Page 375 - Revista da Armada
P. 375

DIA  MUNDIAL  DO  MAR


                         Seguranfa marítima





                como ,uestão prioritária







         No  Dia  Mundial  do  Mar,  voltaram  a  ser          as  regulamentações  e  nonnas,
                                                               emitidas pela IMO c aceites pelos
        equacionados  alguns  dos  problemas  que              seus  149  estados-membros.
         mais  afeelam  a  segurança  marítima  e  a             No  momento  actual,  a  IMO
                                                               concentr,l  os  seus  esforços  na
         própria  conservação  dos  oceanos.                   revis..io das convenções sobre for-
        A  formação  profissional  dos  navegantes             mação  e  certificação  de  nlílTíti-
                                                               mos  p<lra  o  serviço  de  quartos
        continua  a  ser  uma  das  principais                 ii  bordo,  da~adas de  1978,  mas
         preocupações  da  Organização  Marítima               considera  que  o  elo  mais  fraco
         lnternacional.                                        é  a  sua  aceitação  e  inserç,io  no
                                                               direito  nacional,  assim  como  a
                                                               sua  fiscalização  por  parte  dos
                                                               países  que  a  ratificar,lm.
                                    nicação,  no desenvolvimento da
              e,llizou<Se  em  Lisboa  no
        R                           civilização  humana, enquanto o   conseguinnos  ultrapassar  estes
                                                                 E  termina  dizendo  que  "se
              passado  dia  29  de
                                    comandante Fyko  Arbeider  e\~­
              Setembro, no auditório da
        Care  Marítima  de  Alcântara,  a   denciou  o enorme peso do erro   problt.'fTI<1S  teremos, então,  navios
                                                               e navegação mais seguros e ocea~
        sessão  solene  comemorativa  do   humano nos desastres marítimos   nos  mais  limpos".   Curiosamente, enquanto a lMO
        Dia  Mundial do  Mar,  organiza-  e  falou  sobre  a  importãncia  da
        da  pelo Ministério do  Mar,  por   formação  náutica.   Antes do IOlcio da sessão sole-  se bate e muito bem. por melho-
                                                                                           res padrões na  formação  de ofi-
        iniciativa  da  Organi7 .... u;ão  Marí·                ne,  foi  respeitado um  minuto de   ciais  nâuticos, é cada  vez menor
        tima  Internacional.          Nesta  oportunidade,  o  Secre-  silêncio pelas vítimas do "ferry"   o  numero  de  jovens  dos  países
          Momentos antes da sessão sole-  tário-Ceral  da  Organização   Estonia, que se afundara no Mar   desenvolvidos  que  querem  ir
        ne,  foi  inaugurada no salão que   Marítima  Internacional,  Mr.   Báltico  no  dia  anterior,  arras-  para  o  mar.
        constitui  a  anteciimMa  do audi-  William  A.  O'Neil,  enviou  uma   tando consigo  mais de 900  pas-  Segundo  um  relatório  prepa-
        tório,  uma  exposiçâo  fotográfica   mensagem sob o tema "Melhores   sageiros  e  tripulantes.  Foi  um   rado   pelo   lnstitute   for
        sob o  tema  "O Navio  Mercante   padrões  de  formação  e  certifi-  trágico acidente que  poderia  ter   Employment  Research  da
        em  Portugal  no  Século  XX"  e   cação - respost,l  da  IMO ao erro   sido  evitado.   Universidade  de  Warwick  no
        que  esteve  patente  ao  público   humano", a qual  foi  distribuída   Embora  de  características  e   Reino  Unido,  em  1990  existia
        até ao dia 5 de Outubro. A mos-  a  todos  os  convidados.  Na  sua   dimensões  diferentes,  também   um  déficite  de  50  mil  oficiais
        tra  fotográfica  era  constituída   mellS.lgem referiu o facto de que   aquele  que  aconteceu  recente-  náuticos  e  para  superar  essa
        por ampliações de fotografias de   80%  por cento dos acidentes  no   mente junto ao molhe de Leixões   situação  até  ao  ano  2000  seria
        61  navios  portugueses  construí-  mM S.'lO causados por erro huma·   poderia  ter  sido evitado,  pois o   necessário  formar  3SO  mil,  isto
        dos  entre  1899  e  1994,  e  era   no  pelo  que,  para  a  sua  elimi-  n.wio  ~í se prep..lrava  para atra-  é,  35  mil  por ano  ou  seja  o  tri-
        acompanhada  por  uma  peque-  nação  ou  diminuição,  é  neces-  car,  tinha  reboques  passados  e   plo  dos que nessa  altura  se {or-
        na  brochura  que  indicava  as   sário  que  não  sejam  ignoradas   dois  pilotos  a  bordo.   mavam.  Assim  sendo,  o  défici-
        características  de  cada  navio  e                                                te  proje(tado  para  o  ano  2000
        os principais ponnenores da sua                   A  IMO                           era  de  mais  de  300  mil  oficiais
        vida  náutica.  Alguns  modelos                                                    nâuticos, pelo que no  futuro, os
        de  navios  mercantes  completa-                                                   armadores lerão de recorrer cada
                                     A  [MO,  abreviatura  da  expressão  inglesa  correspondente  ii   vez mais a  tripulações  poliglotas
        vam ii exposição, enquanto diver-
                                     Organização  Marítima  Internacional.  é  ii  agência  especializa-  e,  naturalmente, com  padrões de
        sos  monitores  vídeo  reprodu-  da  das  Nações  Hunidas  para  ilS5untos  de  Segurança.  da
        ziam  imagens  alusivas  à  nossa   avegação  Marítima  IntemacionaJ,  Prevenção  da  Poluição   formação  menos  adequados.
        Marinha  Mercante,           Marítima  causada  pelos  navios  e  pela  eficiência  do  Tráfrgo   Como está  pro\'ado que em oca-
          Seguiu-se a sessão solene pre-  Marítimo  Internacional.                         siões de pânico ou de forte  ten-
        sidida  pelo  Ministro  do  Mar,   A  IMO  foi  criada  em  1948  e  iniciou  a  sua  actividade  em   sao  emocional  as  pessoas  ten-
                                                                                           dem  a  expressar-se  na  sua  lín-
        comandante Aze\'edo SOMes,  n.1   1958.  Portugal  é  membro  da  IMO  desde  1976  e  ~  org~niza.   gua  materna, os navios em  peri-
        qual  falaram  o  professor  Borges   ção  dispõe  actualmente de 149  membros,  que adenram  a  res-  go  Iransfonnar-se-ão  em  verda-
        de Macedo, director do Arquivo   pectiva  convenção.                               deiras  torres  de  Babel.  em  que
        Nacional  da  Torre do Tombo, e   A  IMO  tem  adoptado  vários  instrumentos  jurídicos  interna-  ninguém se entende, podendo. a
        o comandante Fyko Arbcider, da   cionais,  de  que  se  salientam  os  seguintes:   situação degenerar em  trilgédm.
        Hagelschool  de  Amesterdão.   •  Convenção Internacional para ii Salvaguarda da Vida Humana   Portanto,  o  cumprimento  das
          Encerrou  a  sess.'\o  o  Ministro   no  Mar-SOLAS,  1974.                       convenções  da  IMO  é  muito
        do  Mar  que  proferiu  algumas   •  Convenção  sobre  o  Regulamento  Internacional  para  Evitar   importante  para  a segurança da
        palavras  alusivas  ao  evento  e   Abalroamentos  no  Mar,  1972.                 n.wegaçào, embora a insegurança
        aos  conferencistas  presentes.  O   •  Convenção  Internacional  sobre  Busca  e  Salvamento  Marí-  da navegação se~1 um  problema
        professor  Borges  de  Macedo  na   timo  - SAR,  1979,                            muito  mais  vasto.    ...
        sua  prelecção,  demonstrou  his·   •  Convenção  Internacional  para a  Prevenção  da  Poluição  por
        toricamente  o  valor  fundamen-  Hidrocarbonetos  - MARPOL,  1973178,                            G  t.OO.J  FmI/lO
        tal do mar como  meio de comu·                                                                          CMG
                                                                                           It[VIST A DA ARMAOA  •  DEZEMBRO  1 3
   370   371   372   373   374   375   376   377   378   379   380