Page 55 - Revista da Armada
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N. r.M. "CRIOIU"











         Já com mais de meio século de idade e quando
         estão cumpridos 20 anos sobre a data da sua
         última campanha bacalhoeira na Terra Nova, o
         NTM "Creoula" continua a navegar como
         escola de treino de mar e como memória viva
         de um tempo irrepetível de navegações e de
         fainas.
         É o último dos lugres portugueses que protago·
         nizaram a "epopeia do bacalhau", para a qual
         contribuíu com 37 campanhas.

             onstruido  nos  Estaleiros
             da  CUF  por  encomenda      N.r.M.  "CRIOUlA"
        Cda  Parceria  Gera l  de             Características actuais
         Pescarias, o navio fOi  lançado ~
         água  no  dia  IOde Maio de   ArmaçAo              lugrede 4 maslros   verde  (salga -  cou-se que o  seu  casco se
                                      Compnmento  de fora a fora
         1937 e baptizado com o nome   8«.                  &74 metros     do ),   o   Que   encontrava  em  condições
                                                            9.9 melros
         de .. Creoula". depois de ter sido   A!rura dos maslro!i (me~enal   36.0 melros   equi valia   a   impecáveis, pelo Que  foi  deci-
         concluído no tempo recorde de   ~IocamenIO         1300tonelad.:as   cerca  de  800   dido  que o navio  se  manteria
         62 dias úteis.               C.alado               4.7mecros      toneladas.  bem   apto  a  navegar  e se  transfor-
          Apesar das divergências que   Âreavélica          1244 m2        como cerca  de   maria  em  Navio  de Treino  de
                                      Velocidade máxima (a mo/OI'J
         então  opuseramm  o  armador                       ;8~S           60  toneladas  de   Mar  (NTM1.  para  apoio  à  ior-
                                      lolaç.lo (& Of + & Silrg + 2& Pr)
         Vasco  Bensaúde  ao  estaleiro   Cap.:teidade de alojamento   51  mstruenOOs   óleo de iígado de   mação de  pescadores  e para
         construtor,  relativamente  ao                                    bacalhau ,  que   possibilitar  a  vivência  de
         estado  de  acabamento  do          Os capitães do "(reoula"      vinha  armazena-  jovens com o mar.
         novo  navio,  o  facto  é  que o        En/ri" 19]} e 1973,       do  no  pique  tan-  Porém, tornavam-se  necessá-
         MCreoula",  ainda  em  1937,     Jpenas 7 homens com.md.lfJm o "Cn.'OCjLl";   que de proa.   rias  algumas  adaptações  do
                                                                            Até  1973 ,  o   navio, sobretudo nos interiores.
         efectuou  a sua  primeira  cam-  Anibal da Graç~ Ramalheira   09)7-1938)
         panha de pesca.              loJa da Graça Ramalheira   11939·1940)   ~ Creoula "  efec-  As  obras-vivas  a vante,  com
                                                                           tuou  37  campa-
                                      Adolfo Simão Pai;\O   (1941 ·194))   nhas e chegou  a   particular destaque para  a roda
         AS CAMPANHAS                 Francisco da Silva Paião   (1944·1957)   pescar 600 quin-  de  proa,  tinham  construção
         DO "CREOUIA   H              João Femal'ldes Matias   (1958019691   tais  de  bacalhau   reforçada,  uma vez que o navio
                                                            It970·19721
                                      Amónio Marques d3 Silva
                                                                                           foi  concebido para  navegar nos
                                      Francisco Correia Marques   (l973J   num  só  dia,  o
                                                                           que corresponde   mares gelados da Terra  Nova e
         Desde  então  e  até  1973.  o                                                    da Gronelândia.
                                                                           a  cerca  de  36
         "Crecula"  foi  regularmente  ao   para  a  pesca  com  dóris ,   toneladas e dá  uma  média  de   Até  à sua  ultima campanha.
         bacalhau.                  regressava  aos  bancos  da   660 kg  por cada pescador.   o  navio  possuía  mastaréus,
          O  navio  largava de  Lisboa   Terra  Nova, onde  voltava  a                     retrancas  e  caranguejas  em
         em Abril e seguia para os ban-  lentar  a sua  sorte, até meados  A RECUPERAÇÃO   madeira.  O gurupés. conheci-
         cos  da  Terra  Nova ,  Nova   de Outubro.             DO ' CREOUIA'              do  como "pau  da  bujarrona ~,
         Escócia  e Saint  Pierre,  onde   Só  entào.  cerca  de  6                        que  também  era  em  madeira,
         pescava  até finais  de Maio, se   meses  depois,  regressava  à   Em  1979,  o  - Creoula ~  ioi   deixou  de existir  em  1959.
         as  condições  meteorológicas   sua  base  situada  nas  insta-  adquirido  à  Parceria  Geral  de   passando  o  navio  a  dispor
         o  permitissem.  Dirigia-se   lações  da  Azinheira  Velha,   Pescarias pela  Secretaria  de   apenas de duas velas de proa:
         depois  à  Nova Escócia  (North   na  margem  do  rio  Coi na .   Estado  das  Pescas,  que dessa   giba  e  polaca.  As  velas.  que
         Sidney) ou  à  Terra  Nova  (SI.   junto ao  Barreiro.   forma  pretendeu  preservar  o   agora  são  em  "dracon~, mate·
         John's),  onde  reabastecia  de   Durante  o  Inverno.  o   ultimo  veleiro da  pesca  longín-  rial  sintético mais  leve e mais
         isco,  frescos,  mantimentos,   navio  era  sujeito  aos  traba-  qua  portuguesa  no  Atlântico   resistente, eram  na  altura  feio
         combustível e aguada,  seguin-  lhos  normais  de  conserva-  NOr'le, de concepçao e constru-  tas  de  lona  de  algodão,  pOSo
         do  para  a  Gronelándia,  onde   ção  e  manutenção:  arriava   ção  nacionais,  que  além  de   suindo o navio duas  andainas
         chegava em meados de Junho,   mastaréus,  era  revisto  todo   representar  uma  valiosíssima   de  pano  Que  eram  desenha·
         recomeçando  a  pesca  na   o  seu  aparelho  íixo  e  de   herança documental, é também   das  e  manufacturadas  pejos
         costa  oeste  do  estreito  de   laborar,  remendavam-se  as   um  navio  que,  no  seu  tipo,  é   próprios  marinheiros  de
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         Davis,  até  aos  68 de  latitude   suas  duas  andai nas  de  pano   unico no mundo.   bordo.  O  aparelho  fixo  sem·
         Norte.  Se  o  navio  nao  termi-  e  era  beneíiciado  o  seu   O objectivo  inicial  era  o de   pre  fOi  em  aço,  mas o  apare-
         nasse  o  carregamento  até   casco.                   instalar a bordo  um  Museu  da   lho de  laborar era  outrora  em
         princípios  de  Setembro,  data   Num  ano de  boa-p-esca,  o   Pesca,  mas,  após  a aquisição   sisaI.
         tradicionalmente  estabelecida   "Creoula"  podia  carregar   do  navio  e ao  proceder-se à   Na  época das campanhas da.
         nessas  paragens  como  limite   12.800  quintais  de  peixe   sua  primeira  docagem.  verifi-  pesca.  todo o espaço que  hoje  'o/.
                                                                                          REVISTA DAAItw.DA •  FfVSfIRO 94  17
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