Esta apresentação, organizada em conjunto pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, contou com a presença dos respetivos ministros Nuno Melo e Margarida Balseiro Lopes, bem como do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-almirante Pedro Sousa Costa, e do Diretor Cultural de Marinha, Vice-almirante Edgar Bastos Ribeiro.
O GT-PCS tem como missão desenvolver um trabalho conjunto, potenciando recursos humanos, científicos e tecnológicos da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, através de missões arqueológicas para inventário, salvaguarda e investigação do património cultural subaquático. Esta cooperação prevê também ações de formação ou projetos de divulgação e valorização do património cultural subaquático nacional.
Sendo o Património Cultural Marítimo e Subaquático um recurso finito, frágil e não renovável, a criação deste Grupo de Trabalho marca um passo decisivo para uma gestão mais integrada, transparente e eficiente deste património.
