Page 375 - Revista da Armada
P. 375
DIA MUNDIAL DO MAR
Seguranfa marítima
como ,uestão prioritária
No Dia Mundial do Mar, voltaram a ser as regulamentações e nonnas,
emitidas pela IMO c aceites pelos
equacionados alguns dos problemas que seus 149 estados-membros.
mais afeelam a segurança marítima e a No momento actual, a IMO
concentr,l os seus esforços na
própria conservação dos oceanos. revis..io das convenções sobre for-
A formação profissional dos navegantes mação e certificação de nlílTíti-
mos p<lra o serviço de quartos
continua a ser uma das principais ii bordo, da~adas de 1978, mas
preocupações da Organização Marítima considera que o elo mais fraco
lnternacional. é a sua aceitação e inserç,io no
direito nacional, assim como a
sua fiscalização por parte dos
países que a ratificar,lm.
nicação, no desenvolvimento da
e,llizou<Se em Lisboa no
R civilização humana, enquanto o conseguinnos ultrapassar estes
E termina dizendo que "se
passado dia 29 de
comandante Fyko Arbeider e\~
Setembro, no auditório da
Care Marítima de Alcântara, a denciou o enorme peso do erro problt.'fTI<1S teremos, então, navios
e navegação mais seguros e ocea~
sessão solene comemorativa do humano nos desastres marítimos nos mais limpos". Curiosamente, enquanto a lMO
Dia Mundial do Mar, organiza- e falou sobre a importãncia da
da pelo Ministério do Mar, por formação náutica. Antes do IOlcio da sessão sole- se bate e muito bem. por melho-
res padrões na formação de ofi-
iniciativa da Organi7 .... u;ão Marí· ne, foi respeitado um minuto de ciais nâuticos, é cada vez menor
tima Internacional. Nesta oportunidade, o Secre- silêncio pelas vítimas do "ferry" o numero de jovens dos países
Momentos antes da sessão sole- tário-Ceral da Organização Estonia, que se afundara no Mar desenvolvidos que querem ir
ne, foi inaugurada no salão que Marítima Internacional, Mr. Báltico no dia anterior, arras- para o mar.
constitui a anteciimMa do audi- William A. O'Neil, enviou uma tando consigo mais de 900 pas- Segundo um relatório prepa-
tório, uma exposiçâo fotográfica mensagem sob o tema "Melhores sageiros e tripulantes. Foi um rado pelo lnstitute for
sob o tema "O Navio Mercante padrões de formação e certifi- trágico acidente que poderia ter Employment Research da
em Portugal no Século XX" e cação - respost,l da IMO ao erro sido evitado. Universidade de Warwick no
que esteve patente ao público humano", a qual foi distribuída Embora de características e Reino Unido, em 1990 existia
até ao dia 5 de Outubro. A mos- a todos os convidados. Na sua dimensões diferentes, também um déficite de 50 mil oficiais
tra fotográfica era constituída mellS.lgem referiu o facto de que aquele que aconteceu recente- náuticos e para superar essa
por ampliações de fotografias de 80% por cento dos acidentes no mente junto ao molhe de Leixões situação até ao ano 2000 seria
61 navios portugueses construí- mM S.'lO causados por erro huma· poderia ter sido evitado, pois o necessário formar 3SO mil, isto
dos entre 1899 e 1994, e era no pelo que, para a sua elimi- n.wio ~í se prep..lrava para atra- é, 35 mil por ano ou seja o tri-
acompanhada por uma peque- nação ou diminuição, é neces- car, tinha reboques passados e plo dos que nessa altura se {or-
na brochura que indicava as sário que não sejam ignoradas dois pilotos a bordo. mavam. Assim sendo, o défici-
características de cada navio e te proje(tado para o ano 2000
os principais ponnenores da sua A IMO era de mais de 300 mil oficiais
vida náutica. Alguns modelos nâuticos, pelo que no futuro, os
de navios mercantes completa- armadores lerão de recorrer cada
A [MO, abreviatura da expressão inglesa correspondente ii vez mais a tripulações poliglotas
vam ii exposição, enquanto diver-
Organização Marítima Internacional. é ii agência especializa- e, naturalmente, com padrões de
sos monitores vídeo reprodu- da das Nações Hunidas para ilS5untos de Segurança. da
ziam imagens alusivas à nossa avegação Marítima IntemacionaJ, Prevenção da Poluição formação menos adequados.
Marinha Mercante, Marítima causada pelos navios e pela eficiência do Tráfrgo Como está pro\'ado que em oca-
Seguiu-se a sessão solene pre- Marítimo Internacional. siões de pânico ou de forte ten-
sidida pelo Ministro do Mar, A IMO foi criada em 1948 e iniciou a sua actividade em sao emocional as pessoas ten-
dem a expressar-se na sua lín-
comandante Aze\'edo SOMes, n.1 1958. Portugal é membro da IMO desde 1976 e ~ org~niza. gua materna, os navios em peri-
qual falaram o professor Borges ção dispõe actualmente de 149 membros, que adenram a res- go Iransfonnar-se-ão em verda-
de Macedo, director do Arquivo pectiva convenção. deiras torres de Babel. em que
Nacional da Torre do Tombo, e A IMO tem adoptado vários instrumentos jurídicos interna- ninguém se entende, podendo. a
o comandante Fyko Arbcider, da cionais, de que se salientam os seguintes: situação degenerar em trilgédm.
Hagelschool de Amesterdão. • Convenção Internacional para ii Salvaguarda da Vida Humana Portanto, o cumprimento das
Encerrou a sess.'\o o Ministro no Mar-SOLAS, 1974. convenções da IMO é muito
do Mar que proferiu algumas • Convenção sobre o Regulamento Internacional para Evitar importante para a segurança da
palavras alusivas ao evento e Abalroamentos no Mar, 1972. n.wegaçào, embora a insegurança
aos conferencistas presentes. O • Convenção Internacional sobre Busca e Salvamento Marí- da navegação se~1 um problema
professor Borges de Macedo na timo - SAR, 1979, muito mais vasto. ...
sua prelecção, demonstrou his· • Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por
toricamente o valor fundamen- Hidrocarbonetos - MARPOL, 1973178, G t.OO.J FmI/lO
tal do mar como meio de comu· CMG
It[VIST A DA ARMAOA • DEZEMBRO 1 3