Page 160 - Revista da Armada
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os congoleses que Diogo Cão tinha trazido como tas (28. o S), em face do vento e a corrente serem de
reféns. proa e muito fortes. É provável que chegando à latitu·
Dali devem ter ido à Angra do Salto para deixar de de cerca de 37. o S, com ventos de W, se aproasse
dois negros que Diogo Cão ali apresara e que, por or- a E e depois a N, por não encontrarem terra.
dem de D. João TI, iam lá ser deixados, julgo que co- No dia 2 de Fevereiro chegaram a uma baja com
mo gesto de amizade. Esta angra era a Angra das vacas e pastores, a que chamaram Bafa dos Vaquei-
Aldeias, hoje Porto Alexandre, e a1 deveria ter sido dei- ros, onde fundearam e alguns homens foram a terra,
xada a naveta, por o local ser abrigado, haver água per- mas não conseguiram contactar com os pastores (ho-
to (no actual rio Coroca) e algumas aldeias, onde tentotes). No dia seguinte seguiram viagem para E e
poderia ser resgatada qualquer coisa de que a naveta chegaram. a uma baía que depois seria chamada Agua-
necessitasse, o que não acontecia na Manga das da de S. Brás, por haver junto da praia uma nascente
Areias, hOje Bafa dos Tigres, que não tinha água nem onde os navios da carreira da lndia faziam aguada. Ali
população. trocaram., pacificamente, com os hotentotes, bugigan-
Deixando a naveta com 9 homens a bordo, as duas gas por vacas e carneiros, Contudo, quando estavam
caravelas prosseguiram para sul, ao longo da costa do na nascente a encher as barricas com água, foram ata-
deserto da Namíbia, hoje conhecida por Costa dos Es- cados à pedrada por eles e B. Dias matou um com um
queletos devido ao grande nUmero de navios ali nau- tiro de besta.
fragados, que além de ser perigosa é muito trabalhosa Prosseguindo para E, em pleno Verão, contornan·
para navios de vela por o vento e a corrente serem con- do uma região actualmente muito procurada por tu-
trários. A progressão era muito lenta porque os navios ristas, chegaram a uma grande baía aberta, que hoje
de vela eram obrigados a fazer bordos frequentes. Co- se chama Alagca Bay, onde há, perto da praia, três
mo regra, nos bordos para o mar, aproveitavam-se os ilhéus pequenos. A um deles B. Dias chamou ilhéu da
terrais, que sopram de noite para o mar e as virações, Cruz, por nele ter posto uma cruz de madeira e, possi.
que sopram de dia para terra. velmente, celebrado missa. Foi neste ilhéu, ou em terra
Os nevoeiros ainda hoje são muito frequentes ao do continente, que B. Dias reuniu os responsáveis, por
longo da costa, sobretudo de noite, porque a corrente as tripulações estarem temerosas dos mares que ha·
de Benguela é fria. A proximidade do deserto origina viam de passar e desejarem regressar, tendo sido acor-
má visibilidade e refracções e a terra parece mais dis- dado fazer mais 2 ou 3 dias de navegação.
tante do que está na realidade. O Rio do Infante, cujo nome foi dado pelo coman-
As calemas são muito perigosas para os navios de dante da uSo Pantaleãoll, foi o local mais a E que se atino
vela, porque além de grandes são acompanhadas de giu antes da toma viagem. Ao contrário de algumas
calmarias de vento. Os fundos são irregulares e não versões que dizem ser o actual Great Fish River, julga-
dão ideia da distAncia a terra. As bafas abrigadas são -se que seja o actual Keiskama River, não só por os ro-
muito raras e os ventos são em geral frescos, sendo teiros dizerem ser o mais notável da região, como a
vulgar atingirem força 7 (50 a 60 kmIh) e as ondula- sua distância ao Padrão corresponder à que o piloto
ções pOdem ser grandes. de Vasco da Gama refere. Algumas versões também
Devido à progressão para sul ser muito lenta, B. dizem, erradamente, que o padrão de S. Gregório (12
Dias decidiu fazer uma volta do mar semelhante à que de Março) fora erguido no Ilhéu da Cruz, apesar dos
se fazia no hemisfério Norte, quando das Canárias seus restos terem sido encontrados em 1938 pelo prof.
(28. o N) se regressava a Lisboa (39. o N), aproveitando Axelson, em Kwaaihoeek, que fica a meia distAncia en-
ventos mais favoráveis. tre o Cape Padrone e Porth Alfred.
Essa decisão foi tomada perto do actual Cape Vai- Antes de dobrarem o Cabo das Agulhas, a que cha·
maram S. Brandão (16 de Maio) devem ter cara nada
e breado os cascos das caravelas, arriado as vergas e
estendido as velas em terra, em preparativos para o
inverno que se aproximava e por estarem prestes a do-
brar o extremo sul da África, a que se seguia uma lon-
ga viagem de regresso até à naveta de mantimentos.
Por esta dobragem ter sido tormentosa, e prová·
velmente por ter havido uma borrasca das que são fre-
quentes naquela zona, os navios procuraram abrigo
em Struys Bay ou S. Sebastian Bay até o tempo me-
lhorar e, quando o dobraram, é natural que o vento
fosse fresco de W, o que os obrigou a fazerem um ou
Cabo B. bper s. Sebutllon mais bordos para o mar, não tendo por isso avistado
'" a Quoin Point e a Danger Point, que não figuram nos
~-Ji Struyw: Bay
mapas antigos.
, c~ das Agulh.,.
Num dos bordos para terra avistaram finalmente
a Ba1a Falsa e o majestoso Cabo, que Pacheco Pereira
diz no Esmeralda, foi denominado Cabo da Boa Espe-
rança por B. Dias, o que contraria a versão de Bsnos
feita meio século depois, que atribui a D. João II essa
denominação.
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