Page 47 - Revista da Armada
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que mencionámos, a descon-
trolada entrada de água deu-se
pejas portas de vante.
Assim, e como medida ime-
diata, logo em Outubro de
1994, a IMO recomendou que
as portas de vante de todos os
navios Ro-Ro fossem iechadas
de modo permanente, através
da sua soldadura.
Desta medida resultam agora
duas consequências: minimiza-
-se a possibilidade de acidentes
resultantes das portas estarem
abertas quando não devem, mas
FOfln.1 de C.I5<"O recomt.-nd.fl·rljAlf,J
,!.II"OS Ro-Ro como contrapartida indesejável
aumentam-se os tempos de esta-
tamente a operar num mercado dia nos portos para as operações
verdadeiramente não concor- de desembarque, aumentando
rencial. também os custos de operação e
o preço dos bilhetes.
O PROBLEMA Na prática, O conceito dos
DA ESTABILIDADE navios Ro-Ro já está a ser des-
virtuado e os navios existentes
Os acidentes ocorridos com os começaram a ser subexplora-
navios Ro-Ro não demonstram dos. Esta situação era inevitável,
que estes navios tenham falta pois embora os navios Ro-Ro
de estabilidade, pois que ne- não sejam estruturalmente inse- """".p~de"mIl.lWo ! "M,J("Srt'gQf' ,
nhum sossobrou ou leve faltas guros, não dispõem de uma efi- 0tJde se nota como 05 "b,godes" podem peneirar 00 inlf'fKx do navio se.il pari.!
de controlo. sem que antes te- caz defesa contra alagamentos, esI!l't'f ibettJ.
nha embarcado água em gran- que têm de ser considerados O navio-doca navega, geral- novos modelos de navios Ro·
de volume. como causa possível de aciden- mente, com as portas fechadas -Ro. embora conduza, possivel.
De facto, tem sido o proble- tes graves, sobretudo em águas e com O lago seco, tendo en- mente, a alguma perda de velo-
ma do embarque de água ou muito agitadas, de visibilidade tão muitas semelhanças com cidade, enquanto que a sua
dos alagamentos que tem cons- reduzida ou de tráfego intenso. um navio Ro-Ro. O segredo . adaptação aos navios existentes
tituído um dos maiores pesade- da segurança de um navio se mostra de elevado cuslO e de
los dos projectistas e dos opera- A REDUÇÃO deste tipo, com um extenso e duvidosa rentabilidade econó-
dores desses navios. volumoso alagamento, está na mica.
Quando ocorre um alagamen- DAS VULNERABILIDADES reserva de flutuabi lidade e na Quanto â necessária estan-
to a bordo, há que confiná-lo Os projectistas de navios milita- forma do respectivo casco. que idade, ela tornará os navi-
imediatamente e esgotar a água res conceberam navios daquele Assim , os navios·doca são os muito menos funcionais e
de bordo, pois ela faz aumentar tipo, que operam com alagamen- navios com um enorme bordo será realmente muito cara,
o calado e o caimento do navio, tos extensos e volumosos, mas livre e com estanqueidade sobretudo se aplicada a navi-
às vezes de forma bru!,,!. que não perdem a estabilidade abaixo do convés principal. os que já se encontrem ao ser-
É este o problema dos navios por isso, como sucede com os Além disso. dispõem de um viço.
Ro-Ro: quando ocorre um alaga- navios-doca, por exemplo. casco com maior boca no Os navios Ro-Ro do futuro,
mento, ele ocupa facilmente Estes navios dispõem de um convés do que na linha-de- para que possam ser muito
uma enorme área, sendo virtual- longo espaço longitudinal. -água, que faz com que a área mais seguros em caso de aci-
mente impossível confiná-lo de inundado como um lago, onde de flutuação aumente à medi- dente e mais lentos a sosso-
imediato e proceder ao esgota- se encontram lanchas de de· da que o navio aumenta o seu brar, terão que incorporar
mento da água. sembarque, que entram e saem calado, evitando que se redu· mais estanqueidade pelo
A solução para este problema a navegar pela proa ou pela za a estabiliddde com o alaga- menos abaixo do convés dos
não é simples, pois não é eco- popa do navio-doca, quando mento. carros, possuir anteparas no
nomicamente viável dotar os as portas deste se encontram A forma inclinada do casco convés dos carros e dispor de
navios Ro-Ro da conveniente abertas. não é difrcil de introduzir em cascos inclinados para não
altura metacêntrica. quer trans- perderem a estabilidade quan-
versal quer longitudinal, que do aumentam os calados. No
permita ao navio suportar um entanto, nessas condições as
alagamento do convés dos car- viagens também serão mais
ros, sem sossobrar. Além disso, caras para os utentes e a ex-
as acelerações que pass.,riam a ploração comercial dos navios
ocorrer nos movimentos de será, certamente, muito menos
balanço dos navios, torná-Ios- atraente.
-iam inabit,íveis, incómodos e Em sintese, nos navios Ro-Ro
exigiriam cuidadosas estivas como em muitas outras coisas,
dos veiculos.
comodidade e segurança têm
alguma conflitualidade. sobre-
No caso do acidente do tudo quando estão condiciona-
"European Galew,lY", a água das por razões comerciais. J,
entrou lateralmente, através de
um rombo provocado pela coli· J. Silva Paulo
são, mas nos outros acidentes ITENECN
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