No evento, que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa, o prémio foi entregue pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
A candidatura da BNL ao Prémio Defesa Nacional e Ambiente, sob o tema “Um legado de sustentabilidade: o caso da Base Naval de Lisboa”, consistiu na implementação de diversos projetos, inseridos no esforço contínuo de inovação e compromisso institucional numa estratégia ambiental.
Entre as medidas mais relevantes destacam-se a instalação de uma central fotovoltaica, o incremento de eficiência energética em diversos edifícios da BNL, bem como a instalação de ferramentas tecnológicas, no âmbito do projeto eNeuron, como sistemas fotovoltaicos, postos de carregamento de veículos elétricos, entre outros.
Com esta distinção, a Base Naval de Lisboa reforça o seu compromisso com a proteção ambiental e a inovação sustentável, demonstrando que a Defesa Nacional e a preservação do planeta podem caminhar lado a lado.
O Prémio Defesa Nacional e Ambiente, criado em 1993 pelos Ministérios da Defesa Nacional e do Ambiente, tem como objetivo incentivar boas práticas ambientais no setor da Defesa, promovendo a preservação do meio ambiente, a utilização eficiente dos recursos e a inovação sustentável, através do contributo das Forças Armadas, reforçando a importância da resiliência no âmbito da Defesa Nacional.


