Page 216 - Revista da Armada
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NAVIOS DA NOSSA HISTÓRIA RECENrE
NoRoPo"ORION" IP resultaram ferimentos numa
362) foi construido no PRINCIPAIS CARACTERíSTICAS praça da guarnição.
OArsenal do Alfeile e Deslocamento mâximo 210 toneladas Com base em Bissau, a
incorporado no efectivo dos Deslocamento standard 180 toneladas LFG ~Orion" navegou em
navios da Armada em 24 de Comprimento de fora a fora 41.70 metros todas as bacias fluviais da
Outubro de 1964, sendo uma Boca 6.70 metros Guiné, tendo como princi·
das 10 lanchas de fiscalização Calado m~)(imo 2. 10 metros pais missões a patrulha de
grandes (LFG) da classe Pontal 3.86 metros rios, o apoio a operações de
.. Argos .... fuzileiros, a escolta a com-
Altura do mastro 15.00 melros
Em Dezembro de 1964 lar- Velocidade m~)(ima 17.3 nós bóios fluviais e, por vezes,
gou para a Guiné, onde foi transportes logísticos.
Velocidade de cruzeiro m~)(ima 14.0 nós
atriburda ao respectivo Au tonomia à velocidade de cruzeiro 1660 milhas Ao longo dos anos em que
Comando da Defesa Marí- Lotação completa (2 Of + 4 Sarg + 18 Pr) __ 24 homens esteve na Guiné tomou pane
tima, tendo sofrido, ainda nalgumas das mais complexas
nesse mês de Dezembro, um operações levadas a efeito
ataque desferido a partir das naquele território.
margens de um rio. de que No Verão de 1974, a LFG
·Orion~ foi deslocada para
PRI~CIPAl EQUIPAM~vrO Cabo Verde e depois para
2 motores Diesel A-\aybach T une! Angola, tendo feito essa via·
MO 440/12 2x1200 HP gem incluída num grupo de 5
2 molores geradores Deutz FAM navios da sua classe e chega·
i16n/A do a Luanda no dia i de
2 peças Bofors 40160 em reparos
simples Mk 9/ral. 40 mm Dezembro de 1974.
1 radar Decca 303 Em 30 de Setembro de
I !irobússola Arma Brovm Mk4 1975 foi abatida ao efecti,-,o
1 ransmissor Marconi NT 301 dos navios da Armada no
1 receptor M.lrconi Ns 702
1 transre<:eptor Nimbus Cur\ew porto de Luanda. após ter ser-
340 H vido a Marinha durante la
anos. 11 meses e 6 dias.
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