Page 270 - Revista da Armada
P. 270
Carreiras de sargentos e praças
- novo sistema de instrução
Sei que muitos sargentos e praças alertados por se para dar a conhecer, nas suas linhas gerais, os
toda uma série de acções que vêm sendo tomadas vi· trabalhos que se encontram em curso. Como meio
sando a implantação na Marinha de um novo .. Siste- de divulgação informal, simples, directo, seguro,
ma de Instrução». conforme determinado pejo des- credor de confiança e susceptível de atingir o maior
pacho do CEMA 0 .° 68/81 , de 3 de Novembro, e, na número dos interessados veio logo à ideia a «Revis-
expectativa de terem que enfrentar novas exigências ta da Armada ...
em termos de preparação, nomeadamente no sector O tema poderia ser tratado de vârias maneiras
da formação básica, se interrogam sobre as reper- mas, se o objectivo fundamental era dar resposta a
cussões que este facto poderá ter na sua carreira, determinadas preocupações jâ manifestadas, por-
manifestando uma certa preocupação quanto ao que não imaginar as perguntas que um sargento ou
futuro. praça gostaria de fazer sobre o assunto, caso tivesse
Pensei, assim, que seria oportuno proceder a um oportunidade. Não sei se as perguntas seriam exac-
amplo esclarecimento que repusesse a tranquilida- tamente estas, mas as respostas são com certeza as
de nos espíritos e que, ao mesmo tempo, contribuis- que eu pretendia que fossem dadas ...
P - Fala·se muito de um novo Sistema de Instruçâo. Gos· P - Mas de que trata a Abordagem Sistemática e porquê
taria de saber porquê, em que consiste, e, especialmente. se tanto tempo para pôr em vigor esse metodo se se lhe reconhe-
há razâo para temer as consequências. cem vantagens em relação ao que se tem vindo a praticar?
A - Não é caso para isso. Julgo que todos nos apercebe· R - Primeiro vou ver se consigo resumir em poucas pala-
mos com clareza do facto de o novo sistema de instrução, cujos vras em que consiste o método de Abordagem Sistemática de
métodos e doutrina se mantêm nos seus aspectos essenCIaiS um problema. Responderei depois à segunda parte da pergun-
há cerca de 30 anos, se estar a mostrar incapaz de responder ta. Por volta dos anos 40, foram dados os primeiros passos na
com eficácia às actuais exigências de preparação do pessoal. chamada Teoria dos Sistemas, como de responder a questões
Claro que. por maioria de razão. dificilmente poderia satis· de natureza militar. e que rapidamente se alargou a todas
fazer, sem custos incompatíveis, a mais elevados padrôes de as áreas do conhecimento, sendo hOJe largamente utilizada
execução operacional requeridos pela possivel aquisição ~ difundida.
de novas unidades, ou pelo simples reapetrechamento das Assenta na interdependência das coisas sem olhar à sua
existentes. natureza. partindo da noção de Sistemas e da sua universalida-
Esta constatação levou a que de alguns anos a esta parte
se tenha vindo a exercer um profundo esforço no sentido de o de. Nesta óptica. é considerado Sistema qualquer conjunto de
integrar nos actuais conceitos de formação, em prática na partes interdependentes. formando um todo com um dado ob-
Jectivo. sendo normalmente cada uma delas um sub-sistema.
maioria dos países da NATO. ASSim. por exemplo, um átomo. que por si só constitui um Siste-
p- Já há muito lempo que não "faço» um curso, nem te-
nho estado ligado à Instrução. por isso ainda náo me apercebi ma com os seus componentes. é um sub-sistema do Sistema
Universo. mantendo com ele um conjunto de relações específi-
de qualquer al/eração nesse senlido ... cas. Evidentemente que extrapolando este conceito, conside-
A - Trata-se essencialmente de um esforço voltado à mo-
dernização, mas procurando sobretudo conciliar as sempre ra-se também Sistema qualquer organização que possua uma
crescentes exigências de instrução com as constantes limita- finalidade a atingir.
ções de recursos disponíveiS. e que tem incidido prioritaria- P - Vejo. assim. que a Marinha tambem pode constituir um
mente em dois sentidos: o primeiro. no campo dos conceitos "Sistema .. ?
e dos métodos. está relacionado com a decisão da Marinha de A- E claro que sim, sendo ao mesmo tempo um sub-siste-
adoptar a Abordagem Sistemática ao Treino (AST) como a me- ma do sistema Forças Armadas, e contendo, por sua vez, vá-
todologia a ser seguida no campo da educação e do treino rios sub-sistemas (logístico, Operacional, etc.), todos estes
Naval: o segundo, incidindo no campo tecnolôgico. respeita ao com os seus componentes. e existindo entre todos relações de
desenvolvimento dos meios de apoio à instrução na área dos interdependência.
audio-visuais. da simulação e da instruçãO assistida por com-
putador. Portanto. devemos considerar a instrução também como
P - E quando foi tomada a decisão que proferiu? um Sistema (sub-sistema do Sistema Marinha), pelo que a
A - A adopção da Abordagem Sistemática ao Treino fOI "Abordagem Sistemática da Instrução .. , ou. de acordo com os
decidida pelo almirante CEMA Já em fins de 1981 e o seu de- conceitos em vigor, do Treino, representa um método cuidado-
senvolvimento tem·se vindo a efectuar cuidadosamente se- so para a análise de todos os aspectos que, no fundo, contri-
gundo uma programação que. a despeito de naturais vicissitu- buem para o funcionamento hamónico desse mesmo Sistema
des de percurso, se tem conseguido cumprir com escassos re- por estarem ligados entre si e apresentarem relações de inter-
cursos humanos e materiais e sem percalços excessivos. dependênCia.
Teve-se em vista. também. proporcionar uma transiçáo suave. Aplicando a Abordagem Sistemática ao Treino podemos
minimizando naturais reacções a uma tão profunda alteração conceber um .. Sistema de Treino" concretizado num cicio diná-
no campo dos métodos e dos meios. mico. fechado. e que tem as seguintes fases:
16