Page 46 - Revista da Armada
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venções no âmbito da Protecção Civil, em  bate à poluição a
         caso de grandes emergências, incluindo  operar em águas de
         os acidentes de poluição marítima.  Espanha poder vir a
           Essa importante Decisão, alargou, por  operar em águas por-
         assim dizer, a cooperação no domínio da  tuguesas, foi delinea-
         Poluição Marítima, já em vigor na Comu-  da uma reunião de
         nidade Europeia, por força de Decisão  alto nível (DG’s) em
         2850/2000 de 20DEZ do Parlamento   Bruxelas para análise
         Europeu e do Conselho.             e entendimento so-
           Em boa verdade o MIC estabelece o con-  bre tal desiderato,
         tacto horizontal entre os centros de decisão  entre as partes envol-
         dos vários Estados Membros e, no apli-  vidas.
         cável à poluição marítima decorrente do  Essa reunião viria a
         acidente do “PRESTIGE”, o relacionamento  decorrer em Bruxelas
         com a Autoridade Marítima Portuguesa  em 11DEZ02 e os
         processou-se por fax, para o Gabinete de  interesses de Portugal
         Gestão de Crise da Direcção-Geral da  foram defendidos  Lançamento do “Transrec 250”
         Autoridade Marítima (DGAM/SCPMH), e  pelo Sr. Embaixador
         por e-mail, para o representante nacional  Tadeu Soares.              determinantes na tomada de decisões
         no Comité de Gestão de Poluição      Entre o hiato existente entre o dia  inerentes à capacidade de resposta face a
         Marítima.                          02DEZ e o dia 11DEZ e face à rápida  tal ameaça.
           Na sequência da evolução desfavorá-  evolução do cenário, de entrada em  Esses cenários implicavam a movimen-
         vel, para Portugal, do cenário da poluição  águas portuguesas, de manchas de fuel  tação e posicionamento prévio de alguns
         marítima, dado o risco elevado de  de apreciável dimensão, perspectivou-se  dos meios nacionais para as Capitanias
         poluição das águas portuguesas, e afigu-  a necessidade urgente de obter um  dos Portos de Caminha e Viana do Caste-
         rando-se insuficientes os meios nacionais  navio de combate à poluição. Face à  lo, sendo posteriormente despoletados
         de combate à poluição, foram inicial-  escassez de oferta, foram consideradas  outras acções consoante a movimentação
         mente formulados ao MIC dois “Request  plataformas navais certificadas para  das manchas. Destas acções são de
         for Assistance”. Um efectuado no dia  recolha de hidrocarbonetos, “vessels of  salientar o estabelecimento dos Planos de
         21NOV02, pelas 1125H, relativo à   opportunity”, com o propósito de   Intervenção Local ou Regional nos graus
         obtenção de informação sobre navios de  embarcar o recuperador de alta viscosi-  de prontidão adequados, o incremento
         combate à poluição disponíveis nos  dade, o “Transrec 250”, e algumas bar-  da vigilância aérea, o pedido de navios
         Estados Membros, e outro, efectuado  reiras oceânicas do SCPMH, com esse  de combate à poluição e outro material
         ainda nesse dia às 23.00 horas, para se  propósito. Foi contratado o navio  ao estrangeiro, a movimentação de bar-
         conhecer a disponibilidade para a cedên-  “Northern Corona”.          reiras oceânicas e do recuperador de
         cia de barreiras oceânicas e costeiras, de  Face à nova evolução desfavorável do  grande capacidade localizado na base
         recuperadores e bombas adequadas para  cenário durante a primeira semana do  logística de Lisboa, e a deslocação de
         trabalharem com produtos altamente vis-  mês de Dezembro, foi decidido solicitar  alguns dos meios pertencentes às
         cosos.                             novo apoio aos Estados Membros.    Autoridades Portuárias do Centro e do
           Com a chegada da maré negra às costas  Nesse sentido, foi formulado a 9DEZ um  Sul do País.
         da Galiza, o Governo Espanhol contratou  novo “Request for Assistance”, desta vez  A evolução da situação e uma rápida
         praticamente todos os navios de combate  para 2.000 metros de barreiras oceânicas,  aproximação das manchas da costa por-
         à poluição de primeira linha existentes na  2.000 metros de barreiras costeiras, 4 recu-  tuguesa ao norte de Viana do Castelo,
         Comunidade.                        peradores, 4 tanques flexíveis para terra e  determinou que em 4 de Dezembro fosse
           Entretanto com a evolução do cenário,  material absorvente.         implementado o 3º grau de prontidão do
         no dia 1 de Dezembro, altamente desfa-  Entretanto, com a evolução favorável  Plano de Intervenção do Porto de
         vorável a Portugal, foi considerado com  do cenário e a consequente diminuição  Caminha, no âmbito do Plano Mar Limpo
         grande relevância a necessidade de um  do risco de poluição das águas portugue-  e consequentemente foram instaladas 800
         navio de combate à poluição. Após con-  sas, o Almirante CEMA, na qualidade de  metros de barreira de contenção e 1400
         tacto telefónico havido no dia 02DEZ02  Autoridade Marítima Nacional, consi-  metros de barreira de protecção, para pro-
         pelas 11.00h entre o CMG EMQ Isidro  derou oportuno aligeirar as medidas de  teger a barra e uma zona sensível do
         Valente e o Sr. Gilles Vincent, da  protecção em 29DEZ02.             estuário do rio Minho, e foi criada, com a
         Comissão Europeia, sobre a possibilidade  Nesse sentido foi decidido mandar  colaboração dos pescadores locais, uma
         de, pelo menos um dos navios de com-  regressar o navio “Northern Corona” e  capacidade de recolha de poluentes, no
                                                 devolver à origem o material per-  caso de entrada no rio.
                                                 tencente aos outros países.     A movimentação das manchas que no
                                                                               dia 4 de Dez. tomou o rumo da nossa
                                                 A CAPACIDADE DE RESPOSTA      costa, continuou a deslocar-se, quer para
                                                                               Norte, quer para Sul, aproximando-se e
                                                   Para além das manchas polui-  afastando-se, até que  em 16 de Dezem-
                                                 doras que começaram, em 16 de  bro rumaram definitivamente para Norte e
                                                 Novembro a afectar as costas  posteriormente para Leste, deixando de
                                                 Galegas numa extensão de 190 Km,  constituir, a partir de 22 de Dezembro,
                                                 tudo indicava que as novas man-  uma ameaça de médio prazo para o
                                                 chas originadas pelo afundamento  nosso país.
                                                 também se aproximariam das
                                                 costas da Península Ibérica.                    (Colaboração da DGAM)
                                                   Por isso foram criados três
         Navio “Northern Corona”                 cenários possíveis que viriam a ser  (Continua no próximo número)
         8 FEVEREIRO 2003 • REVISTA DA ARMADA
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