Page 35 - Revista da Armada
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Navios Hidrográficos

4. O IATE REAL AMÉLIA IV

   Originalmente denominado “Ranshee”, foi construído em 1899                                               A partir de 1906, com o sensível agravamento da situação política, o
nos estaleiros “Ramage and Ferguson”, em Leith, na Escócia, de                                              Rei limitou os seus embarques e deste modo realizou apenas uma
acordo com os planos de um cruzador inglês de 2ª classe.                                                    observação oceanográfica em Junho a Sesimbra e somente quatro
                                                                                                            em 1907, ao largo do cabo Espichel.
   Adquirido por Portugal, chegou a Lisboa em 2 de Novembro de
1901 para substituir o iate “Amélia III”, em trabalhos oceanográficos                                          Em 6 de Outubro de 1907, por altura da realização de uma regata
e igualmente servir de iate real.                                                                           de vela, o Rei esteve pela última vez a bordo. Decorridos três me-
                                                                                                            ses, em 1 de Fevereiro de 1908, era assassinado no Terreiro do Paço
   Tratava-se de um navio com casco em aço de duplo fun-                                                    quando regressava de Vila Viçosa. D. Carlos o Monarca Sábio, no di-
do, apresentando as seguintes características:                                                              zer do Príncipe Alberto I do Mónaco, ficará na História como o Pai da
                                                                                                            Oceanografia Portuguesa. Uma homenagem que perdura à sua obra é
   Deslocamento máximo ................................................1.370 toneladas                      a inclusão do nome “Amélia” entre os mais famosos navios da era da
   Comprimento fora a fora ........................................... 71,40 metros                         exploração que decoram o frontal do Museu Oceanográfico do Mó-
   Boca ............................................................................................8,80 “  naco. Ainda nesse ano de 1908, em Agosto, D. Manuel II e sua mãe
   Calado .......................................................................................4,62 “
   Velocidade.................................................................................15 nós                                              embarcaram indo até ao cabo Raso
                                                                                                                                                  e a Outão. Foi esta a última viagem
   Possuía duas máquinas alter-                                                                                                                   do “Amélia IV” como iate real.
nativas de três cilindros de tríplice
expansão de 1.800 HP, e duas cal-                                                                                                                     A revolta do 5 de Outubro veio
deiras que trabalhavam à pressão                                                                                                                  a surpreender o navio fundeado
de 180 psi. Dispunha também de                                                                                                                    frente à Junqueira, que para não
uma máquina de gelo, o que cons-                                                                                                                  ser tomado pelos revoltosos foi
tituía novidade para a época.                                                                                                                     fundear a Cascais e posteriormen-
                                                                                                                                                  te transportou a Família Real da
   Largou de Lisboa, pela primei-                                                                                                                 Ericeira para Gibraltar.
ra vez com guarnição portuguesa,
em 6 de Novembro de 1901.                                                                                                                             Em 12 de Setembro de 1911
                                                                                                                                                  passou a ser classificado como
   Na qualidade de iate real o                                                                                                                    aviso de esquadra e rebaptizado
“Amélia IV” fundeou várias ve-                                                                                                                    com o nome de N.R.P. “Cinco de
zes em Cascais e praticou o porto                                                                                                                 Outubro”. Saiu para o mar a 28 de
de Setúbal, especialmente para                                                                                                                    Setembro e até Dezembro de 1912
visitas ao Sanatório do Outão.                                                                                                                    cumpriu missões no Continente e
Em 1903 escalou portos espa-                                                                                                                      na Madeira, tendo a partir de Ja-
nhóis e franceses do Mediterrâ-                                                                             neiro de 1913 e até à data do seu abate dedicado-se, prioritariamente,
neo. Nesse ano e nos seguintes até 1907 fundeou em Lagos a fim                                              ao serviço da hidrografia.
de D. Carlos receber cumprimentos da esquadra inglesa que habi-                                                Em Março de 1913 largou para trabalhos hidrográficos. Fazendo
tualmente ali terminava as suas manobras de Verão. De registar a                                            parte da Missão Hidrográfica da Costa de Portugal participou nos le-
ida a Génova, em Março de 1906 e Janeiro de 1907, para transpor-                                            vantamentos destinados a actualizar os planos hidrográficos da cos-
tar material destinado à Exposição Mundial de Milão e em Março,                                             ta marítima portuguesa e a oceanografia do mar adjacente e ainda
com a Rainha e os dois Príncipes a bordo, numa visita a Sevilha.                                            efectuou campanhas nos Arquipélagos da Madeira e Açores. Pelo
                                                                                                            seu comando passaram, entre outros, os capitães de fragata Hugo de
   No que respeita a trabalhos científicos, um dos principais objec-                                        Lacerda e Almeida Carvalho cujos nomes viriam, algumas décadas
tivos das observações e das campanhas oceanográficas foram os es-                                           mais tarde, a ser atribuídos a navios hidrográficos.
tudos ictiológicos. Após as campanhas realizadas nos últimos anos                                              Em 11 de Março de 1930 foi abatido como aviso e passou a na-
do século XIX no Algarve, que se reportaram ao conhecimento do                                              vio hidrográfico mantendo contudo o mesmo nome. De Dezembro
atum, seguiu-se, em 1902, o estudo da sardinha, por se recear que                                           desse ano a Fevereiro de 1936, foi comandado pelo então 1º Tenente
o início da actividade da pesca de arrasto a vapor provocasse a sua                                         Américo Thomaz que viria a ser Ministro da Marinha e, mais tarde,
escassez. Relativamente à falta da sardinha o Rei deu uma entrevista                                        Presidente da República.
ao jornal francês “Petit Parisien”, em Fevereiro de 1903, já que este                                          Largou para o Funchal em Junho de 1936 a fim de iniciar a Cam-
fenómeno era sentido em águas francesas.                                                                    panha Hidrográfica da Madeira e dos Açores mas regressou a Lisboa
                                                                                                            em Outubro, sem ter completado a missão, devido ao seu mau esta-
   Em 1902 o “Amélia IV” efectuou em Maio sondagens em Se-                                                  do de conservação. Em 14 de Janeiro de 1938 foi abatido ao efectivo
túbal, em Junho arrasto em Sesimbra, sondagens e arrasto em                                                 um navio que participou em acontecimentos relevantes da História
Albufeira em Julho e uma Campanha Oceanográfica no Algarve                                                  Contemporânea Portuguesa. Terminou a sua vida sob a designação
em Agosto. Em Junho e Julho de 1903 fez observações em Sesim-                                               de N.R.P. “Cinco de Outubro” mas foi por ventura aquele que mais
bra e Setúbal, maioritariamente actividade piscatória, observa-                                             serviços prestou à hidrografia nacional de entre os quatro iates que
ções que se repetiram em 1904 nos meses de Verão em Sesimbra,                                               ostentaram o nome “Amélia”, evocando o notável contributo que o
Cabo Raso e Sagres.                                                                                         Rei D. Carlos prestou ao estudo e à investigação das ciências do mar.

   Depois do atum e da sardinha os estudos dedicaram-se aos tuba-                                                    Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
rões, tendo em 1904 o Rei publicado “Os esqualos obtidos nas costas
de Portugal durante as Campanhas de 1896 a 1903”. Foram
efectuadas em 1905 sondagens em Sesimbra e nesse ano D. Carlos
iniciou elaboração de uma carta com todas as sondagens conheci-
das até 60 milhas da costa e a ser apresentada na escala 1/100.000.
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