Page 355 - Revista da Armada
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,VASCO DA GAMA,
INICIA PROVAS DE MAR
Decorreu de 4 a 16 de Setembro a pri-
meira fase das provas de mar do NRP .Vas-
co da Gama_, navio em construção nos
estaleiros .BIohm und Voss A.G._. em Ham-
burgo. cuja emrega está prevista para 18 de
Janeiro de 1991.
Nestas provas. que incidiram cm sistemas
do âmbito da plmaforrna. foram testados no-
meadamente a instalação propulsora. o res-
pectivo sistema de comando e controlo, o
leme. os estabilizadores. II embarcação. a
ventilação e o ar condicionado. O navio teve
um componamento excelente tendo a sua ve-
locidade mállima excedido confortavelmen-
te 05 32 nós contractuais. A aceleração e a
desaceleração do navio. utilizando as turbi-
nas a gás, impressionaram pela sua rapidez
bem como II fenua como o navio reagiu ao
leme. Ficou apenas por saber como se com-
portará com mau tempo uma vez que o Mar
do Norte, área onde se realizaram as provas.
se manteve sempre calmo. De assinalar tam-
bém o excelente comportamento do sistema
de comunicações, fornecido pela finna por-
tuguesa CentreI. O navio comunicou facil-
mente com o NRP .. Jacinto Cãndido~. nos
Açores. e com as instalações fabris da Cen-
tre!. no Lazarim. em Almada.
O navio navegou com uma guarnição do
estaleiro. Embarcaram mais de 200 pessoas
incluindo funcionários do estaleiro e de fir-
mas subcontratantes. membros da .. Missão
para a Construção das Fragatas da classe Vas-
co da Gama~ e também alguns membros da
futura guarnição. nomeadamenle o coman- rickshaven. na Dinamarca. em 12 de Setem- o NRP. Vasro Jn Gamno em pr<II'US de mnr, (0171
35" de leme o estibordo(colaboraçl1o do CFR AII'-
dante. o imediato. os oficiais do Depanamen- bro, para reabastecer e para desembarcar
.mndre da Fonseca (filho)
to de Propulsão e Energia e 17 sargentos e pessoal. Na véspera desta escala o estaleiro
praças. O CALM Gomes Teixeira. chefe da ofereceu um «hangar party. a todos os parti-
Missão, acompanhou a parte final das provas cipantes nas provas. tendo sido feitas refe-
tendo sido transportado para o navio de heli- rências aos bons resultados obtidos e
cóptero. fommlados votos de futuros êxitos para o
O NRP .Vasco da Gama. escalou Frede- navio .
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DIA MUNDIAL DO MAR
-1990
Com o objectivo de chamar a atenção da venção Internacional de Cooperação para a
Comunidade Marítima Internacional para as Pronlidão e Combate à Poluição por Hidro-
questões da segurança marítima e para a pre- carbonetos. visando a continuação da redu-
servação do meio marítimo em relação aos ção da poluição marítima por estes. contra
riscos da poluição marftima, a Organização substâncias nocivas, e objectivada para a coo-
Marítima Internacional (IMO) de entre as peração internacional no combate às conse-
suas múltiplas iniciativas. celebra anualmente quências da poluição de graves sinistros
o Dia Mundial do Mar. marítimos.
Este ano o tema aprovado e proposto foi Atingir este objectivo é dar efectividade
.. Oceanos mais limpos: o papel da IMO nos ao tema celebrativo do «DIA MUNDIAL DO
anos noventa •. MAR 1991). que é um dos maiores empenha-
Como se tem verificado. a poluição do mentos da IMO na presente déeada.
mar pelos navios está directamente relacio-
nada com a segurança da navegação, pois os
mais imponantes acidentes de poluição resul-
tam de sinistros marítimos frequentemente
provenientes de falhas de actuação das tripu-
lações e do estado de conservação dos navios.
nomeadamente dos mais antigos.
Do resultado das acções desenvolvidas
pela Organização. a Comunidade Internacio-
nal vai reunir para fazer aprovar uma Con- (Colaooraçl1o da IMO)
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