Page 89 - Revista da Armada
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entre os instruendos, e não só )  trazidos pelo Capi-                          capa. Num instante o navio
         foi a tentativa de recriar as princi-  tão Francisco Mar-                      encontrava-se a fazer veloci-
         pais actividades que antigamente  ques) e de novo se                           dades entre os 12 e os 13 nós
         decorriam a bordo de um navio  navegou nele a re-                              sem um único pano içado, en-
         da pesca do bacalhau à linha,  mos e à vela nas                                quanto o mar e o vento não pa-
         para filmagens da RTP Açores.   frias águas da Terra                           ravam de crescer.
           A distribuição do material aos  Nova. Só faltou o                              Algumas horas depois as raja-
         pescadores, o sorteio dos dóris  bacalhau ...                                  das de vento atingiam os 100
         (pequenos botes em que se fazia                                                nós e as montanhas de água que
         a pesca), o armar dos dóris, as  A estadia em St.                              se elevavam à popa e que pare-
         relações entre os diferentes ele-  John’s decorreu sob                         ciam querer submergir o navio a
         mentos do navio, foram situa-  tempo frio que                                  todo o momento tinham segura-
         ções recriadas pelos instruendos,  parece ter chegado                          mente mais de 14 metros de
         com o auxílio e também partici-  ao mesmo tempo                                altura. A surriada era de tal
         pação do Capitão Francisco  que o navio. Desde                                 ordem que tornava a visibilidade
         Marques que assumia, como é  a chegada até à par-                              muito reduzida e dava a sen-
         claro, o papel ( ? ) de Capitão.  tida os instruendos                          sação de se estar perante uma
           A meio da navegação uma  andaram ocupados                                    chuva que caía na horizontal
         baixa mais cavada provocou  no processo de ren-  “Creoula” atracado em St. John’s.  vinda de qualquer outro sítio que
         alguns enjoos e fez com que se  dição e em inúmeras outras  navio seguia rumo à ilha das  não do céu. No exterior apenas
         ouvissem algumas queixas sobre  actividades planeadas pela orga-  Flores. No entanto as previsões  se encontravam dois marinheiros
         o tempo. Se se soubesse o que  nização canadiana. O regresso  meteorológicas recebidas a  do leme presos com um arnês à
         ainda estava para vir...  do velho lugre despertou as aten-  bordo começaram a trazer algu-  retranca da mezena e algumas
           Na chegada à plataforma con-  ções do povo de St. John’s que  mas alterações relativamente ao  vezes o oficial de quarto, todo o
         tinental cumpriu-se mais uma  acorreu em massa ao porto para  comportamento do furacão. Este  restante pessoal e especialmente
         vez o ritual de se sondar a  visitar o último representante da  começou a deslocar-se mais para  os instruendos tinham ordens
         “beirada”, como era conhecido  “White Fleet” ainda a navegar. O  NE prevendo-se que passasse  para permanecerem nos interi-
         o declive acentuado que marca  espectro do furacão “Danielle” ,  ligeiramente ao largo de St.  ores e manterem todas as escoti-
         o início daquela. Na sonda vê-se  que fazia das suas bastante mais  John’s logo mais perto do navio  lhas para o exterior criteriosa-
         a profundidade variar dos qua-  a Sul, pairava no ar. As previsões  do que o inicialmente previsto.  mente fechadas. Foi nesta altura
         trocentos para os cinquenta,  meteorológicas indicavam que  Cada nova previsão que chega-  que a tempestade atingiu a sua
         quarenta metros, em poucos  aquele passaria sobre St. John’s  va, cada vez mais o furacão  fase de maior violência provo-
         minutos. Na época da pesca do  três dias após a nossa partida.  tomava um percurso que o  cando vários e graves danos no
         bacalhau à linha esta era uma  Sorte a nossa, que já estaríamos  aproximava do navio. Dia 3 de  navio. Uma quantidade infindá-
         linha de posição importante que  a mais de 400 milhas de distân-  Setembro pela manhã, dois dias  vel de vagas abatiam-se sobre a
         permitia actualizar a estima e  cia por essa altura !  após a largada, o “Danielle”  popa do navio com violência, de
         calcular com algum rigor a dis-  A partida fez-se sob um Sol  deslocava-se para ENE e direiti-  modo que arrancaram pela base
         tância a terra.           auspicioso e no navio, após a  nho ao “Creoula”, a uma veloci-  a bitácula da agulha magnética e
           Com o navio fundeado já bem  faina, cada um regressou às suas  dade de cerca de 30 nós. Era evi-  a repetidora da girobússola uti-
         próximo do nosso destino apro-  actividades do dia a dia de nave-  dente que o navio teria que ten-  lizadas no governo, assim como
         veitou-se para se terminarem as  gação, apenas com a diferença  tar fugir de modo a evitar pelo  o estrado sobre o qual se faz
         filmagens. Uma das cenas que  de termos instruendos novos a  menos que o olho do furacão lhe  leme. Os marinheiros do leme
         faltava foi então recriada: arriou-  bordo. Fainas gerais de mastros,  passasse por cima. Fez-se o cine-  ensaiaram então governar pelo
         -se um dóri com um “pescador”  exercícios de abandono, de ho-  mático de fuga e rumou-se a Sul.  “display” do radar mantendo a
         dentro (um dos oficiais do navio  mem ao mar, entre outras activi-  Pelas 22:00 o vento começou a  escotilha da casa de navegação
         vestido de rabana, botas e sueste,  dades, sucediam-se enquanto o  aumentar bastante de SSW e em  aberta. A quantidade de água
                                                              breve o navio fazia entre 1 e 2  embarcada era muito superior ao
                                                              nós de velocidade com máquina  débito pelas portas de mar o que
                                                              avante toda a força, e com  fazia com que o convés estivesse
                                                              grande esforço desta, que ora  sempre coberto por vários pal-
                                                              parecia querer desarvorar, quan-  mos de água.
                                                              do o navio ficava com o hélice  O estrado, a bitácula e a repe-
                                                              quase todo fora de água, ora so-  tidora da girobússola deslizavam
                                                              luçava como se fosse parar,  nesta água ao sabor dos ba-
                                                              quando a popa mergulhava pro-  lanços como autênticos torpedos
                                                              fundamente e o navio não pro-  que danificavam tudo em que
                                                              gredia face à vaga e ao vento.   embatiam. Com o balanço que
                                                                O vento entretanto foi rondan-  se verificava e com as vagas a
                                                              do no sentido dos ponteiros do  entrar em catadupa pela popa
                                                              relógio e sempre aumentando de  era impensável tentar pear este
                                                              força, até que pelas 5 horas da  material, dado o risco de se ir
                                                              manhã quando a máquina parou  borda fora, de modo que acabou
                                                              devido aos efeitos do mar e do  por partir vários vidros do albói
                                                              vento, este já soprava de WSW e  da câmara de oficiais. Nesta e
                                                              com rajadas de mais de 60 nós.  nos alojamentos dos oficiais veri-
                                                              Nessa altura guinou-se rapida-  ficava-se uma verdadeira inun-
                                                              mente e meteu-se o navio a cor-  dação, entrava água pelo albói
                                                              rer com o tempo, visto ter-se re-  partido, pela ventilação e extrac-
         “Creoula” atracado em St. John’s.                    velado insustentável mantê-lo de  ção de ar, e mesmo pela escoti- ✎
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • MARÇO 99  15
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