das necessidades de formação em estreita coordenação com a Guarda Costeira da Libéria, tendo contado com a participação nacional do Capitão-de-fragata Rui Ferreira e do Segundo-sargento Fuzileiro José Brito. Durante 4 dias, estes militares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações desta entidade, efetuar entrevistas a vários militares, assim como avaliar as capacidades de operação e treino dos seus militares, através de acompanhamento em ações no mar, no âmbito do exercício MARSUREX22, organizado pela Guarda Costeira da Libéria, com o apoio do Projeto SWAIMS. Esta ação foi determinante para a concretização das futuras ações de formação das equipas liberianas no âmbito deste projeto.
Tendo em conta o conhecimento dos dois militares portugueses, estes participaram, como assessores, na preparação e condução do exercício, tendo embarcado a bordo de duas embarcações da Guarda Costeira Liberiana e acompanhado a realização de uma ação de fiscalização de pesca em alto mar a um navio de pavilhão internacional a operar nas imediações da Monróvia.


