Page 55 - Revista da Armada
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N. r.M. "CRIOIU"
Já com mais de meio século de idade e quando
estão cumpridos 20 anos sobre a data da sua
última campanha bacalhoeira na Terra Nova, o
NTM "Creoula" continua a navegar como
escola de treino de mar e como memória viva
de um tempo irrepetível de navegações e de
fainas.
É o último dos lugres portugueses que protago·
nizaram a "epopeia do bacalhau", para a qual
contribuíu com 37 campanhas.
onstruido nos Estaleiros
da CUF por encomenda N.r.M. "CRIOUlA"
Cda Parceria Gera l de Características actuais
Pescarias, o navio fOi lançado ~
água no dia IOde Maio de ArmaçAo lugrede 4 maslros verde (salga - cou-se que o seu casco se
Compnmento de fora a fora
1937 e baptizado com o nome 8«. &74 metros do ), o Que encontrava em condições
9.9 melros
de .. Creoula". depois de ter sido A!rura dos maslro!i (me~enal 36.0 melros equi valia a impecáveis, pelo Que foi deci-
concluído no tempo recorde de ~IocamenIO 1300tonelad.:as cerca de 800 dido que o navio se manteria
62 dias úteis. C.alado 4.7mecros toneladas. bem apto a navegar e se transfor-
Apesar das divergências que Âreavélica 1244 m2 como cerca de maria em Navio de Treino de
Velocidade máxima (a mo/OI'J
então opuseramm o armador ;8~S 60 toneladas de Mar (NTM1. para apoio à ior-
lolaç.lo (& Of + & Silrg + 2& Pr)
Vasco Bensaúde ao estaleiro Cap.:teidade de alojamento 51 mstruenOOs óleo de iígado de mação de pescadores e para
construtor, relativamente ao bacalhau , que possibilitar a vivência de
estado de acabamento do Os capitães do "(reoula" vinha armazena- jovens com o mar.
novo navio, o facto é que o En/ri" 19]} e 1973, do no pique tan- Porém, tornavam-se necessá-
MCreoula", ainda em 1937, Jpenas 7 homens com.md.lfJm o "Cn.'OCjLl"; que de proa. rias algumas adaptações do
Até 1973 , o navio, sobretudo nos interiores.
efectuou a sua primeira cam- Anibal da Graç~ Ramalheira 09)7-1938)
panha de pesca. loJa da Graça Ramalheira 11939·1940) ~ Creoula " efec- As obras-vivas a vante, com
tuou 37 campa-
Adolfo Simão Pai;\O (1941 ·194)) nhas e chegou a particular destaque para a roda
AS CAMPANHAS Francisco da Silva Paião (1944·1957) pescar 600 quin- de proa, tinham construção
DO "CREOUIA H João Femal'ldes Matias (1958019691 tais de bacalhau reforçada, uma vez que o navio
It970·19721
Amónio Marques d3 Silva
foi concebido para navegar nos
Francisco Correia Marques (l973J num só dia, o
que corresponde mares gelados da Terra Nova e
Desde então e até 1973. o da Gronelândia.
a cerca de 36
"Crecula" foi regularmente ao para a pesca com dóris , toneladas e dá uma média de Até à sua ultima campanha.
bacalhau. regressava aos bancos da 660 kg por cada pescador. o navio possuía mastaréus,
O navio largava de Lisboa Terra Nova, onde voltava a retrancas e caranguejas em
em Abril e seguia para os ban- lentar a sua sorte, até meados A RECUPERAÇÃO madeira. O gurupés. conheci-
cos da Terra Nova , Nova de Outubro. DO ' CREOUIA' do como "pau da bujarrona ~,
Escócia e Saint Pierre, onde Só entào. cerca de 6 que também era em madeira,
pescava até finais de Maio, se meses depois, regressava à Em 1979, o - Creoula ~ ioi deixou de existir em 1959.
as condições meteorológicas sua base situada nas insta- adquirido à Parceria Geral de passando o navio a dispor
o permitissem. Dirigia-se lações da Azinheira Velha, Pescarias pela Secretaria de apenas de duas velas de proa:
depois à Nova Escócia (North na margem do rio Coi na . Estado das Pescas, que dessa giba e polaca. As velas. que
Sidney) ou à Terra Nova (SI. junto ao Barreiro. forma pretendeu preservar o agora são em "dracon~, mate·
John's), onde reabastecia de Durante o Inverno. o ultimo veleiro da pesca longín- rial sintético mais leve e mais
isco, frescos, mantimentos, navio era sujeito aos traba- qua portuguesa no Atlântico resistente, eram na altura feio
combustível e aguada, seguin- lhos normais de conserva- NOr'le, de concepçao e constru- tas de lona de algodão, pOSo
do para a Gronelándia, onde ção e manutenção: arriava ção nacionais, que além de suindo o navio duas andainas
chegava em meados de Junho, mastaréus, era revisto todo representar uma valiosíssima de pano Que eram desenha·
recomeçando a pesca na o seu aparelho íixo e de herança documental, é também das e manufacturadas pejos
costa oeste do estreito de laborar, remendavam-se as um navio que, no seu tipo, é próprios marinheiros de
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Davis, até aos 68 de latitude suas duas andai nas de pano unico no mundo. bordo. O aparelho fixo sem·
Norte. Se o navio nao termi- e era beneíiciado o seu O objectivo inicial era o de pre fOi em aço, mas o apare-
nasse o carregamento até casco. instalar a bordo um Museu da lho de laborar era outrora em
princípios de Setembro, data Num ano de boa-p-esca, o Pesca, mas, após a aquisição sisaI.
tradicionalmente estabelecida "Creoula" podia carregar do navio e ao proceder-se à Na época das campanhas da.
nessas paragens como limite 12.800 quintais de peixe sua primeira docagem. verifi- pesca. todo o espaço que hoje 'o/.
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