Page 397 - Revista da Armada
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QUARTO DE FOLGA



                                                                    JOGUEMOS O BRIDGE
                                                                     JOGUEMOS O BRIDGE
                                                                            (Problema Nº 16)

                                                                                  Norte (N):
                                                                                ♠ ♥ ♦ ♣

                                                                                R   A   8   7
                                                                                10 8    6   6
                                                                                7   3   5   2
                                                                                5
                                                                Oeste (W):                           Este (E):
                                                               ♠ ♥ ♦ ♣                            ♠ ♥ ♦ ♣
                                                               6   D D D                          9   V   A   R
                                                               2 10 10 5                          3   2   V 10
                                                                   6   7                                  9   9
                                                                   4   4                                  3   8
                                                                       2                                      4
                                                                                    Sul (S):
                                                                                ♠ ♥ ♦ ♣
                                                                                A   R   R   A
                                                                                D   9   -   V
                                                                                V   7       3
                                                                                8   5
                                                                                4

                                                              Todos vulneráveis vejam o leilão:
                                                                  S            W             N             E
                                                                  1 ♠           -           2 ♠            -
                                                                  3 ♥ (a)       -           4 ♠ (b)    Todos passam

                                                              (a) A mão de S merece sem dúvida um esforço e a voz de 3 ♥ (trial
                                                              bid) pede para marcar partida caso tenha menos de 3 perdentes no
                                                              naipe.
                                                              (b) É o caso de N que marcou naturalmente 4 ♠.
                                                              W sai a ♦ 4 que E faz de Ás e vendo cair o R muda o flanco para ♣10.
                                                              Como deve S jogar para cumprir este contrato.
                                                                                             (Solução no próximo número)

                                                              SOLUÇÕES
                                                              PROBLEMA Nº 15
                                                              As hipóteses que se apresentam à mesa serão a boa colocação de ♣
                                                              D e/ou o apuramento dos ♦ com o R à terceira, pelo que rectifico no
                                                              enunciado que S deverá bater ♦ A antes de jogar ♥ D.
                                                              Vejamos pois a linha de jogo a seguir para obtermos informações
                                                              sobre as distribuições e cartear com segurança: N corta e joga outro ♦
                                                              vendo cair o R, pelo que o apuramento dos ♦ não interessa; corta a
                                                              última ♠ de Ás (W balda ♦ ou ♣) e joga ♥ para a mão; nesta altura já
                                                              sabe que E tem 7 ♠ - 2 ♥ - 2 ♦ - 2 ♣ mas será que tem ♣ D?; se tiver
                                                              ok, mas repare que se estiver em W não haverá problema pois este
                                                              estará squeezado entre ♦ e ♣ ao jogar as duas ♥ restantes. Este pro-
                                                              blema mostra como no carteio é sempre importante procurar conhe-
                                                              cer as distribuições para decidirmos a melhor linha de jogo, inclusive
                                                              para aplicar a técnica do squeeze já referida no problema nº 13.
                                                                                                    Nunes Marques
                                                                                                          CALM AN
         34 DEZEMBRO 99 • REVISTA DA ARMADA
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