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A INCÓMODA VOZ DA RAZÃO
                    A INCÓMODA VOZ DA RAZÃO

              No IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira

                                                                                                  Conclusão

         OS ANOS NEGROS                     rendo a autores proféticos cristãos e não cris-  zação e defesa de doutrinas desviantes dos
                                            tãos, com especial ênfase nas Sagradas Escri-  dogmas católicos. Em Dezembro de 1667 é
              orria, já, o ano de 1661 quando os co-  turas, procura demonstrar que está reservado  lida a sentença: perda de todos os direitos na
              lonos, fartos das ingerências dos jesu-  para Portugal cumprir a realização do Quinto  Companhia, proibição de pregar e de intervir
         Cítas, se insurgem e assaltam o colégio  Império, um império espiritual que sucederia  social ou politicamente e reclusão forçada no
         de S. José. Ao chegar ao Pará, Vieira é coloca-  aos quatro grandes impérios da História: Per-  colégio de Coimbra.
         do sob prisão e deportado para a Metrópole,  sa, Babilónio, Grego e Romano. Com ele seria   Mas a maré estava prestes a virar para o seu
         juntamente com vários dos seus companhei-  iniciada uma era messiânica de paz, justiça e  lado. Em Novembro, D. Afonso VI fora forçado
         ros. Ultrajado, descalço, esfarrapado e doente,  santidade que duraria mil anos, como estava  a abdicar em favor do irmão, D. Pedro II. Com
         ainda reúne forças para proferir, à chegada, o  escrito no livro do Apocalipse. Esta profecia te-  o novo monarca (que, apesar de tudo, não lhe
         “Sermão da Epifania”, em que defen-                                        tem especial simpatia, por ser mais favo-
         de os missionários e se insurge contra o                                   rável aos dominicanos – ordem da qual
         desrespeito de que foram alvo. O relato                                    saem os inquisidores - do que aos jesuí-
         parece chocar a Regente, que se mostra                                     tas), regressam à Corte alguns dos seus
         disposta a assumir pessoalmente a defe-                                    amigos, como o Duque do Cadaval, que
         sa da Missão e a punir exemplarmente                                       lhe conseguirão sucessivas atenuações
         os autores da afronta. Chega a mandar                                      da pena a que fora condenado.
         substituir o governador do Maranhão,
         mas, face ao avolumar das queixas que                                      A REABILITAÇÃO
         lhe vão chegando dos colonos, cede,
         uma vez mais, e acaba por emitir um                                          Feita a paz com Castela, em Março
                                                                                          1
         perdão contra os revoltosos.                                               de 1668 , Vieira é autorizado a mudar
           Em Junho de 1662, sobe ao trono                                          para uma residência próxima da Cor-
         D. Afonso VI, na sequência de um golpe                                     te (noviciado da Cotovia, nos arredores
         palaciano que neutralizou as tentativas                                    de Lisboa). A 12 de Junho é amnistiado
         de o afastar e de entronizar o seu irmão                                   (não absolvido), mas continua impedido
         D. Pedro (o novo rei era por muitos –                                      de falar ou escrever sobre determinadas
         incluindo a própria mãe - considerado                                      matérias. Dez dias mais tarde, regressa
         um débil mental). A facção hostil ao Pa-                                   ao púlpito, para pregar na Capela Real,
         dre Vieira (as suas críticas às altas esferas                              por ocasião do aniversário da Rainha.
         tinham-lhe granjeado vários inimigos)                                      O sermão será publicado, nesse ano,
         torna-se efectivamente dominante na                                        em Paris. Ainda nesse ano, será publi-
         Corte. Tendo estado ao lado da Regente                                     cado em Roma o primeiro volume dos
         na tentativa de destituição do monarca,                                    “Sermões”. A sua fama de pregador
         é afastado para o colégio do Porto a que                                   mantém-se intacta, mas não voltará a
         se segue, no ano seguinte, o desterro em   Retrato em busto do Padre António Vieira.  ser nomeado conselheiro do Rei, para
         Coimbra, afastada a hipótese de enviá-lo   Escola Portuguesa. Início do Séc. XVIII.  intervir na vida política do País, como
         para Angola. Com os movimentos con-  Biblioteca Nacional de Lisboa.        era seu gosto.
         tinuamente vigiados, é chamado a depor no tri-  ria começado a ser cumprida dois séculos antes,   No Verão de 1669 obtém autorização para
         bunal do Santo Ofício, a respeito da sua obra  com os Descobrimentos, faltando, ainda, con-  se deslocar a Roma, sob o pretexto de tratar
         “Esperanças de Portugal”, sendo confinado ao  cluir a universalização do Cristianismo.  da canonização do Beato Inácio de Azevedo
         seu local de residência, numa situação de prisão   O Santo Ofício não lhe perdoa mais este de-  e dos seus 39 companheiros jesuítas (martiri-
         domiciliária não declarada. O Rei ainda sugere  safio e, com base numa carta por ele escrita bis-  zados pelos protestantes holandeses no Bra-
         a sua partida para as missões da Índia, mas a  po do Japão, onde expunha as suas ideias, dá-  sil) e de fazer uma peregrinação aos túmulos
         contracção de uma grave doença crónica - que  -lhe ordem de prisão a 1 de Outubro de 1665.  de S. Pedro e de S. Paulo. Logo à chegada, co-
         se supõe ser tuberculose -, na sequência de um  É, porém, a seu rogo, poupado ao cárcere e  meça a pregar aos seus compatriotas na igreja
         surto de peste, frustra-lhe esta saída airosa.  mantido em prisão domiciliária. Numa pri-  de Santo António dos Portugueses. Em dois no-
           E o jesuíta continua a ver, progressivamente,  meira diligência, é submetido ao inquérito de  táveis “Sermões de Santo António”, debruça-se
         destruída a sua obra: em Dezembro de 1663 são  “limpeza do sangue” para despistar eventuais  sobre a maneira de ser dos portugueses, dizen-
         revogados os privilégios temporais da Compa-  origens judaicas (que terão sido insinuadas por  do, sobre eles, que têm “para nascer: Portugal,
         nhia de Jesus nas missões do Brasil. As câma-  alguns dos seus detractores, face à defesa que  para morrer: o Mundo”, uma máxima que se
         ras locais passam a ter poder para organizar  sempre fizera dos judeus e dos cristãos-novos).  aplicava perfeitamente à sua própria pessoa.
         incursões ao interior e para escravizar massi-  Só a sua avó mulata (que ele afirma desconhe-  Apercebendo-se de que a pregação em Por-
         vamente os índios.                 cer) é mencionada, não sendo detectado qual-  tuguês não lhe dá a projecção que merece - e
           A morte da mãe, em 1664 desfere-lhe mais  quer outro comprometimento.  incentivado pelos seus confrades -, empenha-
         um rude golpe. No entanto, aproveitando me-  Intimado a apresentar a sua defesa, redige  se, com afinco, na aprendizagem do Italiano, o
         lhorias na saúde - apesar de vigiado pela Inqui-  um extenso e eloquente texto, que viria a ser,  que faz facilmente, graças ao seu domínio do
         sição -, enceta a escrita de “História do Futuro”,  mais tarde, publicado, em dois volumes, com  Latim. A partir de 1671, os seus sermões naque-
         de que apenas redigirá o “Livro Anteprimeiro”.  o título “Defesa Perante o Tribunal do Santo  la língua causam sensação na Cidade Eterna.
         Numa longa introdução, apresenta a sua visão  Ofício”. Nele se defende vigorosamente, re-  Dedica-se, também, a debates de retórica com
         do que será o futuro da Humanidade. Recor-  jeitando as acusações de milenarismo, judai-  algumas eminentes figuras da sociedade ro-
                                                                                     REVISTA DA ARMADA U AGOSTO 2008  21
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