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A INCÓMODA VOZ DA RAZÃO
A INCÓMODA VOZ DA RAZÃO
No IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira
Conclusão
OS ANOS NEGROS rendo a autores proféticos cristãos e não cris- zação e defesa de doutrinas desviantes dos
tãos, com especial ênfase nas Sagradas Escri- dogmas católicos. Em Dezembro de 1667 é
orria, já, o ano de 1661 quando os co- turas, procura demonstrar que está reservado lida a sentença: perda de todos os direitos na
lonos, fartos das ingerências dos jesu- para Portugal cumprir a realização do Quinto Companhia, proibição de pregar e de intervir
Cítas, se insurgem e assaltam o colégio Império, um império espiritual que sucederia social ou politicamente e reclusão forçada no
de S. José. Ao chegar ao Pará, Vieira é coloca- aos quatro grandes impérios da História: Per- colégio de Coimbra.
do sob prisão e deportado para a Metrópole, sa, Babilónio, Grego e Romano. Com ele seria Mas a maré estava prestes a virar para o seu
juntamente com vários dos seus companhei- iniciada uma era messiânica de paz, justiça e lado. Em Novembro, D. Afonso VI fora forçado
ros. Ultrajado, descalço, esfarrapado e doente, santidade que duraria mil anos, como estava a abdicar em favor do irmão, D. Pedro II. Com
ainda reúne forças para proferir, à chegada, o escrito no livro do Apocalipse. Esta profecia te- o novo monarca (que, apesar de tudo, não lhe
“Sermão da Epifania”, em que defen- tem especial simpatia, por ser mais favo-
de os missionários e se insurge contra o rável aos dominicanos – ordem da qual
desrespeito de que foram alvo. O relato saem os inquisidores - do que aos jesuí-
parece chocar a Regente, que se mostra tas), regressam à Corte alguns dos seus
disposta a assumir pessoalmente a defe- amigos, como o Duque do Cadaval, que
sa da Missão e a punir exemplarmente lhe conseguirão sucessivas atenuações
os autores da afronta. Chega a mandar da pena a que fora condenado.
substituir o governador do Maranhão,
mas, face ao avolumar das queixas que A REABILITAÇÃO
lhe vão chegando dos colonos, cede,
uma vez mais, e acaba por emitir um Feita a paz com Castela, em Março
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perdão contra os revoltosos. de 1668 , Vieira é autorizado a mudar
Em Junho de 1662, sobe ao trono para uma residência próxima da Cor-
D. Afonso VI, na sequência de um golpe te (noviciado da Cotovia, nos arredores
palaciano que neutralizou as tentativas de Lisboa). A 12 de Junho é amnistiado
de o afastar e de entronizar o seu irmão (não absolvido), mas continua impedido
D. Pedro (o novo rei era por muitos – de falar ou escrever sobre determinadas
incluindo a própria mãe - considerado matérias. Dez dias mais tarde, regressa
um débil mental). A facção hostil ao Pa- ao púlpito, para pregar na Capela Real,
dre Vieira (as suas críticas às altas esferas por ocasião do aniversário da Rainha.
tinham-lhe granjeado vários inimigos) O sermão será publicado, nesse ano,
torna-se efectivamente dominante na em Paris. Ainda nesse ano, será publi-
Corte. Tendo estado ao lado da Regente cado em Roma o primeiro volume dos
na tentativa de destituição do monarca, “Sermões”. A sua fama de pregador
é afastado para o colégio do Porto a que mantém-se intacta, mas não voltará a
se segue, no ano seguinte, o desterro em Retrato em busto do Padre António Vieira. ser nomeado conselheiro do Rei, para
Coimbra, afastada a hipótese de enviá-lo Escola Portuguesa. Início do Séc. XVIII. intervir na vida política do País, como
para Angola. Com os movimentos con- Biblioteca Nacional de Lisboa. era seu gosto.
tinuamente vigiados, é chamado a depor no tri- ria começado a ser cumprida dois séculos antes, No Verão de 1669 obtém autorização para
bunal do Santo Ofício, a respeito da sua obra com os Descobrimentos, faltando, ainda, con- se deslocar a Roma, sob o pretexto de tratar
“Esperanças de Portugal”, sendo confinado ao cluir a universalização do Cristianismo. da canonização do Beato Inácio de Azevedo
seu local de residência, numa situação de prisão O Santo Ofício não lhe perdoa mais este de- e dos seus 39 companheiros jesuítas (martiri-
domiciliária não declarada. O Rei ainda sugere safio e, com base numa carta por ele escrita bis- zados pelos protestantes holandeses no Bra-
a sua partida para as missões da Índia, mas a po do Japão, onde expunha as suas ideias, dá- sil) e de fazer uma peregrinação aos túmulos
contracção de uma grave doença crónica - que -lhe ordem de prisão a 1 de Outubro de 1665. de S. Pedro e de S. Paulo. Logo à chegada, co-
se supõe ser tuberculose -, na sequência de um É, porém, a seu rogo, poupado ao cárcere e meça a pregar aos seus compatriotas na igreja
surto de peste, frustra-lhe esta saída airosa. mantido em prisão domiciliária. Numa pri- de Santo António dos Portugueses. Em dois no-
E o jesuíta continua a ver, progressivamente, meira diligência, é submetido ao inquérito de táveis “Sermões de Santo António”, debruça-se
destruída a sua obra: em Dezembro de 1663 são “limpeza do sangue” para despistar eventuais sobre a maneira de ser dos portugueses, dizen-
revogados os privilégios temporais da Compa- origens judaicas (que terão sido insinuadas por do, sobre eles, que têm “para nascer: Portugal,
nhia de Jesus nas missões do Brasil. As câma- alguns dos seus detractores, face à defesa que para morrer: o Mundo”, uma máxima que se
ras locais passam a ter poder para organizar sempre fizera dos judeus e dos cristãos-novos). aplicava perfeitamente à sua própria pessoa.
incursões ao interior e para escravizar massi- Só a sua avó mulata (que ele afirma desconhe- Apercebendo-se de que a pregação em Por-
vamente os índios. cer) é mencionada, não sendo detectado qual- tuguês não lhe dá a projecção que merece - e
A morte da mãe, em 1664 desfere-lhe mais quer outro comprometimento. incentivado pelos seus confrades -, empenha-
um rude golpe. No entanto, aproveitando me- Intimado a apresentar a sua defesa, redige se, com afinco, na aprendizagem do Italiano, o
lhorias na saúde - apesar de vigiado pela Inqui- um extenso e eloquente texto, que viria a ser, que faz facilmente, graças ao seu domínio do
sição -, enceta a escrita de “História do Futuro”, mais tarde, publicado, em dois volumes, com Latim. A partir de 1671, os seus sermões naque-
de que apenas redigirá o “Livro Anteprimeiro”. o título “Defesa Perante o Tribunal do Santo la língua causam sensação na Cidade Eterna.
Numa longa introdução, apresenta a sua visão Ofício”. Nele se defende vigorosamente, re- Dedica-se, também, a debates de retórica com
do que será o futuro da Humanidade. Recor- jeitando as acusações de milenarismo, judai- algumas eminentes figuras da sociedade ro-
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