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«Pirataria/AMACN» - Tipos de violência contra a tripulação e passageiros, entre 1995 e 2007
                                              Tipos de violência  1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007
                                                Mantidos Reféns  320  193  419  244  402  202  210  191  359  148  440  188  292  Fonte: ICC IMB
                                             Raptados/ Resgatados  0  0  0  0  0  0  0   0   0   86  13  77  63
                                                   Ameaçados  59  56  119  68  21  72  45  55  65  34  14  17  6
                                                    Assaltados  2  9  23  58  22  9  16  9   40  12   6   2  29
                                                      Feridos  3  9  31  37  24  99  39  38  88  59  24  15  35
                                                      Mortos  26  26  51  78  3  72  21  10  21  32   0  15   5
          «Pirataria/AMACN» - Locais onde houve mais ata-  Desaparecidos  0  0  0  0  1  26  0  24  71  30  12  3  3
          ques ou tentativa destes, entre 2002 e 2007.  Total do Ano  410  293  643  485  473  480  331  327  644  401  509  317  433
                                            cuito de incêndios, ter câmaras de vigilância,  quer internacionais, quer do âmbito interno,
                                            ter sistemas de alerta, etc. Também já estão ao  à falta de políticas integradas, quer regionais,
                                            dispor da navegação, os sistemas ShipLoc  e  quer bilaterais, e ainda devido às deficientes
                                                                          15
                                            Ship Security Alert System . Actualmente, exis-  medidas adoptadas para fazerem face a es-
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                                            tem também companhias de segurança a dis-  tes actos.
                                            ponibilizar mercenários para acompanharem                          Z
                                            os navios em locais de risco, podendo mesmo           H. Portela Guedes
                                            estes serem colocados a bordo, via aérea, se                      CFR
                                            os navios já estiverem debaixo de um ataque   Notas
          «Pirataria/AMACN» - Tipos de violência contra a tri-  de «Pirataria/AMACN».  1  Fonte: World Maritime Day 2007. Disponível em
          pulação e passageiros, entre 1995 e 2007.                            http://www.worldmaritimeday.com/world_trade/glo-
                                                                               bal_transport.asp. Acedido em 051500FEV08;
         gistado um decréscimo de incidentes no Su- PERSPECTIVAS FUTURAS         2  Fonte: Lloyd´s Register/Fairplay – World Fleet Sta-
         deste da Ásia. Na Indonésia, por exemplo, tem                         tistics 2006;
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                                                                                  Foi colocada para ractificação em 29ABR1958, ten-
         havido uma significativa redução no número   Com o crescente aumento e primordial im-  do entrado em vigor a 30SET1962;
         de incidentes nos últimos 5 anos, de 121 em  portância do comércio mundial por mar, não   4  Foi colocada para ractificação em 10DEZ1982, ten-
         2003 para 43 em 2007. A Malásia e os Estrei-  restam quaisquer dúvidas que os navios são e   do entrado em vigor em 16NOV1994;
         tos de Malaca e de Singapura também têm re-  continuarão a ser um alvo por excelência para   5  A International Maritime Organization foi cria-
         gistado menos incidentes. Estas reduções em  a «Pirataria/AMACN».     da em 1948 através da Nações Unidas, inicialmente
         muito se devem ao aumento da vigilância e   Todos estes actos ilícitos, contra navios e res-  com o nome Inter-Governmental Maritime Consultati-
                                                                               ve Organization, com a finalidade de coordenar a se-
         patrulha por parte dos Estados litorais, assim  pectivas tripulações, não representam apenas   gurança marítima internacional e as práticas com ela
         como pelas medidas preventivas adoptadas  um perigo para estes, como também o são, no   relacionadas;
         pelas tripulações dos navios nestas zonas. As  caso da sua ocorrência ter lugar dentro de um   6  A International Chamber of Commerce (ICC) é uma
         autoridades do Bangladesh também têm feito  Estreito ou num corredor de tráfego, um sério   Organização internacional fundada em 1919, que tra-
         um bom trabalho, pois conseguiram reduzir  risco para a navegação na vizinhança, devido   balha para promover e suportar o comércio internacio-
                                                                               nal e a globalização;
         o número de incidentes de 47 em 2006 para  à possibilidade de uma colisão. Estes actos re-  7  A resolução A.545(13), “Medidas para preve-
         15 em 2007, contudo e apesar disso, este país  presentam também, uma grande ameaça para   nir actos de pirataria e assaltos à mão armada contra
         pede aos navios que pratiquem os seus funde-  as economias regionais, pois imagine-se, por   navios”, foi adoptada pela Assembleia da IMO, em
         adouros para se manterem alerta.   exemplo, o impacto internacional que teria o   17NOV1983;
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                                                                                  A resolução A.683(17), “Prevenção e repressão
           A natureza dos ataques mostra que os piratas  afundamento de um ou vários navios de gran-  de actos de pirataria e assaltos à mão armada contra
         entram a bordo cada vez mais armados e não  de porte no Estreito de Malaca.  navios”, foi adoptada pela assembleia da IMO, em
         hesitam em assaltar ou ferir as guarnições dos   Por mais medidas internacionais que se to-  06NOV1991;
                                                                                 9
         navios. Em 2007 existiram 72 incidentes em  mem, nunca se conseguirá erradicar de vez    A resolução A.738(18), “Medidas para prevenir e
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         que houve o uso de armas. O número de                                     da contra navios”, foi adoptada pela assembleia
         elementos assaltados ou feridos foi de 64,                                da IMO, em 04NOV1993;
         enquanto em 2006 tinha sido de 17.                                         10  A resolução A.922(22), “Código de prática
           O aumento do número de incidentes                                       para investigação de crimes de pirataria e assaltos
         em 2007 reflecte a falta de capacida-                                      à mão armada contra navios”, foi adoptada pela
                                                                                   Assembleia da IMO, em 29NOV2001;
         de de alguns países para fazerem face                                      11  Parágrafo 2.2 do Anexo à resolução
         a este problema. O IMB acredita que se                                    A.922(22);
         não houver uma pressão internacional                                       12  A resolução A.979(24), “Pirataria e assaltos à
         contínua, para se fazer cumprir a lei,                                    mão armada contra navios nas águas da costa da
                                                                                   Somália”, foi adoptada pela Assembleia da IMO,
         muitos países não darão a este tipo de                                    em 23NOV2005;
         crimes a prioridade que eles requerem.                                     13  Fonte: Nazery Khalid do Maritime Institute of
         A «Pirataria/AMACN» não afecta só as                                      Malaysia, em Burden Sharing, Security and Equi-
         tripulações, os comerciantes e os gover-                                  ty in the Straits of Malacca. Disponível em http://
         nos, mas todos nós que dependemos do   Um ataque de “Pirataria” a decorrer.  www.mima.gov.my/mima/htmls/papers/pdf/na-
                                                                                   zery/nazery%20-%20SOM%20burden% 20sha-
         comércio marítimo.                                                        ring%20for%20JapanFocus%20_13Nov06_.pdf.
                                            com a «Pirataria/AMACN», pelo que a solu-  Acedido em 231730JAN08;
         “THE STATE OF THE ART” NO COMBATE  ção terá que passar sempre por tentar reduzir,   14  Fonte: Marine Department, Peninsular Malay-
         À «PIRATARIA» E AOS «ASSALTOS À    quer o número, quer a violência de tais actos   sia com base no Annual shipping traffic traversing the
                                                                               Straits of Malacca, reporting to Port Klang’s Vessel Tra-
         MÃO ARMADA CONTRA NAVIOS»          ilícitos, sendo para tal necessário a imposição   ffic System center;
                                            de medidas coercivas que combinem, essen-  15  Sistema introduzido pela IMB, em Junho de 2000,
           As vulnerabilidades dos navios mercantes à  cialmente, as componentes política, econó-  que reporta a posição do navio via satélite e que permite
         «Pirataria/AMACN» podem ser minimizadas  mica, legal, diplomática e de defesa. Os Es-  a sua localização em qualquer parte do mundo;
                                                                                   Sistema que está operacional desde 2004 e que
                                                                                 16
         pela adopção de algumas medidas preventi-  tados irão ter sempre muitas limitações para   permite à tripulação, no caso de sofrer um ataque, acti-
         vas por parte dos armadores e tripulações, tais  fazerem face a este tipo de actos, essencial-  var um botão de alarme, que envia um sinal de socorro
         como, manter prontas as mangueiras do cir-  mente devido às limitações das actuai s leis,   para o armador e para as autoridades relevantes.
         14  ABRIL 2008 U REVISTA DA ARMADA
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