Page 360 - Revista da Armada
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NAVIOS  DA  NOSSA HISr  RIA RI(INrl


















































               N.R.P.  "MERCÚRIO"                                                         misse a plena responsabilidade
               (P  1135) era  um dos 6           PRINCIPAIS CARACTERíSTICAS               pela operação.
         Onavios  da  classe         Deslocamento máximo                   43.5 toneladas   Na  noite de  11  para  12 de
         "Júpiter~,  foi  construído  nos   Deslocamento standard          32 toneladas   Outubro, ° N.R.P.  uMcrcurio·
         Estaleiros  Navais  do  Mondego                                                  adormeceu,  com  êxito, no
                                     Comprimento de fora a fora            20.90 metros
         e aumentado ao  efectivo  dos   Boca                              5 metros       respectivo  berço,  e,  16  dias
         navios da  Armada  em  18  de   Cc,lado máximo                    1.30 metros    depois,  também  o  N.R.P.
         Junho de 1965.              Velocidade máxima                     20 nós         -Marte" foi  colocado  no  res-
           Transportado  para  Moçam-  Pontal                              3.86 metros    pectivo berço. Acompanhados
         bique  juntamente  com  o   Altura do mastro                      15.00 metros   pelos seus  comandantes,  os
         N.R,P.  -MartelO,  a bordo do   Velocidade máxima                 17.3 nós       navios seguiram, por  via  fér-
         N/M  ~ Bejra ", ambos  foram   Velocidade de cruzeiro             14.0 nós       rea,  por  Nampula .1té Carur, e
         desembarcados e postos a flu-  Autonomia à velocidade de cruzeiro   1660 milhas   depois, por estrada, por Vila
         tuar  junto  da  ilha  de                                                        Cabral até Meponda,  nas mar-
                                     lotação completa (1 ar + 1 Sarg + 6Pr) ____ 8 homens
         Moçambique,  no  dia  9  de                                                      gens  do  Lago  Niassa.  Após
         Setembro  de  1965,  tendo os                                                    mais  de  700 quilómetros de
         respectivos berços sido desem-                                                   percurso,  no  dia  19  dI.'  De-
         barcados em  Nacala,  de  onde                                                   zembro,  a operação lenl1ll1ara
         foram  transportados  por  via                                                   com sucesso.
         terrestre  para  o lumbo, o ler-                                                   Durante mais de  9 anos,  a
         minai  ferroviário  mais  próxi·                                                 panir da  Base de Metang'Jla, o
         mo. Na noite de 17 para 18 de                                                    navio desempenhou  as mais
         Setembro foi  feita  a primeira                                                  diversas  missões operaci<lOais
         tentativa de encalhe dos  navi-                                                  nas águas  ponuguesas do Lago
         os  nos respectivos berços.  sem                                                 Niassa.
         êxito.  Os  navios voltaram  ao                                                    Foi  abatido  ao efectivo  dos
         mar e a entidade  responsável                                                    navios da  Armada e entregue à
         pela  operação  - os  Caminhos                                                   FRELlMO  no  dia  31  de Março
                                                                                          de  19i5 ,  tendo  servido  a
         de  Ferro  de  Moçambique -
         desistiram do trabalho.                                                          Marinha  durante 9 anos,  9
           De  Lisboa  vieram, então,                                                     meses e 13 dias.
         ordens  para  que o Comando                                                        Falos th M.in~ F~rt th Atmtlt'S
         Naval  de  Moçambique  assu-                                                                       f' %4I69)

        34  NOVeMBRO 93 •  REV1STA  DA ARMADA
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