Page 82 - Revista da Armada
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de um novo Sistema de Formação da de Limitação de Avarias e a Escola de
Marinha. Tecnologias de Educação e Treino.
Em 2002 foi criado o Grupo de Tra-
balho para a Implementação do Novo O FUTURO
Sistema de Formação da Marinha, a
funcionar na dependência do VALM A reestruturação anteriormente refe-
Superintende dos Serviços do Pessoal, rida constitui-se como o primeiro passo
e que desenvolve actualmente activida- para a edificação da futura Escola de
des no sentido de permitir a alimenta- Tecnologias Navais (ETNA).
ção das novas classes de praças. Esta escola que adoptará um mode-
A implantação destas novas classes lo de formação exclusivamente depar-
permitirá uma melhor adequação das tamental, será uma realidade quando
classes à nova estrutura orgânica dos se integrarem num único Estabeleci-
navios, a racionalização e a rentabi- Edifício do Departamento de Armas e Electrónica. mento de Formação Profissional da
lização da sua formação comum, e Marinha (EFPM) os departamentos de
ainda uma maior flexibilização na gestão dos e a construção dos alojamentos para as sargentos formação e escolas que constituem os actuais
recursos humanos, tendo em conta a redução do sexo feminino, entre outros. G1EA e G2EA.
do número de classes. A ETNA aproxima-se pois cada vez mais da
Cabe referir que o Novo Sistema de Formação A SITUAÇÃO ACTUAL realidade, surgindo na Marinha como um gran-
da Marinha se constitui como um factor impor- de pólo aglutinador de Saber e Conhecimento,
tante para a concretização da intenção estratégica Com o objectivo de caminhar de forma segu- privilegiando a excelência através da qualidade
do ALM CEMA, constante na Directiva de Política ra, para o novo tipo de escola mais moderno, a da formação ministrada tendo em vista contribuir
Naval em vigor, no que se refere ao segundo ob- estrutura orgânica do G2EA foi alterada a título para alcançar elevados padrões de desempenho
jectivo essencial que traçou e que consiste na po- experimental, passando a adoptar na sua estru- da componente operacional da Marinha.
tenciação dos recursos humanos da Marinha. tura operativa o modelo departamental. A ETNA será um grande pólo tecnológico de
Este objectivo essencial é parcialmente alcança- Para o efeito foram desactivadas a Escola de formação profissional da Marinha, com um vasto
do através do processo de mudança actualmente Artilharia Naval (EAN), a Escola de Armas Sub- leque de saberes agregados, com formação pro-
em curso, o qual assenta nos três projectos princi- marinas (EAS), a Escola de Comunicações (ECO) fissional acreditada e com um Sistema de Qua-
pais que interagem entre si e que são: a Implemen- e a Escola de Informações de Combate (EIC). lidade implementado na sua estrutura.
tação do Novo Sistema de Formação da Marinha, Em sua substituição, foram criados o De- Pretende-se que os cursos ministrados na ETNA
a Implantação das Novas Classes de Praças da Ar- partamento de Operações (DOP), o Depar- habilitem com a certificação de formação pro-
mada e o Reordenamento do Parque Escolar. tamento de Comunicações e Sistemas de In- fissional de nível 2 para praças, e de nível 3 e
O Novo Sistema de Formação da Marinha formação (DCSI) e o Gabinete de Tecnologia 4 para sargentos, como incentivo, para atrair os
apontou, na sua génese, para uma nova visão Educativa (GTE). nossos jovens para o serviço militar e para lhes
da formação na Marinha, através da criação de Foram também criados o Departamento de facilitar a inserção profissional uma vez conclu-
uma escola técnico-profissional moderna, ade- Formação Militar Naval (DFMN) e o Departa- ído aquele serviço.
quadamente apetrechada e motivadora para o mento de Armas e Electrónica (DAE) este último
pessoal, propiciando as condições de trabalho que resultou da transferência da área de electró- CERIMÓNIA DE DESACTIVAÇÃO
e de bem-estar próprios para o desenvolvimen- nica da Escola de Electrotecnia (EET) do Grupo DAS EAN, EAS, ECO E EIC
to do conhecimento. nº 1 de Escolas da Armada (G1EA).
Isto é, veio alterar o paradigma até agora vigen- Com a actual estrutura operativa departamen- No âmbito da visita de trabalho que o ALM
te, caracterizado por uma estrutura de formação tal, o G2EA passou a reunir todas as condições CEMA efectuou ao G2EA, foi realizada no au-
assente em escolas técnicas, cujo ensino se encon- para iniciar a formação das praças das novas clas- ditório do DAE uma cerimónia evocativa da
tra ligado à funcionalidade dos serviços de bordo ses de operações e de técnicos de armamento. desactivação das EAN, ECO, EAS e EIC. Nesta
dos navios mais antigos, substituindo-a por uma Os actuais departamentos herdaram as com- cerimónia, os três últimos directores de instru-
estrutura departamental e modular, mais moderna, petências e os recursos das antigas escolas como ção, CTEN Nicholson Lavrador (EAN), CTEN
mais económica, mais integradora, mas não menos a seguir se indica: Pereira da Silva (ECO) e CTEN Cavaleiro Ângelo
eficaz, e análoga à estrutura organizacional das - ao DOP foram afectas as competências e (EAS/EIC), discursaram evocando a missão e a
fragatas da classe “Vasco da Gama”, bem como os meios das EAS, EIC, ECO, EAN e EMR, no grande importância que aquelas escolas tiveram
de novas unidades navais que no futuro venham âmbito da formação das operações navais de na formação técnica de muitas gerações de ofi-
a ser aumentadas ao serviço da esquadra. superfície, anti-aéreas, anti-submarinas, guerra ciais, sargentos e praças. Posteriormente, cada
Este sistema articula-se com o projecto do RPE, electrónica e navegação; um dos directores entregou ao comandante do
que foi estabelecido tendo igualmente como - o DAE agregou os meios e as competências G2EA um símbolo representando a memória
objectivo final a redução de custos, através da das EAS, ECO, EET (área da electrónica) e EAN, das referidas escolas. No final desta cerimónia,
racionalização dos recursos humanos empenha- no âmbito da conservação e manutenção dos o ALM CEMA discursou, tendo referido que o
dos na formação, concentrando no G2EA, por sistemas de armas, comunicações e sensores; processo de mudança em curso se constitui
deslocalização, toda a formação ministrada no - ao DCSI irão ser afectos as competências e como um contributo importante para a sua in-
Grupo nº 1 de Escolas da Armada, sediado em meios da ECO e da Direcção das Tecnologias da tenção estratégica de potenciação do recursos
Vila Franca de Xira. Informação e Comunicação - Comissão Eventual humanos da Marinha. Salientou que o fim das
No âmbito do projecto de RPE, entre os anos na área da formação em informática; e escolas técnicas não deve induzir o sentido de
de 2001 e 2003, foi realizado um conjunto si- - o Departamento de Formação Militar Na- perda, mas antes deverá constituir-se como uma
gnificativo de obras nas infra-estruturas existentes val, assumirá competências na área da forma- oportunidade para alicerçar com capacidade de
no G2EA, designadamente a beneficiação da Es- ção comum. inovação uma nova estrutura capaz de ministrar
cola de Marinharia, a beneficiação e adaptação Foi também criado o Gabinete de Tecnolo- uma formação de excelência. O produto final
dos edifícios da ex-EAS e da ex-ECO, visando a gia Educativa (GTE), ao qual foi afecto todo o de qualidade resultante dessa formação, serão
instalação respectivamente do DAE e do DOP, a pessoal e recursos materiais dos GTE das esco- os marinheiros prontos para serem entregues
recuperação do edifício do ex-DIC para instalar las técnicas. aos navios da nossa esquadra.
a ETET, a construção de uma nova coberta, a re- Mantiveram-se em funcionamento as seguintes Z
cuperação e beneficiação da messe de sargentos escolas técnicas: a Escola de Marinharia, a Escola (Colaboração do Comando do G2EA)
8 MARÇO 2004 U REVISTA DA ARMADA