Page 134 - Revista da Armada
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No respectivo estudo, o método utilizado consistiu   porfiada, ainda que oculta, a que se assiste precipitarem-
           no estabelecimento de duas bases distantes: uma emi-  -se as grandes potências. O espectáculo surpreendente
           tindo ondas contínuas de rádio e outra recebendo-as   e silencioso da utilização dos grandes progressos feitos
           O objecto era detectado pela interferência entre a onda   pela rádio na detecção de objectos situados a grandes
           directa e a reflectida.                             distâncias,  fora  do  alcance  visual,  encobertos  pelo
               Todavia, e justificada pela quase insuperável dificul-  nevoeiro  ou  pela  escuridão,  avassalou  a  ciência,  as
           dade de instalação deste sistema a bordo, é ao Exército   Marinhas  e os  Exércitos desses  povos.
           que se dá preferência na sua adopção em  detrimento    Concluindo: aquando do ataque pelos japoneses a
           da Marinha.                                         Pearl Harbour, em 7 de Dezembro de 1941 , já os contra-
               Prosseguindo o trilho do aperfeiçoamento, Mr. Yong,   torpedeiros americanos  dispunham de  radar!
           do laboratório Naval de Pesquisas, propôs, em  1933,
           a aplicação a bordo dos navios do sistema de detecção
                                                               o RADAR  NO  REINO  UNIDO
           por meio de pulsações, tentando estabelecer o emissor
           e  o  receptor  num  mesmo  local.  E  Robert  M.  Page,   O  radar  desenvolveu-se  no  Reino  Unido  relativa-
           designado para levar a efeito os necessários estudos,
                                                               mente  mais  depressa  do  que  nos  EU  América.  E
           relativos a tão grande avanço no capítulo da detecção
                                                               compreende-se porquê. Diante da ameaça permanente
           pela rádio, lograva em poucos anos a resolução de gran-  de invasão das Ilhas, o Reino Unido tinha necessaria-
           des dificuldades,  tais, como:
                                                               mente de recorrer a esse meio moderno de defesa, apro-
               - Obtenção de pulsações com  duração e propor-  veitando o grande incremento. alcançado no Verão de
                 ções adequadas.                               1935, pelas  experiências do cientista escocês  Robert
               - Construção  de  um  receptor  não  influenciável   Watson-Watt;  em  Inglaterra inicia-se  a construção de
                 pelas  pulsações do transmissor.              cinco estações separadas umas das outras de 25  mi-
               - Esquematização de um tubo de raios catódicos,   lhas.  destinadas à  defesa do  estuário do  rio  Tamisa,
                 indicador das  pulsações recebidas.           estações essas que, em Março de 1938. se achavam
                                                               a cargo do pessoal da Royal Air Force (AAF), e prontas
               Simultaneamente, o laboratório Naval descobria a
                                                               a funcionar. Estas estações iriam demonstrar a sua efi-
           maneira eficiente de conseguir uma antena comum ao
                                                               ciência quer de dia quer á noite, quando do inicio dos
           transmissor e ao receptor. Em Junho de 1936, é supe-  ataques da aviação alemã à Inglaterra, a partir de 8 de
           riormente ordenada a instalação a bordo dos navios dum
                                                               Agosto de  1940.
           equipamento completo de  radar.
                                                                   Após isto as pesquisas dos ingleses foram encami-
               O Exército não se  mantinha contudo inactivo pois,   nhadas no sentido do emprego do equipamento radar
           em  Fevereiro desse mesmo ano, começa a interessar-  em aviões: - Um modelo era empregado na detecção
           -se pelo desenvolvimento de um  detector aplicável às   de  navios;  um  outro,  instalado  a  bordo  dos  caças
           baterias antiaéreas. Coroadas as respectivas experiên-  nocturnos. era utilizado na detecção de forças aéreas.
           cias do melhor êxito, constatou-se que o equipamento    Em qualquer dos referidos modelos foram,  porém.
           adoptado  passava  a  permitir,  não  só  a  detecção  de   introduzidos notáveis melhoramentos, bem  como ace-
           aviões,  mas  sim,  e também,  a  determinação  da  sua   lerada ao máximo a sua construção. Assim  se explica
           direcção,  distância  e  altitude,  além  de  permitir,   o facto dos ingleses conseguirem ter quatro aviões equi-
            igualmente.  que  as  peças  e  projectores  apontassem   pados com  radar  em  3 de Setembro de  1939,  dia em
           para o alvo com  grande rapidez e precisão.         que foi  declarada a guerra com  a Alemanha.
               Os sucessivos aperfeiçoamentos a que foi  subme-
                                                                   O  facto  do  equipamento  radar  aero-transportado
           tido este equipamento, autorizaram a sua aplicação no   implicar o uso de antenas de tamanho reduzido levou
           controlo dos projectores e peças, com todas as vanta-  também  os  técnicos  ingleses  a tentar  o  emprego  de
           gens e benefícios dai derivados.                    ondas de comprimento inferior a 1,5 metros, ou seja, o
               Cronologicamente, assiste-se. em Abril de 1937, na
                                                               menor  comprimento  até  então  praticamente  obtido.
           embocadura do Chesapeake (EUA), à experiência com       Ao  cabo  de  exaustivos  esforços  viu-se  a  técnica
           o radar instalado no velho contratorpedeiro «leary .. , após   inglesa triunfar, obtendo cientificamente comprimentos
           o que se seguiu um longo perlodo de dois anos, consu-  de onda assaz reduzidos, sem prejulzo de um  grande
            mido no aperfeiçoamento detalhado do equipamento por   poder de eficiência.
           forma a conseguir-se instalá-lo eficientemente a bordo.   O inegável e grande desenvolvimento e progresso
               Isto,  porém, só  em  Dezembro de  1938 é atingido,   do radar estava agora assegurado. como em verdade   •
           mas agora, a bordo do U.S.S. «New York .. , onde foi mon-  e a partir de 1940, se constatou, para ele contribuindo
           tado  um  equipamento  de  radar  trabalhando  com  um   fortemente  os  vários  e  importantes  melhoramentos
           comprimento  de  onda  de  1,5 metros,  depois  de, em   introduzidos  no  seu  equipamento,  designadamente
           Novembro desse mesmo ano, terem sido levados a cabo   depois da entrada dos EUA na conflagração mundial e
           exerclcios  práticos  pela  artilharia  de  costa  do  forte   o intercâmbio de informações cientificas entre ingleses
           Monroe atavés dos quais se verificou e demonstrou que   e americanos.
           o  radar  aplicado  à  artilharia  oferecia  grandes  possi-
           bilidades.                                                                                Coral Costa,
               O caminho útil da moderna técnica estava assim em                                         cap.-m.-g.
           franco desenvolvimento e dai a requisição feita à indús-
           tria. em Outubro de 1939, da construção de seis equi-  Bibliografia: «Radar. A Repor! on Science aI Wa""  ~Radio Maga·
           pamentos  para  detecção  de  aviões,  e  a  competição   zlne_ e «O  Radar.  Sua utilizaçlo na  Úllima  Guerra~.  do signatlirio.

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