Page 56 - Revista da Armada
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No dia seguinte os navios largaram com destino a Nor- passando estes três navios em coluna, duas vezes e em rumos
folk. na costa oriental dos EUA. com escalas em portos de opostos. em frente dos navios fundeados. que lhes prestaram
alguns países latino-americanos para que o comandante-chcfe. as devidas honras.
em representação do Governo português. visitasse autorida- No dia 14. em jantar oferecido num navio americano. foi
des governamentais a fim de lhes agradecer o seu vOtO na ONU
entregue ao imediato da "Diogo Cão,.. CTEN António Rocha
em favor da política ultramarina portuguesa.
Calhorda, uma placa comemorativa da Revistn Naval, com
Em 5 de Maio chegaram a Ampala. Honduras. onde per- a seguinte inscrição: International Naval Review 1957 Hamp-
maneceram dois dias: no dia seguinte o comandante-chefe.
ton Roads Virginia USA NRP .. Diogo Cão~ Presentcd by
acompanhado pelos comandantes dos navios e pelo seu chefe
admirai Jeral Wright. USN Comander - in - Cheef United
de estado-maior. deslocou-se li capital. Tegucigalpa. no de- States At1antic Fleet-.
sempenho da mesma missão.
A . Diogo Cão- regressou em 13 à Base Naval de Nor-
Em 8 os navios largaram para Corinto. Nicarágua. onde
chegaram no mesmo dia. tendo-se aqueles 4 oficiais desloca- folk. realizando-se nesse dia uma parada em que desfilaram
marinheiros de todos os navios presemes na Revista Nava.l sen-
do no dia seguinte 11 capital. Manáguas. em missão idêntica.
do O contingeme ponuguês comandado pelo ITEN Coral
Em II a Força largou com destino á zona do Canal do
Panllmá que atravessou em 14. indo fundear. à noite. em Co- Costa.
De 19 de Junho a 16 dc Agosto pennaneceu atracada ao
co Solo (Colon). donde largou em 16 para Norfolk. com es-
cala em La Guayra (Venezuela). Ciudad Trujillo (República cais do arsenal (Norfolk Naval Shipyard). depois de ter de-
Dominic::ma). e Havana (Cuba) para que o comodoro apre- sembarcado munições. explosivos e combustível. Durante ~te
sentasse ás autoridades desses países os agradecimentos re- perfodo foram feitas as beneficiações que o pessoal de bordo
pôde executar e reparnções em alguns equipamemos pelo ar-
feridos.
senal. tendo sido insllllado um novo radar de aviso aéreo. que
Cerca das nove e trinta do dia 1 I de Maio. pouco depois
dn safda de Corinto, surgiu mais uma avaria grave. A cnldei- implicou o corte do mastro. e um radiogoniómctro.
Em 18 de Julho o comedoro Sannento Rodrigues desem-
ra de ré. única que ia em actividade. para poupar o pessoal.
barcou por ter sido exonerado das suas funções e o Grupo de
muito limitado. acusou falta de águn pelo que foi imediata-
mente apagada mas não foi possfvel acender a de vante com Fragatas ter sido extinto.
a presteza necessária para se efectuar a substituição. npesar Dada a nossa insistência pnm que se efectuassem certos
de vir isolada sob pressão. O navio ficou completamente mor- trabalhos. que vínhamos pedindo desde hà muito. foi o navio
10: sem luz e sem energia para os orgãos de manobra, comu- a Baltimore onde permaneceu de 17 a 26 de Agosto na . Mary-
nicações e ventilação. A temperatura na casa da caldeira de land Shipbuilding and Dry Dock Company .. e se fizeram al-
ré atingiu 75 graus. impedindo a pennanência do pessoal que. gumas reparações (poucas) regressando a NorfoU: sem serem
num admirável esforço. molhando-se em água salgada e sob feitas as experiências com os novos radar e radiogoniómetro.
a vigilância do médico de bordo. conseguiu entrar, embora Na ida para Baltimore surgiu mais uma avaria. agora na má-
por curtos perfodos de tempo, e debelar o contratempo; cerca quina de EB, obrigando o navio a pairar durame dez minutos
de meia hora depois O navio retomava a marcha. O mar esta- e a navegar cerca de uma hora só com a máquina de BB.
va excepcionalmcnte calmo e chegou a admitir-se a hipótcse Desde algum tempo que as autoridades superiores vinham
de II ~Corte Real~ rebocar o navio para o porto mais próximo pressionando o comandnnte da "Diogo Cão,. (a "Corte RenlJO
ou atracar e passnr-Ihe vnpor e energia eléctrica até reparar não tinha problemas) para que os navios viesscm com urgên-
a avarin. cia para Lisboa a fim de tomarem pane no exercfcio NATO
Em 26 de Maio, quando o navio se encontrava em Ciudnd "SEA WATCH,. no mês de Setembro. Assim. com repara-
Trujil1o. o comodoro depOs um ramo de nores no túmulo dos ções ainda por efectuar. fizeram-se os necessários preparati-
fundadores da nacionalidade dominicana. Um pelotão dos na- vos para a viagem. embarcando as munições e explosivos.
vios portugueses fel II guarda de honra com a assistência de atestando de combustível e metendo víveres. tomou-se conta
um pelotão de marinheiros dominicanos. desfilando os dois do radar de aviso aéreo que nunca chegou a ser entregue pron-
no fim da cerimónia. to. calibrou-se o rndiogoni6metro, procedeu-se à desmagne-
tização e receberam-se os últimos sobressalentes.
Em 7 de Junho os navios chegaram a Norfolk e em 10 o
SACLANT (Comando Superior Nato do Atlântico) celcbrou Em 30 de Agosto largou para Lisboa. em companhia da
o dia de Portugal com uma cerimónia em que estiveram pre- .. Corte Real,., com escala por Ponta Delgada (7 de Setembro).
sentes. além de uma força das fragatas portuguesas, destaca- aportando finalmente ao Tejo em 10 de Setembro. Durante
mentos de II marinhas da NATO que dois dias depois se a viagem os navios fizeram numerosos exercícios individuais
fizeram representar na Revista Naval integrada nas cerimó- e de conjunto.
nias comemorativas do terceiro centenário da chegada dos pri- Logo após a chegada a Lisboa o navio começou a preparar-
meiros colonos inglese.~ 11 Virgfnia (festival de James Town) -se para o exerc(cio ,.SEA WATCH .. , embarcando quase uma
(Vide fotos na Revista da Annada já referida). centena de homens. que não tinham qualquer conhecimento
Em II o navio fundeou em -Thimble Shoal .. (Hampton do navio e dos seus equipamentos. e em 13 saiu para o mar
Roads) no local que lhe foi determinado para a Revista Naval para exercícios com a ~Corte Real ... e um avião. Em 19 par-
a rcalizar no dia seguinte, ficando entre a .Corte Real .. e a tiu para o exercfcio que teve de abandonar antes do final por-
fragata peruana .Aguirre .. ; dlllonga linha faziam parte navios que cerca de um terço da guarnição já eslava acamada. atacada
de diversas Armadas com destaque, pelo seu número, para pela gripe -asiática,., regressando ao Tejo no dia 25.
os ibero-americanos e. evidentemente, os nane-americanos. Em 24 de Novembro largou para os Açores para trans-
A revista foi passada pelos secretários da Defesa e da Mari- portar entre ilhas o sub-secretário do estado da guerra e sua
nhll e pelo Chefe das Operações Navais. embarcados. respec- comitiva, regressando cm 5 de Dezembro. cumprida a missão.
tivamente, nos USS .Camberra,., .. Boston .. e .. Nortampton .. , Depois manteve-se inoperativo entre o Arsenal do Alfeile
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