Page 134 - Revista da Armada
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No respectivo estudo, o método utilizado consistiu porfiada, ainda que oculta, a que se assiste precipitarem-
no estabelecimento de duas bases distantes: uma emi- -se as grandes potências. O espectáculo surpreendente
tindo ondas contínuas de rádio e outra recebendo-as e silencioso da utilização dos grandes progressos feitos
O objecto era detectado pela interferência entre a onda pela rádio na detecção de objectos situados a grandes
directa e a reflectida. distâncias, fora do alcance visual, encobertos pelo
Todavia, e justificada pela quase insuperável dificul- nevoeiro ou pela escuridão, avassalou a ciência, as
dade de instalação deste sistema a bordo, é ao Exército Marinhas e os Exércitos desses povos.
que se dá preferência na sua adopção em detrimento Concluindo: aquando do ataque pelos japoneses a
da Marinha. Pearl Harbour, em 7 de Dezembro de 1941 , já os contra-
Prosseguindo o trilho do aperfeiçoamento, Mr. Yong, torpedeiros americanos dispunham de radar!
do laboratório Naval de Pesquisas, propôs, em 1933,
a aplicação a bordo dos navios do sistema de detecção
o RADAR NO REINO UNIDO
por meio de pulsações, tentando estabelecer o emissor
e o receptor num mesmo local. E Robert M. Page, O radar desenvolveu-se no Reino Unido relativa-
designado para levar a efeito os necessários estudos,
mente mais depressa do que nos EU América. E
relativos a tão grande avanço no capítulo da detecção
compreende-se porquê. Diante da ameaça permanente
pela rádio, lograva em poucos anos a resolução de gran- de invasão das Ilhas, o Reino Unido tinha necessaria-
des dificuldades, tais, como:
mente de recorrer a esse meio moderno de defesa, apro-
- Obtenção de pulsações com duração e propor- veitando o grande incremento. alcançado no Verão de
ções adequadas. 1935, pelas experiências do cientista escocês Robert
- Construção de um receptor não influenciável Watson-Watt; em Inglaterra inicia-se a construção de
pelas pulsações do transmissor. cinco estações separadas umas das outras de 25 mi-
- Esquematização de um tubo de raios catódicos, lhas. destinadas à defesa do estuário do rio Tamisa,
indicador das pulsações recebidas. estações essas que, em Março de 1938. se achavam
a cargo do pessoal da Royal Air Force (AAF), e prontas
Simultaneamente, o laboratório Naval descobria a
a funcionar. Estas estações iriam demonstrar a sua efi-
maneira eficiente de conseguir uma antena comum ao
ciência quer de dia quer á noite, quando do inicio dos
transmissor e ao receptor. Em Junho de 1936, é supe- ataques da aviação alemã à Inglaterra, a partir de 8 de
riormente ordenada a instalação a bordo dos navios dum
Agosto de 1940.
equipamento completo de radar.
Após isto as pesquisas dos ingleses foram encami-
O Exército não se mantinha contudo inactivo pois, nhadas no sentido do emprego do equipamento radar
em Fevereiro desse mesmo ano, começa a interessar- em aviões: - Um modelo era empregado na detecção
-se pelo desenvolvimento de um detector aplicável às de navios; um outro, instalado a bordo dos caças
baterias antiaéreas. Coroadas as respectivas experiên- nocturnos. era utilizado na detecção de forças aéreas.
cias do melhor êxito, constatou-se que o equipamento Em qualquer dos referidos modelos foram, porém.
adoptado passava a permitir, não só a detecção de introduzidos notáveis melhoramentos, bem como ace-
aviões, mas sim, e também, a determinação da sua lerada ao máximo a sua construção. Assim se explica
direcção, distância e altitude, além de permitir, o facto dos ingleses conseguirem ter quatro aviões equi-
igualmente. que as peças e projectores apontassem pados com radar em 3 de Setembro de 1939, dia em
para o alvo com grande rapidez e precisão. que foi declarada a guerra com a Alemanha.
Os sucessivos aperfeiçoamentos a que foi subme-
O facto do equipamento radar aero-transportado
tido este equipamento, autorizaram a sua aplicação no implicar o uso de antenas de tamanho reduzido levou
controlo dos projectores e peças, com todas as vanta- também os técnicos ingleses a tentar o emprego de
gens e benefícios dai derivados. ondas de comprimento inferior a 1,5 metros, ou seja, o
Cronologicamente, assiste-se. em Abril de 1937, na
menor comprimento até então praticamente obtido.
embocadura do Chesapeake (EUA), à experiência com Ao cabo de exaustivos esforços viu-se a técnica
o radar instalado no velho contratorpedeiro «leary .. , após inglesa triunfar, obtendo cientificamente comprimentos
o que se seguiu um longo perlodo de dois anos, consu- de onda assaz reduzidos, sem prejulzo de um grande
mido no aperfeiçoamento detalhado do equipamento por poder de eficiência.
forma a conseguir-se instalá-lo eficientemente a bordo. O inegável e grande desenvolvimento e progresso
Isto, porém, só em Dezembro de 1938 é atingido, do radar estava agora assegurado. como em verdade •
mas agora, a bordo do U.S.S. «New York .. , onde foi mon- e a partir de 1940, se constatou, para ele contribuindo
tado um equipamento de radar trabalhando com um fortemente os vários e importantes melhoramentos
comprimento de onda de 1,5 metros, depois de, em introduzidos no seu equipamento, designadamente
Novembro desse mesmo ano, terem sido levados a cabo depois da entrada dos EUA na conflagração mundial e
exerclcios práticos pela artilharia de costa do forte o intercâmbio de informações cientificas entre ingleses
Monroe atavés dos quais se verificou e demonstrou que e americanos.
o radar aplicado à artilharia oferecia grandes possi-
bilidades. Coral Costa,
O caminho útil da moderna técnica estava assim em cap.-m.-g.
franco desenvolvimento e dai a requisição feita à indús-
tria. em Outubro de 1939, da construção de seis equi- Bibliografia: «Radar. A Repor! on Science aI Wa"" ~Radio Maga·
pamentos para detecção de aviões, e a competição zlne_ e «O Radar. Sua utilizaçlo na Úllima Guerra~. do signatlirio.
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