NRP D. Francisco de Almeida

Classe Bartolomeu Dias

O NRP D. Francisco de Almeida é o segundo navio da classe Bartolomeu Dias. Foi construído nos estaleiros Royal Koninklijen Marine, tendo sido o sétimo navio da classe Karel Doorman ao serviço da Marinha Holandesa. Foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa em 15 de janeiro de 2010.

Brasão de Armas

O brasão de armas do navio tem como base o brasão de armas que os armorais registaram para a família Almeida. De vermelho, com uma dobre-cruz acompanhada de seis besantes tudo de ouro; e bordadura do mesmo. Coronel naval de ouro, forrado de vermelho. Sotoposto listel de prata ondulado com a legenda de letras negras maiúsculas, tipo elzevir; NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA.

Patrono

D. Francisco de Almeida nasceu em Lisboa em 1450 e foi indigitado por D. Manuel como 1º Vice-Rei da Índia. Com uma armada de 22 navios derrotou a 2 de fevereiro de 1509, frente a Diu, uma armada inimiga estabelecendo o poder naval português no Indico. Faleceu a 1 de março de 1510, numa refrega próximo do Cabo da Boa Esperança.


características

Comprimento122,25mBoca14,4mDeslocamento3320tDeslocamento3320tCalado6,2m
PROPULSÃOVelocidade MáximaMotores Diesel18 nós

​​​​​​​MISSÃO E EMPREGO

A D. FRANCISCO DE ALMEIDA já participou em inúmeras missões e exercícios nacionais e internacionais, com especial destaque para o dispositivo de segurança aéreo e naval durante a celebração da missa realizada no Terreiro do Paço em 2010 pelo Papa Bento XVI, a operação Ocean Shield em 2011, integrada na Força Naval da NATO, participando ativamente nas ações de combate à pirataria na zona da Somália, integração como Navio Chefe na Standing NATO Maritime Group 1 em 2015, a operação Sea Guardian em 2017, integrada na Força Naval da NATO e a operação Themis em cooperação com a Agência Europeia FRONTEX.​

Data de Atualização: 24 de março de 2022

Partilhar

Conteúdo