Page 360 - Revista da Armada
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NAVIOS DA NOSSA HISr RIA RI(INrl
N.R.P. "MERCÚRIO" misse a plena responsabilidade
(P 1135) era um dos 6 PRINCIPAIS CARACTERíSTICAS pela operação.
Onavios da classe Deslocamento máximo 43.5 toneladas Na noite de 11 para 12 de
"Júpiter~, foi construído nos Deslocamento standard 32 toneladas Outubro, ° N.R.P. uMcrcurio·
Estaleiros Navais do Mondego adormeceu, com êxito, no
Comprimento de fora a fora 20.90 metros
e aumentado ao efectivo dos Boca 5 metros respectivo berço, e, 16 dias
navios da Armada em 18 de Cc,lado máximo 1.30 metros depois, também o N.R.P.
Junho de 1965. Velocidade máxima 20 nós -Marte" foi colocado no res-
Transportado para Moçam- Pontal 3.86 metros pectivo berço. Acompanhados
bique juntamente com o Altura do mastro 15.00 metros pelos seus comandantes, os
N.R,P. -MartelO, a bordo do Velocidade máxima 17.3 nós navios seguiram, por via fér-
N/M ~ Bejra ", ambos foram Velocidade de cruzeiro 14.0 nós rea, por Nampula .1té Carur, e
desembarcados e postos a flu- Autonomia à velocidade de cruzeiro 1660 milhas depois, por estrada, por Vila
tuar junto da ilha de Cabral até Meponda, nas mar-
lotação completa (1 ar + 1 Sarg + 6Pr) ____ 8 homens
Moçambique, no dia 9 de gens do Lago Niassa. Após
Setembro de 1965, tendo os mais de 700 quilómetros de
respectivos berços sido desem- percurso, no dia 19 dI.' De-
barcados em Nacala, de onde zembro, a operação lenl1ll1ara
foram transportados por via com sucesso.
terrestre para o lumbo, o ler- Durante mais de 9 anos, a
minai ferroviário mais próxi· panir da Base de Metang'Jla, o
mo. Na noite de 17 para 18 de navio desempenhou as mais
Setembro foi feita a primeira diversas missões operaci<lOais
tentativa de encalhe dos navi- nas águas ponuguesas do Lago
os nos respectivos berços. sem Niassa.
êxito. Os navios voltaram ao Foi abatido ao efectivo dos
mar e a entidade responsável navios da Armada e entregue à
pela operação - os Caminhos FRELlMO no dia 31 de Março
de 19i5 , tendo servido a
de Ferro de Moçambique -
desistiram do trabalho. Marinha durante 9 anos, 9
De Lisboa vieram, então, meses e 13 dias.
ordens para que o Comando Falos th M.in~ F~rt th Atmtlt'S
Naval de Moçambique assu- f' %4I69)
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