Page 70 - Revista da Armada
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~ Ouarto de Folga
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* QUANDO A MARINHA mecânicos não lhe encontravam
nada de anormal. Começou então a
TINHA ASAS ... andar desconfiado e, pelo sim, pelo
não, começou a levar as chaves no
Naquele tempo - anos 20/30-, bolso. Nada lucrou com a esperteza
os aviadores portugueses, e creio porque, entretanto, eles tinham man-
que os de todo o Mundo, ultrapas- dado fazer duplicados das chaves.
sado embora o perlado dos gloriosos Cada vez mais desconfiado e
malucos das máquinas voadoras,
convencido de que ali havia gato,
eram ainda olhados como os cow- resolveu acabar com a brincadeira
boys do ar, levando uma vida muito duma vez para sempre. Meteu-se no
especial, cheia de sobressaltos lá avião, saiu a doca, foi para o ar,
em cima, mas descontrafda e folgazã desapareceu da vista para os lados
cá em baixo. Haja em vista que da barra mas... deu meia volta e
alguns vinham passear para a Baixa, regressou. O carro tinha sardo e tudo
em especial no Chiado, com a vesti-
se esclareceu. Toda a gente achou
menta que usavam em voo - gorro muita graça, incluindo o próprio
e casaco de cabedal. cachecol de lã, comandante Cabral que, no entanto,
muitas vezes substiluldo por uma jurou que nunca mais voltariam a
meia de senhoral usar o seu carro.
E a verdade é Que causavam No dia seguinte, chegou ao Cen-
certo impacte na população. As tro à hora habitual, mas em lugar de
mulheres admiravam-nos e sonha- ir arrumar o carro no hangar, como
vam ler um deles por namorado; os de costume, estacionou-o junto a um
homens invejavam-nos pela sua
candeeiro, tirou uma corrente de
coragem, consolando-se, todavia, ferro do porta-bagagens, deu volta
com a ideia de ver em cada um deles ao candeeiro e passou-a a uma roda
um sério candidato a morto. do carro, fechando-a depois com um
Os oficiais em serviço no Centro
grande e forte cadeado.
de Aviação Naval de Lisboa, no Bom Com um sorriso trocista meteu-
Sucesso, não fugiam à regra e pas- -se no avião e foi dar a sua voltinha,
savam o tempo a imaginar partidas
pensando com os seus botões:
a fazer uns aos outros. - Desta vez é que eu os tramei. ..
Notáveis, neste aspecto, dois Quando voltou, com o mesmo
competentissimos profissionais, um sorriso com que tinha partido, e se
segundo-tenente engenheiro maqui-
aproximou do candeeiro, quase não
nista, de seu nome José de Faria e acreditava nos seus olhos. Além do
Silva, meão de altura, franzino de candeeiro, havia apenas a corrente
corpo, muito vivo e inteligente, e um de ferro e o cadeado tal como os dei-
segundo-tenente piloto aviador, xara e ... uma roda do carro, amar-
grandalhão, morenaço, muito alegre rada a ela!
e desembaraçado, chamado Joa- serviço de carro, fazia o seu voo, Esquecera-se que havia uma
quim Trindade dos Santos, por alcu- quase sempre sozinho, despachava roda sobressalente e isso foi-lhe
nha o .. Tanganhão-. Era uma dupla o expediente e regressava a casa o fataL..
de respeito! mais depressa que podia.
Na Direcção da Aeronáutica Um dos reinadios atrás mencio-
Naval, que funcionava paredes nados, não me lembro qual, reparou,
meias com o Centro, prestava ser- por acaso, que quando ele ia voar
viço, como subdirector, um pioneiro deixava as chaves no carro. E então,
da aviação em Portugal, brevetado logo que ele descolava, os dois, às
em 1919, acrobata de nomeada, boa vezes com outros mais, metiam-se
pessoa, um tanto ou quanto introver- no carro e iam dar uma volta.
tido, capitão-tenente, chamado José O comandante Cabral, achando M. do Vale,
c/a/m.
Cabral. exagerado o consumo do carro, bem
Morava no Estoril, vinha para o mandava rever o motor, mas os • •••••••••••••••••
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