Page 286 - Revista da Armada
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Quarto de rEQlga
* PROBLEMAS 7+ 7- 9= 5 7+ 6- 8= 5 7+ 6- 8= 5 mente de quadrados de lado impar,
DE ARITMOGRAFIA 6+ 0+ 3= 9 2+ 4+ 3= 9 3+3+ 3= 9 para os quais existem diversas solu-
4+2- 4= 2 0+ 5- 3= 2 1+ 4- 3= 2 ções gerais. A que mais apreciámos,
Tem a nossa revista publicado 7+ 6-8= 5 7+ 5- 7= 5 7+5- 7= 5 porque não exige qualquer prepara-
ção e é extremamente prática deve-
nesta secção alguns problemas de 6+ 3+ 3= 9 2+ 4+3= 9 3+ 3+ 3= 9
4+ 1- 3= 2 0+ 4- 2= 2 1+ 3- 2=2 se a De la Loubére. A seguir apre-
aritmografia, indicando apenas uma sentamos, como exemplo, o proces-
solução.
7+ 4- 6=5 7+ 4- 6= 5 7+ 4- 6= 5 so de construção de um quadrado de
Escreveu-nos o cap.-rn.-g. Tava-
2+4+ 3= 9 4+ 2+ 3= 9 3+ 3+ 3=9 ladoS.
res Simões esclarecendo que aque-
0+ 3- 1= 2 2+ 1- 1= 2 1+ 2- 1= 2
les problemas admitem, com certa 10 4 23 17
frequência, mais que uma solução. 7+ 3- 5=5 7+ 3- 5=5 7+ 3- 5= 5
Apresenta, como exemplo, o proble- 2+ 4+ 3= 9 4+ 2+ 3= 9 3+3+3=9 9 3 22 16 15 9
ma inserido no n. 176/Maio de 8S, o 0+ 2- 0= 2 2+ 0- 0= 2 1+1- 0= 2 ,
O
2 21 20 14 2
qual tem apenas as 22 soluções que
indica: 7+ 7- 9= 5 7+ 7- 9= 5 25 19 13 7 1 25
3+3+3= 9 2+ 4+3= 9
7+6- 4=9 7+ 2- 0=9 7+4-2= 9 12 6
1 + 5- 4= 2 0+ 6- 4= 2 " 5 24
7+0- 2=5 4+4- 3=5 4+ 2- 1 = 5 "
9+3- 4=8 6+3- 1=8 6+3- 1=8 " lO 4 23 17
Considerando que os problemas
7+6- 4=9 7+2- 0=9 7+4- 2=9 de aritmografia têm, com frequência, 1. Colocar o número 1 na casa do
6+0- 1=5 3+4- 2=5 3+2- 0=5 mais que uma solução, em futuras centro da coluna da direita;
8+3-3=6 5+3- 0=8 5+3- 0=8 apresentações de problemas desta 2. Prosseguir a colocação de núme-
natureza desafiamos o leitor a des-
ros sempre na casa contígua de
7+6- 4=9 7+5- 7=5 7+3- 1=9 cobrir o maior número passivei cima à direita. Esta é a regra geral
5+0- 0=5 6+0+3=9 7+3- 5=5 delas. que tem as seguintes excepções:
7+3- 2=8 4+0-2=2 9+3- 4=8
•••••••••••••••••••• a) Quando cai fora do quadrado
7+5- 3=9 7+7- 9=5 7+3- 1=9 transferir o número 5 casas
para a esquerda (como suce-
7+ 1- 3=5 5+ 1+3=9 6+3- 4=5
9+3- 4=8 3+3- 4=2 8+3- 3=8 * AINDA OS QUADRADOS deu ao 2, 9, 18 e 25) ou para
MÁGICOS baixo (4, 10, 17e23);
b) Quando não for passivei pros-
7+5- 3=9 7+6- 8=5 7+3- 1=9
6+ 1- 2=5 5+1+3= 9 5+ 3- 3= 5 o artigo «Quadrados Mágicos», seguir (como sucedeu ao 6
8+ 3-3=8 3+2- 3= 2 7+3-2=8 publicado no n.o178/Julho de 86 pois a casa já se encontrava
desta Revista, veio recordar-me um ocupada pelo 1) passar para a
casa contigua à esquerda e
7+5-3= 9 7+5-7= 5 7+3- 1= 9 passatempo que muito nos distraiu,
5+ 1- 1=5 5+1+3=9 4+ 3- 2= 5 quando nós e o autor do artigo ainda continuar segundo a regra
geral. Procedimento idêntico
7+ 3- 2=8 3+1- 2= 2 6+ 3- 1= 8 não nos Unhamos encontrado nos
terá de seguir-se com o 16
bancos da Escola Naval. Simples-
7+5-3=9 7+4-6=5 7+3-1= 9 mente, nessa época, como desconhe- pois a sua posição passivei já
se encontrava ocupada pelo
4+ 1-0=5 5+1+3=9 3+3- 1= 5 i ciamas as regras de construção, fazer
6+ 3- 1=8 3+0- 1=2 5+3- 0= 8 um quadrado mágico, mesmo de lado 11.
4, era um valentíssimo «bico de obra ... Este método permite ainda cons-
7+ 4-2=9 7+7-9=5 7+2-0= 9 Mais tarde viemos a saber que truir quadrados mágicos começando
7+ 2- 4=5 4+2+ 3=9 7+4- 6= 5 existiam procedimentos simples que a numeração no centro da fila supe-
9+ 3- 4= 8 2+ 4- 4= 2 9+ 3- 4= 8 evitam matar a cabeça à procura de rior e, também, em qualquer casa,
soluções que, por vezes, nunca apa- mas com a limitação de as diagonais
7+ 4-2=9 7+6-8= 5 7+ 2- 0= 9 recem. Encontrámos vária literatura apresentarem (sempre?) somas di-
6+ 2- 3=5 4+ 2+ 3= 9 6+ 4- 5= 5 sobre o assunto mas a obra mais ferentes.
8+ 3- 3=8 2+3-3=2 8+3- 3= 8 acessível é sem dúvida a " Enciclo- Agora o leitor, se for curioso des-
pédia Britãnica .. , que ao longo das te tipo de passatempo, poderá cons-
7+ 4- 2= 9 7+5-7=5 7+ 2-0= 9 suas múltiplas edições tem apresen- truir, sem qualquer dificuldade, o
5+ 2- 2= 5 4+2+3= 9 5+ 4- 4= 5 tado, sob o titulo Magic Square, algu- maior quadrado de lado impar que
7+3- 2= 8 2+ 2-2=2 7+3-2=8 mas regras de construção, especial- desejar, apenas necessitando para o
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