Page 270 - Revista da Armada
P. 270

Carreiras de sargentos e praças






             - novo sistema de instrução








                Sei que muitos sargentos e praças alertados por   se  para  dar a conhecer, nas suas linhas gerais, os
             toda uma série de acções que vêm sendo tomadas vi·   trabalhos que se encontram em  curso. Como meio
             sando a implantação na Marinha de um novo .. Siste-  de  divulgação  informal,  simples,  directo,  seguro,
             ma de Instrução».  conforme determinado pejo des-   credor de confiança e susceptível de atingir o maior
             pacho do CEMA 0 .° 68/81 , de 3 de Novembro, e, na   número dos interessados veio logo à ideia a «Revis-
             expectativa de terem que enfrentar novas exigências   ta da Armada ...
             em termos de preparação, nomeadamente no sector       O  tema  poderia  ser tratado  de  vârias  maneiras
             da  formação básica, se interrogam sobre as  reper-  mas, se o objectivo fundamental era dar resposta a
             cussões que este facto  poderá ter na sua carreira,   determinadas  preocupações  jâ  manifestadas,  por-
             manifestando  uma  certa  preocupação  quanto  ao   que não imaginar as perguntas que um sargento ou
             futuro.                                             praça gostaria de fazer sobre o assunto, caso tivesse
                Pensei, assim, que seria oportuno proceder a um   oportunidade. Não sei se as perguntas seriam exac-
             amplo esclarecimento que repusesse a tranquilida-   tamente estas, mas as respostas são com certeza as
             de nos espíritos e que, ao mesmo tempo, contribuis-  que eu pretendia que fossem dadas ...



                P -  Fala·se muito de um novo Sistema de Instruçâo. Gos·   P -  Mas de que trata a Abordagem Sistemática e porquê
             taria de saber porquê,  em que consiste,  e,  especialmente. se   tanto tempo para pôr em vigor esse metodo se se lhe reconhe-
             há razâo para temer as consequências.               cem vantagens em relação ao que se tem vindo a praticar?
                A -  Não é caso para isso. Julgo que todos nos apercebe·   R -  Primeiro vou ver se consigo resumir em poucas pala-
             mos com clareza do facto de o novo sistema de instrução, cujos   vras em que consiste o método de Abordagem Sistemática de
             métodos e doutrina se  mantêm nos seus aspectos essenCIaiS   um problema. Responderei depois à segunda parte da pergun-
             há cerca de 30 anos, se estar a mostrar incapaz de responder   ta.  Por volta dos anos 40, foram dados os primeiros passos na
             com eficácia às actuais exigências de preparação do pessoal.   chamada Teoria dos Sistemas, como de responder a questões
                Claro que. por maioria de razão. dificilmente poderia satis·   de  natureza  militar.  e  que  rapidamente  se  alargou  a  todas
             fazer,  sem custos incompatíveis, a mais elevados padrôes de   as  áreas  do  conhecimento,  sendo  hOJe  largamente  utilizada
             execução  operacional  requeridos  pela  possivel  aquisição   ~ difundida.
             de  novas  unidades,  ou  pelo  simples  reapetrechamento  das   Assenta na interdependência das coisas sem  olhar à  sua
             existentes.                                         natureza. partindo da noção de Sistemas e da sua universalida-
                Esta constatação levou a que de alguns anos a esta parte
             se tenha vindo a exercer um profundo esforço no sentido de o   de. Nesta óptica. é considerado Sistema qualquer conjunto de
             integrar  nos  actuais  conceitos  de  formação,  em  prática  na   partes interdependentes. formando um todo com um dado ob-
                                                                 Jectivo.  sendo normalmente cada uma delas um sub-sistema.
             maioria dos países da NATO.                         ASSim. por exemplo, um átomo. que por si só constitui um Siste-
                p- Já há muito lempo que não "faço» um curso,  nem te-
             nho estado ligado à Instrução. por isso ainda náo me apercebi   ma com os seus componentes. é um sub-sistema do Sistema
                                                                 Universo. mantendo com ele um conjunto de relações específi-
             de qualquer al/eração nesse senlido ...             cas.  Evidentemente que extrapolando este conceito, conside-
                A - Trata-se essencialmente de um esforço voltado à mo-
             dernização,  mas  procurando  sobretudo  conciliar  as  sempre   ra-se também Sistema qualquer organização que possua uma
             crescentes exigências de instrução com as constantes limita-  finalidade a atingir.
             ções de  recursos disponíveiS.  e  que tem  incidido prioritaria-  P -  Vejo. assim. que a Marinha tambem pode constituir um
             mente em  dois sentidos: o primeiro. no campo dos conceitos   "Sistema .. ?
             e dos métodos. está relacionado com a decisão da Marinha de   A- E claro que sim, sendo ao mesmo tempo um sub-siste-
             adoptar a Abordagem Sistemática ao Treino (AST) como a me-  ma do sistema Forças Armadas, e contendo, por sua vez, vá-
             todologia  a  ser seguida  no campo  da educação e  do  treino   rios  sub-sistemas  (logístico,  Operacional,  etc.),  todos  estes
             Naval: o segundo, incidindo no campo tecnolôgico. respeita ao   com os seus componentes. e existindo entre todos relações de
             desenvolvimento dos meios de apoio à instrução na área dos   interdependência.
             audio-visuais. da simulação e da instruçãO assistida por com-
             putador.                                               Portanto.  devemos considerar  a  instrução também  como
                P - E quando foi tomada a decisão que proferiu?   um  Sistema  (sub-sistema  do  Sistema  Marinha),  pelo  que  a
                A -  A  adopção da Abordagem Sistemática ao Treino fOI   "Abordagem Sistemática da Instrução .. , ou. de acordo com os
             decidida pelo almirante CEMA Já  em  fins de 1981  e o seu de-  conceitos em vigor, do Treino, representa um método cuidado-
             senvolvimento  tem·se  vindo  a  efectuar cuidadosamente  se-  so  para a análise de todos os aspectos que, no fundo, contri-
             gundo uma programação que. a despeito de naturais vicissitu-  buem para o funcionamento hamónico desse mesmo Sistema
             des de percurso, se tem conseguido cumprir com escassos re-  por estarem ligados entre si e apresentarem relações de inter-
             cursos  humanos  e  materiais  e  sem  percalços  excessivos.   dependênCia.
             Teve-se em vista. também. proporcionar uma transiçáo suave.   Aplicando a  Abordagem  Sistemática  ao  Treino  podemos
             minimizando naturais reacções a uma tão profunda alteração   conceber um .. Sistema de Treino" concretizado num cicio diná-
             no campo dos métodos e dos meios.                   mico. fechado. e que tem as seguintes fases:

             16
   265   266   267   268   269   270   271   272   273   274   275