Page 324 - Revista da Armada
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NAVIOS DA NOSSA HISrÓRIA RECENfE
N.R.P. "REGUlUS" "Rovuma", seguindo para ii
(P 369) foi a quarta PRINCIPAIS CARACTERíSTICAS ilha de Moçambique, a fim de
O unidade das lanchas Deslocamento máximo 18 toneladas ser transportada para o lago
de fiscalização pequenas flFP) Deslocamento standard 15 toneladas Niassa. Daí "navegou· por via
da classe" Antares" e, contra- Comprimento de fora a fora 17.0 metros rodoviária até Meponda, na
riamente aos outros navios da Boca 4.57 metrOs margem do lago, numa opera-
sua classe (·Anlares~, "Sirius" Calado máximo 1.20 metros ção de grande complexidade.
e "Vega"), que foram construí- Pontal 2.50 melros mas que foi bem sucedida.
dos na Inglaterra, a lFP Altura do mastro 5.82 melros Depois. pelos seus próprios
"Regulus" foi construfda nos Velocidade máxima 18 nós meios, seguiu para Melangula,
Estaleiros Navalis, da CUF, Velocidade de cruzeiro 14 nós onde chegou em Novembro
embora o seu casco, em fibra Autonomia à velocidade de cruzeiro _____ 700 milhas de 1965.
dto vidro, tivesse sido construf· Lotação completa (1 Of + 1 Sarg + 5 Pr) 7 homens Incorporada na Esquadrilha de
do em Portsmouth. pela firma lanchas do lago Niassa,
inglesa Halmalk lld. navegou com bandeira portu·
foi transportada para Luanda guesa até 21 de Março de
a bordo de um navio mercan· 1970, data em que, na base
te, onde foi desembarcada no de decisões políticas tomadas
dia 13 de Janeiro de 1962. No em Setembro de 1969 e me-
dia 27 de Janeiro de 1962 foi diante certas condições opera-
aumentada ao eíeclivo dos cionais, foi cedida ao Malawi,
navios da Armada e no dia 6 onde tomou o nome de
de Março de 1962 iniciou a "'Chibisa".
sua primeira missão, navegan- Em 20 de Maio de 1974 foi
do de Luanda para o rio Zaire, feita a sua entrega definitiva
onde foi integrada na ao Malawi. .t
Esquadrilha de lanchas do
Zaire. (folosdeM. Reis~,
Em 14 de Setembro de 1965 J. A. Pil'ts de tin;J
foi embarcada no N/M t J. P. Von Miytr Reis}
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