Page 240 - Revista da Armada
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transformaçl1o, a nl!cl!ssidadl! dt ainda há pouco, pensava como n&s, agia caso era outro, felivnente. Nilo se tra-
conservar-se, de manter, a troco de lutas livremenrl!, sonhava, delirava, ruor- tava de uma vida, mas sim de uma Mia
ferozes, a espécit t m que se reproduzem dam, vivia enfim. e que, agora, se que o cOl1umdante. para experimentar.
constantememe? debatia nas ondas, prestes a submergir- havia lançado d água.
Um mistüio que nenhuma teoria -se de fadiga, de pavor, ou nos dentes Salvámos a b&ia. Mas os devaneios
explica, mistério ... acerados dI! um tubarilo ... do nosso esp(rito, as interrogoçlJtS que.
Neste momemo, uma paragl!m súbi- E I!ssa vida, esse tesouro de pt!ifei- desde o seu berço, a Humanidadl! vem
ta de tudo o qUI! I!m n&s pensa~'Q e çlJes qUI! Deus construiu I! que ninguém, formulando, ficaram, mais uma vez sem
circulat.'Q trou.:u-nos brutalmente d rea- nem sábios nem anistas saberl10 upro- resposta ...
lidade crua das coisas terrenas. duzir, estava ali d mercê de um erro ApreluJemos, no entonlO, o demorar
Soou pelo fUlVio fora o grito far(dico nosso que tlUlo aniquilasse ou, para que mais um pouco a dose de vida que cabe
de "Homem ao mar!» essl! coroçl1o conrinuasst o pulsar. ao conjunto dos 1I0SS0S seme/1ulIItes. E
Sensaçl10 terrivel de responsabili- dependente de uma sábia I! rápida tivemos oponunidade de tirar proveito
dade quando, conduzindo o quano na manobra qUI! permitisse colhê-Ia rapj- da liçdo! ...
ponte, se contempla, absono e medira- damenlt! ...
tivo, essa Naturt!1.a de mistérios inson- - Olhe que é uma Mio. senhor
dáveis e, naquele dia, de tl10 doces guarda-marinha - segredou-nos o
quietaçlJes ... IIomem do leme. (ln "No MurnlQ da lI" com ••
Tratava-se da vida de alguém qut. Soltámos um suspiro de aUvio. O dI!! IIl!!n riqul!! Tmmssos Valdl!!l,)
Filatelia
AS NOVAS EMISSÕES DE SELOS PORTUGUESES
EUROPA 1988 - Melas de Trans- 1864, fim à actividade daquela dili-
porte e Comunicações gência.
Grande podia considerar-se, até
há algumas décadas, a distância 80. Para os Açores - Carrio da
entre localidades, principalmente se Ilha de Sio Miguel - Nos Açores
não eram ligadas por vias naturais a correspondência era, de meados
de comunicação. Até ao aparecI- do século passado até ao InIcio
mento do comboio, veIculo que teve deste, transportada em carroças, em
muita influência na vida dos povos, conjunto com produtos agrfcolas e
quase se não sala do lugar onde se outras mercadorias, mas havia tam-
havia nascido; quanto ao transporte carros que são hoje pertença dos bém, nas principais localidades, um
de correio, ele começou a fazer-se a Correios, e um deles foi escolhido tipo próprio de carro, conhecido por
pé, mas, em tempos que podem para ilustrar este selo. Fora usado carrão. Era um veIculo de quatro
considerar-se já bastante recuados, entre Lisboa e Porto, de 1855 a rodas, puxado por duas ou quatro
carros puxados por animais foram 1864, e era constitufdo por uma ber- muares, capaz de transportar dez a
encurtando os caminhos que hoje linda com imperial. Dispunha de dez doze passageiros e alguma merca-
são, em função dos meios de trans- lugares, sendo quatro de 1.· classe, doria. As rodas dianteiras eram
porte actuais, curtos. no interior, e seis de 2.·, distribufdos móveis e mais baixas, o que facili-
Os cn, chamando a nossa por dois bancos no exterior. Nos tava a manobra. Efectuava carreiras
atenção para alguns meios de trans- bilhetes era escrito o nome do regulares entre Ponta Delgada e as
porte ligados à história postal, emiti- viajante, a data da viagem e o peso localidades das costas norte e sul.
ram três selos de 80$00, um para o da bagagem que não podia ultrapas- De botas altas, jaqueta e colete,
Continente e outro para cada uma sar 15 quilos.
das regiões autónomas. t: a emissão Ao carro eram atreladas duas ou
que, há muitos anos, se realiza três parelhas de cavalos que, ao lon-
num grupo de parses, denominada go dos 300 quilómetros, durante 34
EUROPA (CEPT). horas de viagem, eram mudados 23 80.
vezes, Porque a diligência se movi-
Para Portugal Continental - mentava entre o Carregado e o
Diligências de Mala-posta - No Porto, o transporte entre Lisboa e o
Telheiro do Infante do Palácio da Carregado era feito de barco.
Ajuda encontravam-se quatro destes O comboio pôs, a 7 de Julho de
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