Page 121 - Revista da Armada
P. 121

EQUIPAMENTOS USADOS NA MARINHA DE GUERRA             Jizado em  instalações fixas, para
                                                               protecção de  contentores de
            Após  esta  abordagem  às  fontes de  poluição que podem  existir   máquinas  térmicas  (Turbinas  de
          numa  Unidade (UN) e ainda à legislação de referência, vejamos   Gás,  Motores  Propulsores,
          agora resumidamente quais os equipamentos disponíveis a Ix>tdo de   Grupos  Electrogeneos.  etc),
          algumas UNis da nossa Marinha para protecção do meio ambiente.   compartimentos de  máquinas e
            Comecemos então  pelas  fragatas  da  classe  ~Vasco da Gama",   outras  zonas  sensíveis.  O
          Estes navios dispõem de Estaçào de T raramento de Águas Residuais   primeiro  jluído  citado é  mais
          (Seo .... age Plant), do tipo biológica.             nocivo  em  termos  ambientais,
            Esta  instalação íunciona com bactérias aeróbicas que se alimen-  em  virtude da  existência de
          tam de Matéria Orgãnica (MOI, consumindo oxigénio e prrouzin-  cloro na sua composição molec-
          do dióxido  de carbono.  Funciona  sob  vácuo, com  lavagem dos   ular (ODP do haloo  1211  ::  1 &).
          sanitários por água doce.  Trata as águas negras e as águas cinzen-  Em  virtude da  IibertaçAo  para  a
          tas de bordo.                                        atmosfera  destes  fluídos  ocorrer
            O efluente é desinfectado com  hipoclorilo de sôdjo - Na CI O -  apenas em  caso de  acidente
          (vulgo  ~Iixivia"), pronto paTa descarga directa, -sem  impacto ambi-  (incêndio), a respeçtiva  preocu-
                       8
          ental-, As  "aspas anteriormente colocadas  derivam  do facto  do   paçAo  ambiental e relativa.
          cloro contido  na  lixívia  ser  nocivo ao  meio  ambiente,  estando   Encontram-se,  contudo,  em  5epdrador de ágU.lS oleosas das
          inclusive em estudo um produto substituto.           estudo  e  testes  substitutos   fr.lg4tas da c/asse ·Comandante loJo
                                                                                         Belo~.
            No que respeita ao tratamento das águas oleosas de porões, cada   credíveis para estes produtos.
          navio dispõe dum  Separador de  Águas  Oleosas  (Deoiler) - ver   Passemos agora às fragatas da classe "Cte João  Belo". O projecto
          fotos.  Este equipamento é do tipo estâtico, com elementos coales-  de construção destes  navios data da dêcada de 60, altura em que
          centes no seu  interior, os quais promovem a junção/aderência das   as preocupações de índole ambiental não tinham, de modo algum,
          partículas de ôleo. São depois eiectuadas duas descargas diierenci-  o impacto actual.  Esta  realidade está  reflectida  na concepção do
                                                               navio, como iremos ver.
          adas, uma de água filtrada e decantada (para o mar) e outra de resí-
          duos oleosos (para tanques de recolha a bordo).       Os  navios  não dispõem  de qualquer Estação  de Tratamento de
            O equipamento dispõe de alarme de excesso de teor de óleo no   Águas  Residuais  (Sewage PianO.  Têm  um  sistema  por gravidade,
          efluente; acima de  15  ppm de contaminação por óleo o alarme é   com  lavagem  por  água  salgada  (derivação  do  Colector de
          activado e é eíectuado o retomo automático do etluente ao porão.   Incêndios) e descarga directa para o mar.
          Este valor (15  ppm) e o limite da contaminação visível do óleo na   A nível de tratamento de águas oleosas de porões, OS navios não
          água, sendo internacionalmente reconhecido pela Marpol.   dispunham.  na  coniiguraçAo original.  de qualquer equipamento
                                                               adequado ao efeito. Em  1995, englobada na modernização de que
                                                               íoram alvo, cada UN desta classe foi  dotada com dois separadores,
                                                               um  na Casa das Máquinas Auxiliares e outro no Túnel do Veio de
                                                               SS.  De  referir  a atribuição do  prémio "Defesa  Nacional  e
                                                               Ambiente" à Marinha, em  virtude  da  montagem  destes equipa-
                                                               mentos a bordo.
                                                                O equipamento e de fabrico americano, da marca ~World Water
                                                               Systems~, modelo  ~Helisep 2 5OO~, encontrando-se  representado
                                                               na fotografia acima.
                                                                É um  separador dinâmico, aproveitando o efeito centrífugo con-
                                                               ferido ao influente por uma escova rotativa existente no seu interior
                                                             I  e funcionando  também  por  decantação. A capacidade de depu-
                                                               ração e de 15 ppm de teor máximo de óleo no efluente.
                                                                O débito  nominal  é de  2.5m3'" e o equipamento tem  capaci-
                                                               dade de aspirar da  maioria dos  porões do navio.  Não  dispõe de
                                                               alarme de excesso de  contaminação por óleo  no  efluente,  nem
                                                               retorno automático ao  porão em  caso de ser excedido o limite
                                                               nominal  (15  ppm). Efectua  duas  descargas diferenciadas,  uma  de
                                                               água tratada (para o mar) e outra de resíduos oleosos (para tanques
                                                               de recolha, a bordo).
                                                                Após esta  breve abordagem ao tema da  poluição, no universo
            O débito máximo do separador e de Sm3Jh e tem capacidade da  de  algumas das  nossas  UN's,  finalizaremos  com  as  seguintes
          aspirar da maioria dos porões do navio. Quanto a gases, menciona  considerações:
          - se que o fluído  reírigera.nte  utilizado no AI Condicionado e nas   Melhor que o tratamento do lixo produzido" é a sua "minimiza-
          frigoríficas de G€oneros é o R 22, o qual  se pode considerar como  ção na origem", ou seja, quanto menos lixo produzirmos (ou quan-
          moderado do ponto de vista de  agressão ambiental.   to  mais conseguirmos  reaproveitar - vulgo  "reciclar~),  menores
            Eiectivamente, comparando os seus eieitos nocivos sobre o meio  serão as nossas preocupações nesta área. Assim, é importante exis-
          ambiente com os do  R 12 (fluído cuja produção se encontra bani-  tir  uma  informaçAo/sensibilização adequada  das guarnições dos
          dai, verificamos uma clara melhoria. Assim, os valores de Potencial   navios, no sentido de minimizar a  quantidade de "lixo" produzida
          de  Destruição do  Ozono  (CDP) são de  1.00  para o R12, contra  e de  utilizar devidamente os  meios  de  prevenção disponíveis  nas
          apenas 0.05  para o R22,  enquanto que a nível  de  Heito de Estufa   respectivas Unidades Navais.
          IGWP,  Global  Warming  Potencial)  temos valores de  7100 e de   Para terminar, uma nota para reflexão:
          1600, respectivamente.                                "O PLANETA  NÃO  É UMA  HERANÇA  DOS  NOSSOS  PAIS,
            Faremos  agora  uma  breve  alusão  aos  halons  ("Halogenated   MAS SIM UM EMPRÉSTIMO DOS NOSSOS FILHOS"!   9
          Hydrocarbon~),  utilizados  nestes  navios  como agentes  extintores
          de incêndios. sob 2 tipos distintos: o halon 121 I e o halon  1301.                       Piedade Oliveira
            O 1211  é empregue em extintores portáteis, essencialmente para                               CTE/I.  EMQ
          protecção de equipamentos eléctricWelectrónicos. O  1301  é uti-                          IDirecç.Jo de ,\ill"iosJ
                                                                                          REVtST A DA ARMADA •  AUll 98  1 1
   116   117   118   119   120   121   122   123   124   125   126