Page 89 - Revista da Armada
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entre os instruendos, e não só ) trazidos pelo Capi- capa. Num instante o navio
foi a tentativa de recriar as princi- tão Francisco Mar- encontrava-se a fazer veloci-
pais actividades que antigamente ques) e de novo se dades entre os 12 e os 13 nós
decorriam a bordo de um navio navegou nele a re- sem um único pano içado, en-
da pesca do bacalhau à linha, mos e à vela nas quanto o mar e o vento não pa-
para filmagens da RTP Açores. frias águas da Terra ravam de crescer.
A distribuição do material aos Nova. Só faltou o Algumas horas depois as raja-
pescadores, o sorteio dos dóris bacalhau ... das de vento atingiam os 100
(pequenos botes em que se fazia nós e as montanhas de água que
a pesca), o armar dos dóris, as A estadia em St. se elevavam à popa e que pare-
relações entre os diferentes ele- John’s decorreu sob ciam querer submergir o navio a
mentos do navio, foram situa- tempo frio que todo o momento tinham segura-
ções recriadas pelos instruendos, parece ter chegado mente mais de 14 metros de
com o auxílio e também partici- ao mesmo tempo altura. A surriada era de tal
pação do Capitão Francisco que o navio. Desde ordem que tornava a visibilidade
Marques que assumia, como é a chegada até à par- muito reduzida e dava a sen-
claro, o papel ( ? ) de Capitão. tida os instruendos sação de se estar perante uma
A meio da navegação uma andaram ocupados chuva que caía na horizontal
baixa mais cavada provocou no processo de ren- “Creoula” atracado em St. John’s. vinda de qualquer outro sítio que
alguns enjoos e fez com que se dição e em inúmeras outras navio seguia rumo à ilha das não do céu. No exterior apenas
ouvissem algumas queixas sobre actividades planeadas pela orga- Flores. No entanto as previsões se encontravam dois marinheiros
o tempo. Se se soubesse o que nização canadiana. O regresso meteorológicas recebidas a do leme presos com um arnês à
ainda estava para vir... do velho lugre despertou as aten- bordo começaram a trazer algu- retranca da mezena e algumas
Na chegada à plataforma con- ções do povo de St. John’s que mas alterações relativamente ao vezes o oficial de quarto, todo o
tinental cumpriu-se mais uma acorreu em massa ao porto para comportamento do furacão. Este restante pessoal e especialmente
vez o ritual de se sondar a visitar o último representante da começou a deslocar-se mais para os instruendos tinham ordens
“beirada”, como era conhecido “White Fleet” ainda a navegar. O NE prevendo-se que passasse para permanecerem nos interi-
o declive acentuado que marca espectro do furacão “Danielle” , ligeiramente ao largo de St. ores e manterem todas as escoti-
o início daquela. Na sonda vê-se que fazia das suas bastante mais John’s logo mais perto do navio lhas para o exterior criteriosa-
a profundidade variar dos qua- a Sul, pairava no ar. As previsões do que o inicialmente previsto. mente fechadas. Foi nesta altura
trocentos para os cinquenta, meteorológicas indicavam que Cada nova previsão que chega- que a tempestade atingiu a sua
quarenta metros, em poucos aquele passaria sobre St. John’s va, cada vez mais o furacão fase de maior violência provo-
minutos. Na época da pesca do três dias após a nossa partida. tomava um percurso que o cando vários e graves danos no
bacalhau à linha esta era uma Sorte a nossa, que já estaríamos aproximava do navio. Dia 3 de navio. Uma quantidade infindá-
linha de posição importante que a mais de 400 milhas de distân- Setembro pela manhã, dois dias vel de vagas abatiam-se sobre a
permitia actualizar a estima e cia por essa altura ! após a largada, o “Danielle” popa do navio com violência, de
calcular com algum rigor a dis- A partida fez-se sob um Sol deslocava-se para ENE e direiti- modo que arrancaram pela base
tância a terra. auspicioso e no navio, após a nho ao “Creoula”, a uma veloci- a bitácula da agulha magnética e
Com o navio fundeado já bem faina, cada um regressou às suas dade de cerca de 30 nós. Era evi- a repetidora da girobússola uti-
próximo do nosso destino apro- actividades do dia a dia de nave- dente que o navio teria que ten- lizadas no governo, assim como
veitou-se para se terminarem as gação, apenas com a diferença tar fugir de modo a evitar pelo o estrado sobre o qual se faz
filmagens. Uma das cenas que de termos instruendos novos a menos que o olho do furacão lhe leme. Os marinheiros do leme
faltava foi então recriada: arriou- bordo. Fainas gerais de mastros, passasse por cima. Fez-se o cine- ensaiaram então governar pelo
-se um dóri com um “pescador” exercícios de abandono, de ho- mático de fuga e rumou-se a Sul. “display” do radar mantendo a
dentro (um dos oficiais do navio mem ao mar, entre outras activi- Pelas 22:00 o vento começou a escotilha da casa de navegação
vestido de rabana, botas e sueste, dades, sucediam-se enquanto o aumentar bastante de SSW e em aberta. A quantidade de água
breve o navio fazia entre 1 e 2 embarcada era muito superior ao
nós de velocidade com máquina débito pelas portas de mar o que
avante toda a força, e com fazia com que o convés estivesse
grande esforço desta, que ora sempre coberto por vários pal-
parecia querer desarvorar, quan- mos de água.
do o navio ficava com o hélice O estrado, a bitácula e a repe-
quase todo fora de água, ora so- tidora da girobússola deslizavam
luçava como se fosse parar, nesta água ao sabor dos ba-
quando a popa mergulhava pro- lanços como autênticos torpedos
fundamente e o navio não pro- que danificavam tudo em que
gredia face à vaga e ao vento. embatiam. Com o balanço que
O vento entretanto foi rondan- se verificava e com as vagas a
do no sentido dos ponteiros do entrar em catadupa pela popa
relógio e sempre aumentando de era impensável tentar pear este
força, até que pelas 5 horas da material, dado o risco de se ir
manhã quando a máquina parou borda fora, de modo que acabou
devido aos efeitos do mar e do por partir vários vidros do albói
vento, este já soprava de WSW e da câmara de oficiais. Nesta e
com rajadas de mais de 60 nós. nos alojamentos dos oficiais veri-
Nessa altura guinou-se rapida- ficava-se uma verdadeira inun-
mente e meteu-se o navio a cor- dação, entrava água pelo albói
rer com o tempo, visto ter-se re- partido, pela ventilação e extrac-
“Creoula” atracado em St. John’s. velado insustentável mantê-lo de ção de ar, e mesmo pela escoti- ✎
REVISTA DA ARMADA • MARÇO 99 15