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gadas pela DSF, sob a égide da Superinten- ções do Trabalho (Ministério do Trabalho por meio de inspecções técnicas e do seu
e da Solidariedade Social). «Plano de Acção de Melhoria Contínua
dência do Pessoal. da Qualidade do SFPM» que define objec-
Em jogo estão recursos humanos, com- tivos… metas e da Avaliação Externa que
Definidos os objectivos e a coordenação, mede, já em contexto profissional, a cada
fica assim orientada a concepção curricular petências, meios, resultados e a organização seis meses de trabalho, indicadores da
e o consequente desenho dos cursos e, a fe- que satisfaz o Sistema. formação recebida, através de avaliações
Na dependência funcional da Direcção de impacto, questionários aos formandos
char o circuito, a avaliação da, note-se, For- e aos seus chefes directos no sentido de
mação, tudo para que o “erro detectado” do Serviço de Formação (DSF) que se ocu- avaliar em que medida a formação minis-
permita reagir, localmente ou, a outro nível, pa de nove entidades como escolas que trada corresponde às necessidades exigi-
por acção da própria DSF, no sentido da sua formam as classes de praças e sargentos, a das para o exercício do cargo ou funções
ETNA uma delas, os centros de especiali-
eliminação. inerentes ao posto e classe.
No plano interno assistimos numa sala zação e, com lei específica, a Escola de Hi- A burocracia inerente ao
a uma das Avaliações Finais de um Curso drografia, todas seguindo os «Conceitos,
rigor, já depurada de alguma
de Técnicas de Formação, a ser ganga, é, para cada curso, com-
pilada no respectivo «Dossier
efectuada perante os camaradas Técnico-Pedagógico».
e colegas de curso e os formado- No Livro de Actas do Con-
selho Técnico-pedagógico, um
res responsáveis; Recordámos dos dois órgãos consultivos do
Comando, lemos “ Apreciação
alguns passos (cumprimentar, e proposta de exclusão de F…
Marinheiro Artilheiro» mas foi-
declinar o nome, informar da -nos explicado que a exclusão
não tem aqui um carácter pu-
sua experiência (área e exten- nitivo mas pedagógico e se re-
porta a factos impeditivos dum
são), introduzir o tema (no caso, bom aproveitamento (saídas
para o mar, doença…).
“Humidade Relativa e Ponto
As punições, essas são do do-
de Orvalho”) e, sempre por eta- mínio do Disciplinar e competem
aos Comandos das Unidades…
pas, desenvolvê-lo apoiado em
Nos cursos de maior respon-
áudio-visuais, com, oportunas sabilidade, existe um trabalho
final a ser defendido perante um
perguntas à turma “… mas só Júri (o Director Técnico-pedagó-
gico, o Chefe do Departamento e
responde quem eu indicar!”… o Director do Curso) que é, para
os Cursos de Formação de Sar-
dois exemplos, de complexi- gentos Electrotécnicos e de Ma-
quinistas Navais, a PAP de que
dade crescente, projectados na já falámos, e para os outros CFS e
os de Promoção a Sargento-Chefe
tela e, feitos esclarecimentos, um (todos com um módulo de Lide-
rança na Escola de Fuzileiros)
exercício individual … perfeito, uma Monografia.
considerámos nós, embora ve- A ETNA, alertam-nos, passou
a assegurar também, para milita-
nha a ser escalpelizada, por to- Formatura Geral perante o Comando. rizados e civis, os Cursos de For-
dos, numa autoscopia resultante mação do Pessoal dos Quadros
dos Estabelecimentos da Marinha.
da gravação vídeo onde os erros Além da Secretaria Escolar que respon-
de pela burocracia, dispõe de uma bem
de cada um aproveitarão mais a equipada Editora Escolar onde, recebidas
as matrizes preparadas pelos diversos for-
todos do que uma qualquer dis- madores, segundo a aprendizagem feita no
DFTE, são os Manuais Escolares impressos,
plicente aprovação. cada Departamento com capa de sua cor.
Aí pudemos apreciar uma apelativa gra-
Processos de I & D na área vura com a versão integral de “A Portugue-
sa” que, encaixilhada, se destina às cobertas.
das Ciências/Tecnologias da Um Centro de Recursos dispõe de uma
biblioteca de 4000 livros, de acessos à intra-
Educação e da “ assistência na net e à internet, além de espaços de estudo
e de um auditório, tudo ao serviço dos for-
aplicação… /e/ de acções de mandos que o podem frequentar nos seus
tempos livres.
ajustamento, evolução e de ino-
25REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2011
vação” em busca da “eficácia”
com recurso a “auditorias de
gestão e na execução de /decor-
rentes/ inovações”, atravessam
o Departamento.
Da lista de doze cursos dis-
poníveis, os de Gestão de Re-
cursos Humanos são feitos com Pronto para a Revista!
recurso a convidados externos.
A colecção de mochos que enche uma Princípios e Organização» preconizados no
vitrina, notámos, tem aqui a força de uma Vol. I do MQF e conformando-os com os
justificação mítica que assimila o estranho «Procedimentos e Instruções» do segundo
pássaro ao… saber. volume.
Pôr a funcionar um organismo tão com- Instruções Permanentes próprias (IP’s)
plexo e, em certos domínios, tão imbricado completam, no terreno, a especificação dos
impõe um enorme esforço de coordenação processos do Sistema de Gestão da Quali-
e tanto mais quanto melhor se quiser pre- dade numa “perspectiva de melhoria con-
servar o factor qualidade. Daí estarmos, na tínua”, objectivo central que esteve na base
nossa conversa com o Director Técnico Pe- do processo de Candidatura à Acreditação
dagógico, diante do Manual de Qualidade em 1996 e da sua renovação em 1999 e que
da Formação (MQF), documento central se vai mantendo pela criação de “evidên-
do Sistema de Formação Profissional da cias” como relatórios, avaliações, etc. que
Marinha (SFPM), cujas Escolas e Centros são, anualmente, o garante dum apertado
de Formação estão acreditados pelo Mi- Controle de Qualidade.
nistério da Defesa Nacional, sob parecer Disso se ocupa o Observatório da
da Direcção Geral do Emprego e das Rela- Qualidade de Formação, órgão da DSF