Page 421 - Revista da Armada
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aplicação das correcções de veloci- xima acima do fundo é de 12
dade e alcance transversal em la- metros. Apenas a parte de
boratório, por forma a eliminar as meio-naVio para vante está
distorções dos registos. nitidamente acima do fun-
A partir da análise genérica dos do. A popa está já um pouco
registos obtidos pode concluir-se: afastada do restante e prati-
camente submersa.
a) O wreck(*) da figura 3 é o
NIM . Palençall que se en-
As conclusões mais relevantes
contra adornado sobre EB,
do trabalho então efectuado foIêlJT'
inteiro, e se eleva cerca de
sobre:
16 metros acima do fundo.
E de salientar que ore· a) A quantidade e tipo de in-
gisto do navio foi obtido com formação sobre os navios
a polaridade de sinal inverti- que é possível extrair dos
da por forma a salientar me- registos obtidos.
lhor as estruturas do navio b) O efeito dos navios na topo-
em prejuizo dos ecos do grafia do fundo que o rodeia
fundo. em zonas de corrente de
b) O wreck da figura 4 é do maré.
NIM . Ville V:'ctoite. que c) A necessidade de controle
produziu um registo muito periódico do correcto posi-
feliz onde são bem visíveis cionamento dos navios.
as superstruturas, os mas- d) O perigo que constituem
tros, o guincho, a chaminé e para a navegação.
a escada de portaló.
O navio eleva-se 12 me- Da qualidade da informação re-
tros acima do fundo, apre- colhida e da versatilidade e facili-
senta-se inteiro e adornado dade de operação dos sistemas
sobre EB. existentes em Portugal pader-se-á
e) O wreck da figura 5 é o NIM inferir que os sonares de pesquisa
.PegasuslI que se encontra lateral possibilitarão a detecção
assente no fundo, ligeira- rápida e eficaz do vasto património
mente adornado sobre EB e cultural e histórico português sub-
já com alguns danos na es- merso de que há relatos sobre a
trutura A sua elevação má- sua localização aproximada.
(-) N. vio ou dest:roços de llIJvio llIJu/nt- A. Silva Ribeiro,
gado. 1 ..... tO!!ll.. ••••••••••••••••••••
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