Page 7 - Revista da Armada
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abandonando definitivamente o Curso Com- de interiorizar nessa etapa de formação a res, por forma a reassumir na íntegra o seu
plementar de Estado-Maior (CCEM), neste “blindagem” dos princípios doutrinários e formato não-modular em 2004/05. Aprovei-
caso a caminho de uma versão “conjunta” pilares estratégicos, marítimos e navais; ta-se deste modo, o compasso de espera que
(Curso de Estado-Maior Conjunto) a minis- c) o CGNG e, muito em especial, o CCNG, se vive a propósito da reforma do ensino mi-
trar rotativamente pelos ramos e ainda em adoptando uma filosofia curricular com mar- litar, sem descurar a possível trajectória para
fase de projecto; gem de flexibilidade capaz de acomodar a di- soluções cada vez mais conjuntas (instituto
b) consagrar a seguinte caracterização, em ferenciada natureza funcional das classes de e curso superior).
termos de natureza e âmbito, do CGNG ( cur- oficiais, encontrando sucedâneo formativo Qualquer que seja o sentido dessa evolu-
so estatutário de promoção, de nível militar- mais compatível e eficaz correspondência com ção, a reformulação do curso complementar
naval, gestão técnica executiva e liderança de a vida prática, em relação às futuras responsa- apresenta-se com suficiente margem de au-
influência), do CCNG (curso de qualificação, bilidades e desempenhos dos graduados; tonomia, na medida em que se alicerça num
de nível estratégico-militar, gestão intermé- d) os Cursos repartidos em base semes- desenvolvimento lectivo sem interregnos
dia e relacionamento interpessoal), do CSNG tral, grossu modu com a seguinte distribui- (com duração de 12 semanas e meia, e, em
(curso estatutário de promoção, gestão de ção - 1º CGNG e CCNG, entre OUT/FEV e regra, a frequentar pelo universo de capi-
topo e visão conceptual e doutrinária); 2º CGNG e CSNG, entre FEV/JUL. tães-de-fragata, em regime de exclusivida-
c) proceder a ligeiros ajustamentos no de na máxima extensão possível). O CSNG,
CGNG, incluindo especialmente matéria PAPEL DO NÍVEL ao transferir para o CCNG algumas discipli-
habilitante de uma maior destreza na rela- “INTERMÉDIO” DA FCC nas de índole específica, assume um carácter
ção Marinha-Comunicação Social; O papel importante que se deixou atribuído praticamente informativo. Garante, também,
d) valorizar o CCNG, através de uma sen- ao CCNG no modelo de FCC em via de con- sem prejuízo da avaliação individual esta-
sível remodelação, por forma a aproximar o solidação, merece ainda nota suplementar e tutariamente exigida, a articulação coerente
seu formato do figurino dos outros cursos e que tem a ver com a sua influência na génese das estruturas curriculares próprias dos dois
a receber conteúdos disciplinares do CSNG, do próprio modelo e do lugar que o curso aí graus de formação e afasta a indesejável du-
em função da previsível evolução deste para ocupa, bem como da sua organização e fun- plicação ou sobreposição de matérias.
versão cada vez mais “conjunta”; cionamento. Falemos, então e a terminar, des- No novo desenho, a distribuição das
e) redesenhar o CSNG, tornando-o um tes aspectos com mais algum detalhe. várias actividades de ensino que poderão
curso maioritariamente assente em blocos As primeiras edições do CCNG, em 97/98 compor o plano de estudos modificado
de actividades comuns com os outros ra- e 98/99, seguiram idêntico formato, apenas apresenta o seguinte perfil: 74% - lições,
mos, acrescidos da tradicional parte comum em diferente base de realização (respectiva- conferências, visitas de estudo, painéis, se-
de dois meses (Junho/Julho); mente, um e dois por ano e duração de 7 e 5 minários e trabalhos de aplicação; 21% - es-
f) visar uma solução adequada, compro- meses). Emergiram então sensíveis dificul- tudo e trabalhos individuais; 4% - activida-
metendo, no que respeita à duração global, dades ao nível da gestão do pessoal para des de “oportunidade”.
um período cumulativo mínimo de 18 me- assegurar a frequência, em quantitativo
ses de FCC (agregado dos três cursos); suficiente, de capitães-de-fragata no último A MARINHA E O ENSINO
g) garantir a coerência das estruturas cur- terço do posto, levando o CA, na sua sessão E FORMAÇÃO, EM ALIANÇA
riculares dos cursos da EN e ISNG, realçan- de 9ABR99, a deliberar pela alternativa do ESTRATÉGICA
do-se a este propósito a utilidade do men- curso em formato modular, por áreas de en-
cionado CCEF, em fase de concretização no sino e duração substancialmente encurtada, A tónica que nos mereceu o CCNG deve-
quadro da Directiva Sectorial de Recursos para cerca de 8 semanas, implementado des- se ao facto de se contextualizar a enorme im-
Humanos do Vice-Almirante Superinten- de 99/2000 e de novo em base anual. portância deste nível de formação no qua-
dente dos Serviços do Pessoal (SSP); Em 2003/04 ainda se manterá com esse fi- dro da progressiva consagração da natureza
h) adoptar uma metodologia sequencial gurino, o que não impediu a reabertura do “conjunta” dos cursos superiores, obrigan-
dos cursos e medidas de organização e fun- processo por força dos fortes inconvenientes do a cuidar em fase anterior da necessária
cionamento interno que permitam contra- que a modalidade modular, nomeadamente consolidação de ordem conceptual e dou-
riar o incremento de necessidades relativa- a sobrecarga horária, a insuficiência de tem- trinária, em termos navais.
mente aos recursos disponíveis. Em suma, na DPN ficou reafirmado o pro-
po para estudo, a ilusória utilização funcio- jecto de trabalhar para o futuro, com espe-
nal entre módulos, a dificuldade de recruta-
OPERACIONALIZAÇÃO mento docente civil perante a compactação rança, determinação e confiança, apontando
DO MODELO de disciplinas e horários, a incongruência e os caminhos estratégicos da modernização
da Esquadra e da valorização do Capital
Neste programa de acção merece nota notório prejuízo de ordem pedagógica e de Humano. Nestes desígnios tem lugar a
adicional a articulação curricular CCNG- filosofia do próprio ensino, a impossibili- qualificação desse recurso vital através da
-CSNG, por sua vez dependente da anun- dade de assistência a actividades de ensino formação de base e complementar de car-
ciada reforma do ensino superior militar. indirecto e a rigidez do planeamento e or- reira que compõem o nosso sistema militar
Presumindo a confirmação dos contornos gânica de funcionamento. de ensino superior.
conhecidos nas diligências preliminares de Daí a reapreciação desta problemática em A actualização e qualidade desse ensino
configuração da nova arquitectura orgânica CA que, na sua reunião de 17NOV03, deli- inspiram e corporizam-se nas tarefas escalo-
e funcional daquele ensino, em particular a berou no sentido da recuperação do formato nadas naquela Directiva e já em marcha. Nes-
propalada integração dos três Institutos num inicial, no reconhecimento da necessidade de se processo de aperfeiçoamento constante, se
instituto único, inserido ou não numa univer- reforço da credibilidade pedagógica do curso, centrará a aposta e o empenho dos dois pilares
sidade das Forças Armadas, então é ajustado ciente, contudo, do desafio e criatividade co- estruturantes do nosso ensino superior, a EN
reflectir em alguns dos efeitos expectáveis: locados nos ombros da gestão do pessoal para e o ISNG, em triunvirato com os responsáveis
a) o CSNG a assumir um carácter essencial- ultrapassar os persistentes constrangimentos, pela área funcional do Pessoal. Assim se afir-
mente informativo sobre o “estado da Nação só passíveis de superar numa perspectiva de ma, em conjunto, uma vontade de preparar e
e da Defesa”, em modalidade (quase) exclu- valorização estratégica do Ensino e Formação, qualificar melhor para que a Marinha vença e
sivamente “conjunta” e duração de 6 meses capacitando a qualificação dos quadros da Ma- logre, no cumprimento da sua missão, o reco-
(antecedido de cerca de 2 meses de activida- rinha, ainda mais indispensável em época agu- nhecimento público enquanto Armada mili-
des no âmbito da formação específica); da de mudança e novas exigências. tarmente competente e socialmente útil.
b) o CCNG como receptador das discipli- Esta iniciativa de redesenho do CCNG Z
nas e matérias perdidas pelo CSNG refor- conta já no presente ano lectivo com um António C. Rebelo Duarte
mulado, com a acrescida responsabilidade pré-ensaio a nível de conteúdos curricula- VALM
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