Page 296 - Revista da Armada
P. 296

PON'IO AO MEIO-DIA



                N.E. "Sagres" no Japão










                                                       Jfii~n~Jr.}
        A primeira  opção  do  plano para  1993 é,                               nenhum  deles  faz  a  diferença ,  que,
        assim,  prosseguir o esforço  de  afirmação de   r-lj-? [.... À%J        numa  época de  proliferação de  mensa-
         Porl.up l no Mundo.                                                    gens, atrai e seduz.
             in Grandes Opções do Plano para  1993.                               A avaliação do impado da presença do
                                                                                 N.E.  "Sagres" no  estrangeiro e do  beneff-
        A propósito da celebração dos  450  anos                                cio que dela advém  para  a afirmação de
         de  amizade  luso-japonesa,  o  N.  E.                                 Portugal  no Mundo, comparativamente
         "Sagres" vai permanecer em águas e por-                                ao  que  sucede com  uma  campanha de
        tos  japoneses  durante  mais  de  um  mês.                              marketing.  uma  exposição  internacional,
         Depois do enorme  impacto que  tiveram           1993                   uma participação olímpica ou outros tipos
        as suas visitas ao Japão, nos anos de 1978                              de  promoção  internacional, nllo  é  um
         e 1983, sete cidades nipónicas receberão                               exercício fácil.
        a visita do nosso navio-6Cola, e, com ele,                                A justificação da  eficácia esconde,  fre-
         imagens  e  mensagens que  perdurarão,   investimenlo nas áreas da saúde, seguran-  quentemente, a ausência de quaisquer
         seguramente,  na  memória  de  120  mi·   ça,  ambiente,  defesa,  justiça e outras,   tentativas  sérias para  a avaliar,  mesmo  a
         Ihões de japoneses.                onde,  naturalmente,  se  incluem  todos   'posteriori' .
          Numa época em  que, cada  vez  mais,   aqueles  que  visem  a  afirmação  de   No  caso do  N.E.  "Sagres",  só  quem
         há que  conciliar as  necessidades de  pro-  Portugal no Mundo.         teve  a possibilidade de ver a espectacu-
         moção  da  imagem  externa de  Portugal                                 lar  beleza e  dignidade deste  nosso
         com  os  escassos recursos disponíveis   A utilização da  '"Sagres'"  como  nosso   '"embaixador",  entrando  em  Nova
         para o efeito, a "operação Sagres'" é um   singular Membaixado,'"  itinerante,  uma   Iorque, S.  Francisco,  Boston, Osaka  ou
         bom  desafio  para dela se equacionarem   função  complementar à sua função  de   Rio  de  Janeiro, de  assistir à euforia  que
         custos e proveitos, f ,  naturalmente, fazer   escola de formação náutica, cultural, mili-  assalta os seus milhares de visitantes, de
         as devidas comparações.            tar e cívica  dos  instruendos que  nela   conhecer detalhes  sobre a forma  entu-
                                            embarcam,  representa.  s6  por si,  um   siástica como é recebido e acarinhado, e
              o estado actual das economias, em   investimento deste segundo  tipo, e  é   de analisar a cobertura  mediática de que
              que  se  multiplicam  as  necessida-  enquadrável  nos  objectivos definidos  nas   é alvo  por  todo o  mundo,  poderá  fazer
         Ndes  sem  que  os  recursos  disponí-  Grandes Opções do Plano para 1993.   essa avaliação.
         veis  aumentem de  igual  forma, qualquer   No entanto, seria  irrealista  pensar-se   As  horas  de televisào, as  imagens, as
         investimento, isto é, qualquer aplicação   que a política a desenvolver para  a afir-  fotografias, as  páginas de  jornais, as
         de recursos que vise a obtenção de bene-  mação  de  Portugal no  Mundo pudesse   notícias de primeira  página, as festas, as
         fícios  no  futuro, carece de  uma  prévia  e   ser concretizada exclusivamente por um   reportagens e as entrevistas, entram  no
         necessária  avaliação,  por forma  a selec-  prestigiado  e emblemático  veleiro,  que   quotidiano  mediátiCO  dos  países visita-
         cionar a mais íavorável das várias alterna-  reafirma  o pioneirismo português  nas   dos,  repetindo o  nome de  Portugal  e
         tivas em presença.                 grandes  navegações  que permitiram o   deixando uma  imagem  de  simpatia  e
          Porém, os critérios de selecção e deci-  encontro  universaf de  culturas,  que   cordialidade.
         são  de  investimentos  na  perspectiva   representa  uma mensagem de fraternida-  Por  isso, em  muitos  países, nomeada-
         empresarial  ou  privada,  são  necessaria-  de,  dirigida,  sobretudo,  aos  povos  com   mente  nos  Estados  Unidos e no  Japão, o
         mente diversos daqueles que se  utilizam   os  quais  Portugal  conviveu  ao  longo de   N.E.  '"Sagres" é um  dos  principais símbo-
         na  perspectiva económica, social, ou,   5 séculos, e que atesta a vocação portu-  los de reconhecimento da  nossa  identida-
         simplesmente, pública.             guesa  para a preservaç~o do património   de nacional, um  pouco à semelhança do
          Enquanto  na  primeira  sào contabiliza-  comum da  Humanidade,  que são  os   que  sucede com  outros verdadeiros  sím-
         dos e comparados os custos e os provei-  oceanos.                       bolos nacionais, de que citamos, apenas,
         tos  esperados, com os quais  se  prevê a                               a Amália, o Eusébio e a Rosa Mota.
         rendibiJidade ou  o risco do  pro)ecto de   Para  a afirmaçllo  consequente dessa
         investimento  (costlbenefil ana/ysis),  na   política,  silo, evidentemente, necessários   A presença  do  N.E.  "Sagres" no  Ja~o
         segunda podem ser previamente contabi-  outros  vectores  promocionais,  que   constituirá, certamente,  um  valioso e
         lizados os  custos,  mas  há  extrema  difi-  aumentem a notoriedade do  país, valori-  imprescindível  contributo  para  a afirma-
         culdade  em  quantificar os beneffcios   zem  a sua  imagem  internacional  ou   ção de  Portugal no Mundo, e seria muito
         esperados.  Nesses casos,  há que recorrer   visem  apenas  objectivos  mais  específi-  útil  que  pudesse ser  avaliada,  enquanlo
         a  instrumentos  de  natureza qualitativa,   cos,  nomeadamente  de  natureza  econó-  investimento promocional.
         que  permitam  optimizar  a deCisão  de   mica,  cultural,  tecnológica,  política  ou   Seguramente que os  resultados consti-
         investimento, isto é, garantir a sua máxi-  militar.  Porém, nestes casos, o seu custo   tuiriam uma surpresa.   .1
         ma  eficácia  ao  menor  custo  (cos1lefecti-  ê sempre  mais  imprevisto e a sua  eficá-
         veness ana/ysis).                  cia  menos  conseguida. porque, embora              A.  Rodrigues da Costa
          Estão  nestas condições os  projectos de   todos esses vectores  marquem  presença,                CTfN

       6   SETEMBRO/ouruBRO 93  •  Rf\lISTA D ........ RMADA
   291   292   293   294   295   296   297   298   299   300   301