Page 35 - Revista da Armada
P. 35
Navios Hidrográficos
3. O IATE REAL AMÉLIA III
A preocupação do Rei D. Carlos I em dotar a investigação ocea- para o Rei e seus convidados assistirem ao copejo do atum. Ainda nesse
nográfica dos meios necessários, levou à aquisição de um novo iate, mês fez observações oceanográficas na área do Cabo Espichel e Sesim-
em troca do anterior, o “Amélia II”. A escolha desta vez recaiu no iate bra rumando depois para sul a fim de realizar a Campanha Oceanográ-
“Yacona”, construído em 1898 nos estaleiros ingleses John Scott and fica no Algarve, onde efectuou observações na área de Faro a Vila Real
Co de Kingshorn. de Santo António, as quais incluíram o lançamento de garrafas Mitchell
para determinação da direcção da corrente. No Algarve a prioridade foi
A embarcação deu entrada no Rio Tejo em 17 de Abril de 1899 e para o estudo do atum, tendo sido obtidos dados sobre correntes, tem-
foi atracar em Paço de Arcos junto ao seu antecessor. Por portaria de
27 do mesmo mês o iate “Amélia peraturas e transparência da água,
III” foi considerado para todos os a fim de se poderem conhecer a
efeitos como navio da Armada razão de mais ou menos abun-
Portuguesa tripulado por oficiais dância desse peixe e compreen-
de Marinha da Casa Militar de El- der o regime que seguia. Com tal
-Rei e ficando a antiga tripulação objectivo o Rei assistia de perto ao
daquele navio considerada adida copejo do atum. O estudo exaus-
ao Corpo de Marinheiros. Passou tivo do atum, incluindo as condi-
assim, pela primeira vez, um iate cionantes da sua captura, levou
real propriedade pessoal do Rei D. Carlos a publicar em 1899 a
para navio de Estado. obra “A Pesca do Atum no Algar-
ve em 1898” que constituiu a sua
Considerado muito ele- primeira monografia científica.
gante devido ao caimento da
popa e da proa, possuía velas Durante o mês de Agosto da-
de proa e latinos largos em quele ano efectuou observações
dois mastros, podendo no tra- na Baía de Cascais e em Sesim-
quete armar um redondo. bra, tendo em ambos os casos realizado sondagens e largado o arrasto.
De Novembro a Maio do ano seguinte o navio esteve em fabricos, rea-
Construído em aço, apresentava as seguintes características: tando as observações oceanográficas na área do Cabo Espichel, Sesim-
Deslocamento máximo .........................................650 toneladas bra e Baía de Cascais de Junho a Agosto de 1900. De salientar que foi
Comprimento (fora a fora) ......................................54,86 metros ainda a bordo do iate “Amélia III” que, em 2 de Junho de 1900, foi pela
Calado: AV ..................................................................2,60 “ primeira vez testado o prumo de Lord Kelvin, em 20 braças ao largo do
Cabo Espichel. Também sondagens e pescas de arrasto foram efectuadas
AR .................................................................4,08 “ em Junho de 1901 na Costa da Galé.
Velocidade ..................................................................13 nós Para além das campanhas oceanográficas, este iate foi bas-
Dispunha de uma máquina, de tríplice expansão vertical de tante utilizado pela Família Real, nomeadamente em passeios,
3 cilindros, de 950 Hp e um dínamo de 85 volts e 46 amperes acontecimentos sociais e protocolares como as inaugurações
com 300 rotações. Sempre que o dínamo não trabalhava a ilu- do Sanatório do Outão (06JUL1900) e da estátua do Infante D.
minação eléctrica era garantida por 35 acumuladores, enquanto Henrique no Porto (21OUT), e a recepção ao Príncipe do Mónaco
o funcionamento do motor, de piano eléctrico, era assegurado (FEV1901). Em 18 de Junho de 1901 o navio zarpou rumo ao Fun-
por 6 outros acumuladores que forneciam um potencial de 12 chal, no âmbito de uma visita da Família Real aos arquipélagos da
volts e uma corrente de 3 amperes. O hélice tinha quatro pás. Madeira e dos Açores que durou praticamente dois meses. Levan-
Com vista à investigação oceanográfica, o iate foi apetrechado de do a bordo diversas individualidades escalou Porto Santo, Funchal,
equipamento para sondagem hidrográfica, medição de temperaturas, Vila do Porto , Horta, Santa Cruz da Graciosa, Praia da Vitória, An-
densidades, transparência, correntes, colheitas de amostras de água e gra e Ponta Delgada.
sedimentos, pescas diversas incluindo a pelágica e ainda para captura Contando com a presença a bordo do Rei D. Carlos, o “Amélia III”
de espécies marinhas. Tratava-se, em grande medida, de equipamen- participou nas manobras navais realizadas em 22 de Agosto de 1901,
to bastante avançado para a época como o prumo Lucas para gran- que incluíram exercícios de desembarque e simulação de ataque dos
des profundidades, de peso perdido e fixo, termómetro Chabaud, de torpedeiros à esquadra. Na ocasião, em Lagos, entrou em contacto
precisão, termómetros de inversão de Negretti, Zambra e Chabaud, com a esquadra inglesa do Mediterrâneo e com a do Canal, tendo o
densímetro Buchanan, garrafas e flutuadores Mitchell. encontro proporcionado uma confraternização entre aliados que in-
Uma das particularidades que se verificava na época era a cluiu a celebração de uma missa campal na qual, além das guarnições
existência a bordo de algum armamento, parte do qual se desti- dos navios portugueses, participaram os católicos que integravam a es-
nava à captura de espécies ornitológicas. Neste âmbito, existiam quadra inglesa, calculados em cerca de oitocentos homens.
duas peças Hotchkiss de 47 milímetros, duas para tiro de chum- Entretanto, à semelhança do que se verificara em relação aos ante-
bo de carregar pela culatra e uma arma porta-arpão, para além riores iates, também este foi substituído. Em Novembro de 1901, atra-
de diversas carabinas e espingardas de caça. cava em Lisboa o iate “Ranshee” e a 6 de Novembro o “Amélia III” era
A guarnição inicial era de 36 homens incluindo três oficiais de abatido ao efectivo.
Marinha, um médico e um naturalista, lugar que desde a primeira
campanha era ocupado por Albert Giscard, o principal conselhei- Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
ro do Rei para assuntos oceanográficos.
A primeira viagem foi ao Algarve com largada a 3 de Maio de 1899,