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de um novo Sistema de Formação da                                            de Limitação de Avarias e a Escola de
         Marinha.                                                                     Tecnologias de Educação e Treino.
           Em 2002 foi criado o Grupo de Tra-
         balho para a Implementação do Novo                                           O FUTURO
         Sistema de Formação da Marinha, a
         funcionar na dependência do VALM                                              A reestruturação anteriormente refe-
         Superintende dos Serviços do Pessoal,                                        rida constitui-se como o primeiro passo
         e que desenvolve actualmente activida-                                       para a edificação da futura Escola de
         des no sentido de permitir a alimenta-                                       Tecnologias Navais (ETNA).
         ção das novas classes de praças.                                              Esta escola que adoptará um mode-
           A implantação destas novas classes                                         lo de formação exclusivamente depar-
         permitirá uma melhor adequação das                                           tamental, será uma realidade quando
         classes à nova estrutura orgânica dos                                        se integrarem num único Estabeleci-
         navios, a racionalização e a rentabi-  Edifício do Departamento de Armas e Electrónica.  mento de Formação Profissional da
         lização da sua formação comum, e                                             Marinha (EFPM) os departamentos de
         ainda uma maior flexibilização na gestão dos  e a construção dos alojamentos para as sargentos  formação e escolas que constituem os actuais
         recursos humanos, tendo em conta a redução  do sexo feminino, entre outros.  G1EA e G2EA.
         do número de classes.                                                   A ETNA aproxima-se pois cada vez mais da
           Cabe referir que o Novo Sistema de Formação   A SITUAÇÃO ACTUAL     realidade, surgindo na Marinha como um gran-
         da Marinha se constitui como um factor impor-                         de pólo aglutinador de Saber e Conhecimento,
         tante para a concretização da intenção estratégica   Com o objectivo de caminhar de forma segu-  privilegiando a excelência através da qualidade
         do ALM CEMA, constante na Directiva de Política  ra, para o novo tipo de escola mais moderno, a  da formação ministrada tendo em vista contribuir
         Naval em vigor, no que se refere ao segundo ob-  estrutura orgânica do G2EA foi alterada a título  para alcançar elevados padrões de desempenho
         jectivo essencial que traçou e que consiste na po-  experimental, passando a adoptar na sua estru-  da componente operacional da Marinha.
         tenciação dos recursos humanos da Marinha.  tura operativa o modelo departamental.  A ETNA será um grande pólo tecnológico de
           Este objectivo essencial é parcialmente alcança-  Para o efeito foram desactivadas a Escola de  formação profissional da Marinha, com um vasto
         do através do processo de mudança actualmente  Artilharia Naval (EAN), a Escola de Armas Sub-  leque de saberes agregados, com formação pro-
         em curso, o qual assenta nos três projectos princi-  marinas (EAS), a Escola de Comunicações (ECO)  fissional acreditada e com um Sistema de Qua-
         pais que interagem entre si e que são: a Implemen-  e a Escola de Informações de Combate (EIC).  lidade implementado na sua estrutura.
         tação do Novo Sistema de Formação da Marinha,   Em sua substituição, foram criados o De-  Pretende-se que os cursos ministrados na ETNA
         a Implantação das Novas Classes de Praças da Ar-  partamento de Operações (DOP), o Depar-  habilitem com a certificação de formação pro-
         mada e o Reordenamento do Parque Escolar.  tamento de Comunicações e Sistemas de In-  fissional de nível 2 para praças, e de nível 3 e
           O Novo Sistema de Formação da Marinha  formação (DCSI) e o Gabinete de Tecnologia  4 para sargentos, como incentivo, para atrair os
         apontou, na sua génese, para uma nova visão  Educativa (GTE).         nossos jovens para o serviço militar e para lhes
         da formação na Marinha, através da criação de   Foram também criados o Departamento de  facilitar a inserção profissional uma vez conclu-
         uma escola técnico-profissional moderna, ade-  Formação Militar Naval (DFMN) e o Departa-  ído aquele serviço.
         quadamente apetrechada e motivadora para o  mento de Armas e Electrónica (DAE) este último
         pessoal, propiciando as condições de trabalho  que resultou da transferência da área de electró- CERIMÓNIA DE DESACTIVAÇÃO
         e de bem-estar próprios para o desenvolvimen-  nica da Escola de Electrotecnia (EET) do Grupo   DAS EAN, EAS, ECO E EIC
         to do conhecimento.                nº 1 de Escolas da Armada (G1EA).
           Isto é, veio alterar o paradigma até agora vigen-  Com a actual estrutura operativa departamen-  No âmbito da visita de trabalho que o ALM
         te, caracterizado por uma estrutura de formação  tal, o G2EA passou a reunir todas as condições  CEMA efectuou ao G2EA, foi realizada no au-
         assente em escolas técnicas, cujo ensino se encon-  para iniciar a formação das praças das novas clas-  ditório do DAE uma cerimónia evocativa da
         tra ligado à funcionalidade dos serviços de bordo  ses de operações e de técnicos de armamento.  desactivação das EAN, ECO, EAS e EIC. Nesta
         dos navios mais antigos, substituindo-a por uma   Os actuais departamentos herdaram as com-  cerimónia, os três últimos directores de instru-
         estrutura departamental e modular, mais moderna,  petências e os recursos das antigas escolas como  ção, CTEN Nicholson Lavrador (EAN), CTEN
         mais económica, mais integradora, mas não menos  a seguir se indica:  Pereira da Silva (ECO) e CTEN Cavaleiro Ângelo
         eficaz, e análoga à estrutura organizacional das   - ao DOP foram afectas as competências e  (EAS/EIC), discursaram evocando a missão e a
         fragatas da classe “Vasco da Gama”, bem como  os meios das EAS, EIC, ECO, EAN e EMR, no  grande importância que aquelas escolas tiveram
         de novas unidades navais que no futuro venham  âmbito da formação das operações navais de  na formação técnica de muitas gerações de ofi-
         a ser aumentadas ao serviço da esquadra.  superfície, anti-aéreas, anti-submarinas, guerra  ciais, sargentos e praças. Posteriormente, cada
           Este sistema articula-se com o projecto do RPE,  electrónica e navegação;  um dos directores entregou ao comandante do
         que foi estabelecido tendo igualmente como   - o DAE agregou os meios e as competências  G2EA um símbolo  representando a memória
         objectivo final a redução de custos, através da  das EAS, ECO, EET (área da electrónica) e EAN,  das referidas escolas. No final desta cerimónia,
         racionalização dos recursos humanos empenha-  no âmbito da conservação e manutenção dos  o ALM CEMA discursou, tendo referido que o
         dos na formação, concentrando no G2EA, por  sistemas de armas, comunicações e sensores;   processo de mudança em curso se constitui
         deslocalização, toda a formação ministrada no   - ao DCSI irão ser afectos as competências e  como um contributo importante para a sua in-
         Grupo nº 1 de Escolas da Armada, sediado em  meios da ECO e da Direcção das Tecnologias da  tenção estratégica de potenciação do recursos
         Vila Franca de Xira.               Informação e Comunicação - Comissão Eventual  humanos da Marinha. Salientou que o fim das
           No âmbito do projecto de RPE, entre os anos  na área da formação em informática; e   escolas técnicas não deve induzir o sentido de
         de 2001 e 2003, foi realizado um conjunto si-  - o Departamento de Formação Militar Na-  perda, mas antes deverá constituir-se como uma
         gnificativo de obras nas infra-estruturas existentes  val, assumirá competências na área da forma-  oportunidade para alicerçar com capacidade de
         no G2EA, designadamente a beneficiação da Es-  ção comum.              inovação uma nova estrutura capaz de ministrar
         cola de Marinharia, a beneficiação e adaptação   Foi também criado o Gabinete de Tecnolo-  uma formação de excelência. O produto final
         dos edifícios da ex-EAS e da ex-ECO, visando a  gia Educativa (GTE), ao qual foi afecto todo o  de qualidade resultante dessa formação, serão
         instalação respectivamente do DAE e do DOP, a  pessoal e recursos materiais dos GTE das esco-  os marinheiros prontos para serem entregues
         recuperação do edifício do ex-DIC para instalar  las técnicas.        aos navios da nossa esquadra.
         a ETET, a construção de uma nova coberta, a re-  Mantiveram-se em funcionamento as seguintes          Z
         cuperação e beneficiação da messe de sargentos  escolas técnicas: a Escola de Marinharia, a Escola   (Colaboração do Comando do G2EA)

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