Page 129 - Revista da Armada
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supremacia ou cruzar um canal para
         interditar ao inimigo a sua travessia.
         Estes são exemplos, e muitos mais
         se  poderiam  citar,  das  graves
         responsabilidades e das complexas
         exigências  a  que  as  guarniçOes
         estavam  sujeitas  e  para  as  quais
         cada homem contribula, com inultra·
         passável generosidade e dedicação,
         para  que  fossem  executadas  com
  •      um elevado Indice de eficácia.
             O elemento humano foi,  na ver-
         dade, o factor fundamental, e o que
         merece o maior realce, na acção da
         Esquadrilha  de  Lanchas  da  Guiné
         desenvolvida durante  a guerra.
             Para  se  compreender  o  papel
         dessa Esquadrilha no parlado da luta
         armada  (de  resto  a sua  existência
         está-lhe ligada de forma indelével) é
         necessário recordar que as lanchas
         não tinham condições para executar
         operações  ofensivas,  os  seus
                                            A maré baixou a 8 LDP-304 ficou am seco, sobra pedras dum rio da Guiné (foto do  f. ··sarg.
         homens não actuavam em terra e as
                                            CM Ramiro Maga/hleS).
         suas  armas  (de  tiro  tenso)  não  se
         adequavam a acções de flagelação   nante  da  navegação  no  complexo   podia ficar em seco durante muitas
         ou bombardeamento. As acções das   sistema das vias  aquáticas que as   horas. Se tal  acontecesse  nas pro-
         lanchas eram supletivas, mas essa   embarcações tinham de cruzar.    ximidades do inimigo, a situação era,
         circunstância  não  retirava  impor-  Existiam tabelas de marés publi-  pelo menos, dramática; e podia ser
         tância ao  contributo que davam ao   cadas com base em dados colhidos   trágica ...
         esforço de guerra.                 em  diversos  pontos  da  costa  da
             Nas  operações  ofensivas,  as   Guiné (creio que eram Caió, Cacheu,
         LDM  desembarcavam  e  embarca-    Porto Gole e 80Iama), que serviam   ALGUNS  ASPECTOS  TÁCTICOS
         vam forças em pontos previamente   de referência, de resto muito ténue,   E EMPREGO  DAS  ARMAS
         planeados, o que, na prática - e na   ao  comportamento  das  marés  em   PELOS  CONTENDORES
         generalidade dos casos - se reves-  cada um dos locais por onde as lan-
         tia de aspectos  muito  delicados. A   chas  tinham  de  passar  ou  abicar.   .. RA ..  -  Agora,  almirante, fale-
         partir do planeamento dos estados-    As  amplitudes  de  maré  eram,   -nos  sobre  o  emprego  das  armas
         -maiores  e  do  maior  ou  menor   regra geral, grandes mas muito dIs-  pelas forças  em  combate.
         conhecimento do dispositivo inimigo   pares  e  poderiam  ir (consoante os   AC - As lanchas de desembar-
         na  área  (número  de  combatentes,   sítios) dos dois aos seis metros. Com   que,  e  em  especial  o  seu  núcleo
         esquema  da  defesa  e  segurança,   tais  amplitudes  e  em  tão  grande   duro, as LDM, mostraram-se sempre
         tipo  e  número  de  armas,  chefes,   emaranhado de vias não é difícil ima-  razoavelmente adequadas ao tipo de
         moral, etc., etc.) terminava na crite-  ginar os problemas que punham as   missões  que  delas  se  exigia  na
         riosa  escolha dos pontos de  abica-  correntes.  Para  mais  havia  pontos   Guiné. Apesar das suas deficiências
         gem das lanchas (para não se abrir   onde a maré enchia em hora e meia   hidrodinâmicas  e  das  deploráveis
         a porta em frente às  bocas de fogo   e vazava em seis!              condições  de  habitabilidade  -  e
         do defensor, por exemplo), ou para    O  assoreamento  dos  canais   muito embora se tenham  feito,  em
         não  esperar  pelo  reembarque  em   sofria  os  efeitos  deste  quadro  de   estaleiro local, esforços assinaláveis
         zona  onde  os  homens  ficassem   marés e ainda os da época do ano,   para  as  melhorar  - ,  é  óbvio  que
         totalmente atolados no lodo, ou em   porquanto  na  época  das  chuvas,   nunca passara pela cabeça de quem
         momento da maré que fizesse correr   copiosas, pois é uma zona tropical,   concebeu  tal  tipo  de  embarcação
         o  risco  da  lancha  encalhar,  etc.   o regime das águas era, por vezes,   que  lhes  viesse  a  ser  dada  uma
                                            agravado de modo drástico.        forma de emprego táctico como o uti-
                                               Uma lancha (que podia navegar   lizado na Guiné! Dispunham de um
                                            com  pouco  mais  de  um  metro  de   casco robusto, eram de fácil manu-
         AS  MARÉS                          água), se o patrão tivesse uma falha   tenção, tinham boa autonomia, cons-
                                            relativamente aos estritos limites de   titulam uma base de fogos aceitável
             .. RA..  -  Almirante,  falemos   tempo de que dispunha para passar   e  contavam  com  um  sistema  de
         agora das marés onde essas lanchas   um  baixo,  ou  desse  uma  volta  de   radiocomunicações  adequado.  Em
          navegavam ...                     leme  menos  feliz,  ou  identificasse   lermos  convencionais  poder-se-ia
             AC  -  O  problema  das  marés   mal as conhecenças que serviam de   afirmar  que  o  inimigo  nunca  põs
          era, à partida, a principal condicio-  referência para sentir onde estava,   seriamente em causa a liberdade de

                                                                                                            19
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