Page 138 - Revista da Armada
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No dia 1 de Março de 1954, a Marinha simbólico acto foi adiado para que trabalhava no exterior.
Portuguesa recebeu nos Estaleiros de Brooklyn, data posterior, em Newport, o Naquelas condições, a que não
estávamos habituados, o frio
o quinto de um grupo de 12 draga-minas que que se veio a revelar do agrado era quase insuportáveL
da colónia portuguesa do
adquirira nos Estados Unidos. Estado de Rhode lsland. O total desconhecimento da
língua inglesa por parte da
Tratava-se do N. R. P. "Santa Cruz" (M 409), Além do signatário. que exer- guarnição sobrecarregou OS ofi-
um draga-minas costeiro da classe cia as funções de comandante, ciais, principalmente no come-
"Ponta Delgada", que veio a servir a Marinha a guarnição incluía também o ço da comissão e na verificação
2TEN Afonso Garrido Borges,
até 1976. que era o Imediato, o 2TEN do material a receber.
Os conhecimentos do Ime·
O primeiro comandante do navio, O então Rogério Tavares Simões, que diato a respeito de navios ame·
1· Tenente António Sérgio Pereira Cardoso, era o responsável pelas Comu- ricanos, revelou·se, então, uma
recorda, 40 depois, a recepção do navio nicações, e o STEN engenheiro grande ajuda.
maquinista naval Diogo da
e as suas primeiras navegações. Gama Higgs, que era o chefe
A saída para Newport, onde
anigOQUe foi publicado ,------~------~---~~".., seria feita a desmagnetização
na Revista da Armada do navio, foi antecipada de 4
Oem Fevereiro de 1993, dias, porque um draga-minas
intitulado "A Era dos Draga- belga que a devia fazer antes,
Minas", fez-me recordar, com não pôde partir para Ne-.vport.
saudade, o perfodo em que Nessas condições, apenas se
recebi e assumi o comando do dispôs de sábado e domingo
O/M "Santa Cruz", assim como para preparar o navio e estudar
o que então iai feito até chegar a viagem, o que foi feito com
ii Lisboa, cerca de 4 meses grande empenho de todos.
depois. Passaram-se exacta- Pouco antes de largar, soube·
mente 40 anos sobre essa data mos que viria a bordo um oficio
e essa época, em que todos os ai americano e que a viagem
draga-minas recebidos nos EUA seria por dentro de Long Island,
tinham treinos semelhantes, o quando a viagem tinha sido
que explica o alto grau de efici- o Draga-Minas "Sanld Cruz" estudada por fora da ilha ...
ência que na nossa Marinha Americano, o comandante do Partimos para Newport ao
estes navios mostraram ter. do Serviço de Máquinas. O fim da tarde de segunda-feira e,
Arsenal, CALM R. Crowdy, e cargo de Mestre do navio era ainda durante a faina de larga·
por parte do Governo Por- desempenhado pelo 2SARG M
o N. R. P. "Santa Cruz" foi da, tivemos uma avaria no
entregue à Marinha Portuguesa tuguês, o conselheiro dr. A. Joaquim Serra. leme, mas tudo correu bem,
nos estaleiros de Brooklyn, em Potier. Três dias depois da cerimó- porque já todos sabiam o que
Do programa da entrega do nia de entrega do navio, o
Nova York, no dia 1 de Março fazer nessas circunstâncias.
de 1954, numa cerimónia navio fazia parte a sua benção, "Santa Cruz" experimentou A viagem foi uma autêntica
envolvendo uma Banda Militar mas inexplicavelmente, o padre máquinas com o navio atraca- noite de Santo António, com
e em que usaram da palavra, português convidado para o do e, logo a seguir, navegou dezenas de anúncios luminosos
por parte do Governo efeito, não compareceu. Esse pela primeira vez com bandeira de várias cores a confundirem·
e guarnição portuguesas, lar-
gando do Arsenal de Brooklyn -se com os faróis e com as
para a baía de Gravesend, para luzes das bóias ...
exercícios de governo de emer- felizmente que o "Santa
gência e de fundear e suspen- Cruz", já nessa altura, mostrava
der, sendo experimentada a ser um navio com sorte!
aparelhagem do navio e anota- Às nove horas da manhã do
das as anomalias detectadas. dia seguinte, chegamos à
Estas saídas repetiram-se Estação de Desmagnetizaçâo
durante alguns dias. com a pre- de Gold IsJand, em Newport,
sença a bordo de um ou dois tendo entrado a bordo 3 ofici-
oficiais americanos e pessoal ais americanos, um dos quais
do arsenal. Como se estava em iicou a bordo, tendo-se inicia-
Março, algumas destas saídas do imediatamente as sucessivas
foram feitas com temperaturas corridas nas carreiras, que se
negativas e ventos frescos, che- prolongaram durante dois dias.
gando inclusive a nevar ligeira- O navio foi muito bem rece-
.. deJl.bn'/ de 1954: lU ponte do ·~nld Cruz~, n.lI'tgdndo em Ci'lesdpeake &ly,
reconhecem-seo lTEN Td~~'es Simões, o leR Ne/$Ort M1iJral e o cOl'tlilndantedo mente, pelo que foi necessário bido peja colónia portuguesa
IldviO, 1 TEN Mt6nio úrd050 adquirir luvas para o pessoal de Rhode lsland, que era
28 ABRIL 94 • REVISTA OAAlMAOA