Page 47 - Revista da Armada
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que  mencionámos,  a descon-
                                    trolada  entrada de água  deu-se
                                    pejas portas de vante.
                                     Assim,  e como  medida  ime-
                                    diata,  logo  em  Outubro de
                                    1994, a IMO  recomendou  que
                                    as  portas  de  vante de  todos os
                                    navios  Ro-Ro  fossem  iechadas
                                    de modo  permanente, através
                                    da sua soldadura.
                                      Desta  medida  resultam  agora
                                    duas consequências:  minimiza-
                                    -se a possibilidade de acidentes
                                    resultantes das  portas estarem
                                    abertas quando não devem, mas
        FOfln.1 de C.I5<"O recomt.-nd.fl·rljAlf,J
        ,!.II"OS Ro-Ro              como contrapartida  indesejável
                                    aumentam-se os tempos de esta-
        tamente a operar num  mercado   dia  nos portos para as operações
        verdadeiramente  não  concor-  de desembarque, aumentando
        rencial.                    também os custos de operação e
                                    o preço dos bilhetes.
        O PROBLEMA                    Na  prática,  O conceito  dos
        DA ESTABILIDADE             navios  Ro-Ro  já  está  a ser des-
                                    virtuado e os  navios  existentes
        Os  acidentes ocorridos  com os   começaram  a ser subexplora-
        navios  Ro-Ro  não demonstram   dos.  Esta situação era inevitável,
        que  estes  navios  tenham  falta   pois  embora  os  navios  Ro-Ro
        de  estabilidade,  pois  que  ne-  não sejam estruturalmente  inse-  """".p~de"mIl.lWo   !  "M,J("Srt'gQf'   ,
        nhum  sossobrou  ou  leve  faltas   guros,  não dispõem de uma  efi-  0tJde se nota como 05 "b,godes" podem peneirar 00 inlf'fKx do navio se.il pari.!
        de controlo. sem  que  antes  te-  caz  defesa  contra  alagamentos,   esI!l't'f ibettJ.
        nha  embarcado água  em  gran-  que têm  de  ser  considerados   O navio-doca  navega, geral-  novos  modelos  de  navios  Ro·
        de volume.                  como causa possível de aciden-  mente, com as portas fechadas   -Ro.  embora conduza, possivel.
          De  facto, tem  sido o proble-  tes graves,  sobretudo em  águas   e com  O  lago  seco,  tendo  en-  mente, a alguma  perda de velo-
        ma  do  embarque de  água  ou   muito agitadas,  de  visibilidade   tão  muitas semelhanças  com   cidade,  enquanto que  a sua
        dos alagamentos que tem  cons-  reduzida ou de tráfego intenso.   um  navio  Ro-Ro. O  segredo  . adaptação aos  navios existentes
        tituído um dos maiores  pesade-                        da  segurança  de  um  navio   se mostra de elevado cuslO e de
        los dos projectistas e dos opera-  A REDUÇÃO           deste tipo, com  um  extenso  e   duvidosa  rentabilidade econó-
        dores desses navios.                                   volumoso  alagamento,  está  na   mica.
          Quando ocorre um alagamen-  DAS VULNERABILIDADES     reserva  de  flutuabi lidade  e  na   Quanto  â  necessária  estan-
        to  a bordo,  há  que  confiná-lo   Os projectistas de  navios  milita-  forma  do  respectivo  casco.   que idade,  ela  tornará os  navi-
        imediatamente e esgotar a água   res  conceberam  navios  daquele   Assim ,  os  navios·doca  são   os  muito  menos  funcionais  e
        de  bordo,  pois ela  faz aumentar   tipo, que operam com alagamen-  navios  com  um  enorme  bordo   será  realmente  muito  cara,
        o calado e o caimento do navio,   tos extensos e volumosos,  mas   livre  e com  estanqueidade   sobretudo  se  aplicada  a  navi-
        às vezes de forma bru!,,!.   que  não  perdem  a estabilidade   abaixo  do  convés  principal.   os que já se encontrem ao ser-
          É este o problema  dos  navios   por  isso,  como  sucede com  os   Além  disso.  dispõem  de  um   viço.
        Ro-Ro: quando ocorre um alaga-  navios-doca, por exemplo.   casco  com  maior  boca  no   Os  navios  Ro-Ro  do  futuro,
        mento,  ele ocupa  facilmente   Estes  navios dispõem  de  um   convés  do  que  na  linha-de-  para  que  possam  ser  muito
        uma enorme área, sendo virtual-  longo  espaço  longitudinal.   -água,  que faz  com que a área   mais  seguros  em  caso  de  aci-
        mente  impossível confiná-lo de   inundado como um  lago, onde   de  flutuação aumente à  medi-  dente e  mais  lentos  a sosso-
        imediato e proceder ao esgota-  se  encontram  lanchas de  de·   da  que o navio aumenta o seu   brar,  terão que  incorporar
        mento da água.              sembarque, que entram e saem   calado, evitando  que  se  redu·   mais  estanqueidade  pelo
          A solução para este problema   a  navegar  pela  proa  ou  pela   za a estabiliddde com o alaga-  menos  abaixo  do  convés  dos
        não  é simples,  pois  não é eco-  popa  do  navio-doca, quando   mento.           carros,  possuir anteparas  no
        nomicamente  viável dotar os   as  portas  deste  se  encontram   A forma  inclinada  do  casco   convés  dos  carros e dispor de
        navios  Ro-Ro  da  conveniente   abertas.              não  é difrcil  de  introduzir em   cascos  inclinados  para  não
        altura  metacêntrica.  quer trans-                                                 perderem  a estabilidade quan-
        versal  quer  longitudinal,  que                                                   do  aumentam  os  calados.  No
        permita  ao  navio  suportar  um                                                   entanto,  nessas  condições  as
        alagamento do convés dos car-                                                      viagens  também  serão  mais
        ros,  sem  sossobrar. Além  disso,                                                 caras  para  os  utentes e  a ex-
        as acelerações que pass.,riam  a                                                   ploração comercial  dos  navios
        ocorrer  nos  movimentos  de                                                       será,  certamente,  muito menos
        balanço  dos navios,  torná-Ios-                                                   atraente.
        -iam  inabit,íveis,  incómodos  e                                                    Em  sintese,  nos  navios  Ro-Ro
        exigiriam  cuidadosas  estivas                                                     como  em  muitas  outras  coisas,
        dos veiculos.
                                                                                           comodidade e segurança  têm
                                                                                           alguma  conflitualidade.  sobre-
          No  caso  do  acidente  do                                                       tudo quando estão condiciona-
        "European  Galew,lY", a água                                                       das por razões comerciais.   J,
        entrou  lateralmente,  através de
        um rombo provocado pela coli·                                                                    J. Silva Paulo
        são,  mas  nos  outros  acidentes                                                                    ITENECN
                                                                                           REVISTA 004.  ARMAOA  • fEVEREIRO 9.5  9
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