Page 59 - Revista da Armada
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A firma Vredestein desenvolveu um novo tipo de O navio japonês m: V. «Toyota Maru n.O 16" atracou
defensas - Jumbo -, as maiores do Mundo, que ao porto de Antuérpia pela primeira vez e descar-
podem ter 3 m de diâmetro, 6 m de comprimento regou 1230 veículos. O tempo de descarga foi de
e 25 t de peso e suportar uma força de 660 tlm. A ca- 8 h 30 m, dando uma média de 145 carros por
pacidade das utilizadas actualmente é de ~O tlm. hora. Os veículos foram elevados para o convés
Constituem a solução para proteger os cais e os e conduzidos para o cais atra~és duma rampa.
navios gigantes contra os choques na acostagem.
(Do «Boletim Analítico da Junta Nacional da Marinha Mercante " )
Em 30-6-71 a frota mundial de navios petroleiros
(só navios com mais de 10 000 t) compreendia 3286
unidades, num total de 160 969 022 t dw.
Os astronautas regressam da Lua teoricamente mais
novos do que se tivessem permanecido na Terra.
Os países que concentravam maior tonelagem eram : Poderão os homens, no futuro, ao viajarem para
outros sistemas planetários, vir a encontrar na
Terra os seus filhos mais velhos do que eles
N.O de próprios?!
Idw
navios
Libéria 727 .394292 / /
Reino Unido 406 240938/4 A poluição (destruição do meio ambiente onde vivem
os homens, os animais e as plantas) ameaça a civili-
Noruega 293 17 79/ 34 /
zação que a sociedade industrial criou visto que,
Japão / 68 16482470 naturalmente, os fumos, os gases, os detritos, os
óleos, os pesticidas, os detergentes e outros produtos
E. U. A. 338 917688/
que diàriamente se lançam no mar, nas plantações
Grécia 2 /J 8341 839 e na água dos rios acabarão por modificar as condi-
ções normais de vida.
Juntamente com a droga, a criminalidade e a violên-
cia, a poluição traz a maior preocupação aos cida-
Uma invenção canadiana para limpar o óleo nos dãos conscientes da comunidade mundial, multi-
oceanos está a encontrar grande aceitação em todo plicando-se, actualmente, as medidas para a com-
o Mundo. Trata-se de uma embarcação equipada bater.
com uma passadeira rolante de material absorvente
embebido em óleo, de maneira a não recolher a
água. Mergulha-se a faix,a no óleo em flutuação,
mantendo-a em rotação por meio de um pequeno
motor. O óleo é absorvido e depois expelido por
meio de uma máquina compressora. O aparelho,
que se denomina Slick-Licker, pode recolher 45 ga-
lões de óleo por minuto e o seu custo é de cerca de
7500 dólares.
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