Page 166 - Revista da Armada
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Todos os navios da classe .. A.  tinham   o «Vouga_ e o «Lima .. destinados a Por-  mos apenas àqueles mais semelhantes aos
           nomes  começados  por  A:  .. Acasta.,   tugal.  (3)                 nossos, deram um imponantIssimo con-
           «Achates-, «Acheron .. , «Active-, «Ante-  Os nossos cinco . Vouga» não perten-  tributo ao esforço de guerra da Armada
           lope ...  «Anthony., «Ardent .. ,  .. Arrow .. ;   cem a nenhuma daquelas nove classes da   Britânica (com relevância na Batalha do
          . aos da classe .. B .. foram dados nomes ini-  Royal  Navy,  mas  aproximam-se  mais   Atlântico), e é bem prova disto o  racto
           ciados  por  B:  «Basilisk .. ,  «Beagle-.   das  unidades  da classe  . B.  do que  de   de quarenta e sete deles se terem perdi-
           .. Blanche.., «Boadicea .. , «Boreas .. , «Bra-  quaisquer outras.   do em acção durante a segunda grande
           zen .. , «Brilliant .. , «Bulldog .. , e assim por   Uma diferença, dificilmente detectá-  guerra, o que de modo algum quer dizer
           diante  até à classe  «h.  (I)    vel à vista,  mas que existia entre as pe-  que não rossem  unidades de concepção
              Aqueles setenta e seis destroyers ti-  ças  da  anilharia  principal  das  nossas   muilo equilibrada.  bons  navios  para  o
           nham todos um  aspecto geral muito se.-  unidades e as das britânicas era o  faclO   mar, muito robustos e resistentes. velo-
           melhante, com as suas quatro (2) peças   das peças de 120 mm dos destroyers in-  zes e  bem armados. tendo como princi-
           de 120 mm com a mesma disposição das   gleses terem o comprimento de quaren-  pal  calcanhar  de  Aquiles  o  limitado
           do  «Amuon ..  e  do  «Ambuscade-,  mas   ta e cinco calibres, enquanto que as dos   deslocamento que não permitiu que fos-
           com escudos completos, alé ao pavimen-  portugueses tinham cinquenta calibres de  sem dotados com O acréscimo de anilha-
           to, duas chamin6s, dois mastros, dois re-  comprimento, o  que  lhes conferia uma   ria  anti-aérea  que  as  circunstâncias   •
           paros  de  tubos  lança-torpedos  de  533   maior velocidade inicial e um consequen-  vieram a impôr, mas, verdade seja dita,
           mm, geralmente quádruplos (quíntuplas   te maior  alcance  máximo,  o  qual.  nos   à data da sua concepção estava-se longe
           na classe «h), com uma plataforma su-  nossos navios. era de vinte e três mil e   de poder imaginar que o perigo aéreo p0-
           p:>Mando um projectOr, colocada entre os   quinhentos  metros.       deria vir a atingir as temíveis proporções   •
           dois  reparos de tubos  lança-torpedos.   Tem sido afinnado várias vezes que   que de  facto  tomou,
              As unidades destas nove classes pos-  em qualquer Marinha os contratorpedei-
           suiam caractensticas gerais  muito pró-  ros são _pau para toda a obra .. , e assim
           ximas,  com  pequenos  melhoramentos,   é de racto. Entre as missões que lhes são
           sucessivos. de classe para classe. O des-  atribuidas figuram, além do ataque a tor-
           locamento  standard  variava  entre  as   pedo das  rorças  inimigas,  a escolta das
            ~ .340 toneladas da classe «H .. e as 10405   unidades principais das esquadras: porta-
           das classes «&  e  .. F •.        -aviões, couraçados e cruzadores: escolta   Também  no  Museu  de  Marinha de
              A primeira unidade da classe .. A» foi   de transpones de tropas e de navios de   Lisboa  existe  um  bom  modelo  de um
           lançada à àgua em 24 de Abril de  1929   desembarque; escolta de navios de  rea-  contratorpedeiro, com cerca de um me-
           e a última da classe .. I- em  I  de  Março   bastecimento das esquadras;  escolta de   tro e  meio de comprimento, construido
           de 1937. enquanto que as ex-brasileiras   comboibs de navios mercantes, (em qual-  à escala 1/65 aproximadamente, cuja le-
           e ex-turcas o foram um pouco mais tar-  quer destes casos contra ataques de su-  genda afirma ser O  «Vouga ..  (de  1933).
           de,  entre  17  de Julho de  1939 e  24 de   perffcie,  ataques  submarinos  e  ataques   modelo aquele que é em tudo semelhan-
           Fevereiro de  1941.               vindos  do ar);  missões  de  bombardea-  te aos nossos «Dão., -Douro .. , .. Lima-,
              Além destes destroyers foram cons-  mento costeiro; lançamento de campos   _TejOJt e .. Vouga .. , à excepção dos escu-
           truidos também em estaleiros britânicos   de minas ofensivos e também defensivos;   dos das  peças de  120 mm que também
           cerca de trinta outros, semelhantes, des-  dragagem de minas; salvamento de náu-  eles são «incompletos  .. e do mesmo mo-
           tinados a vários países como a Argenti-  rragos;  transpones de  pessoal e de ma-  delo  dos do  HMS .. Amuon.!
           na,  o  Chile,  a  Grécia,  o  Canadá,  a   terial pan: guarnições em zonas onde não   Somos levados a crer que aquele m0-
           Turquia etc., e onde se incluem também   se dispõe do domínio do  mar  (estamo-  delo terá sido executado pela casa cons-
                                             -nos a recordar do famoso _expresso de   trutora  Yarrow  e  enviado  para  Lisboa
                                             Tóquio ..  operando  entre  as  ilhas  do   para mostrar como  viriam a ser os nos-
           (1) Naqu~la Ip«a ~ro uso M  Royal Nol'] qu~ co-  Pacífico durante a segunda guerra mun-  sos cinco .. Vougas-. mas, mais tarde, ter-
           da jIolifhn rk oito d~Jtroytt'l /Out ~ por lU7I   dial); transpone e desembarque de for-  -se-á  resolvido  equipar as  suas  quatro
           Mvio d~ dimtnslJts gerolmtntt um pouco rnaiort'1   ças especiais para levarem a cabo golpes
           t  ,mnamen/o mois poderoso  (00 mllloria dos cu-                     peças principais com escudos complclOs,
           soslKwio wmo quimo ptfO dt 120 mm situada tn-  de  mão  contra  instalações  inimigas;   iguais  aos dos  destroyers  ingleses  das   •
           Irt  01  dilas  chominls),  tquipamt"to  dt   reembarque de rorças desembarcadas e   classes «A_ e seguintes até «I ...  (Note-se
           oomunlcoÇl)ts rNJis dtstnl'oMda e aromocloÇl)ts   obrigadas a retirar perante o  ímpeto do   que quando o «Vouga .. e o «Lima_ roram
           mols (lmpÚls paro alojor o exCtSSO do gUlJmiçao   inimigo, como aconteceu na  Noruega e   lançados à água em 25  de Janeiro e em
           COfIS/ilUldo pt/o ts/ado-moior 00 jlo/ilho e siM/ei-  em  Dunquerque,  na  segunda  guerra   29 de Maio de  1933,  respectivamente,
           ras,  excesso tsSe q~ O'fD1'<J por cerco de trinto                                                          I'
           tlementos.  EJses NlI10S rtcebiam o cÚlssificoçao   mundial e ainda um nunca acabar de mis-  ainda  só existiam  as  unidades das clas-
           dt condutOftS dej/oli/Jw e os das " O\'t! classes dt   sões subsidiárias que seria fastidioso enu-  ses «A»,  «B ... «C- e «O .. da Royal Navy.
           <IA_  (l  .1_  chomomm·sr  .Codrlngton_,  . Kei/h~ .   merar aqui.   pois as da classe «&  foram todas lança-
           .KemptnfelJ ••• DWICWI.,  .Etmout/to, . FouJknor,.,   Os setenta e seis destroyers da Ro-
           • Grtnvillt.,  .HOfd)·. e  . Inglefield.,                            das  em  1934) .
              Só nas classts  -.,4'"  .8. t  .C. (JS 110mB dos   yal Navy atrás citados, para nos rererir-  Em  19~9 aquele modelo roi  modifi-
           rt1ptCfil'OS condutores  de jlotilha  1140  tiMam o                  cado nas oficinas do Museu de Marinha
           ,""ma  j"iciDJ  que  as  fmantes  oito  WlidDdts.                    com a finalidade dos escudos das peças
                                              (J) O .Dao • . Q  .Ttjo. e Q  .Douro,. forom  C(HIS-
                                              truidO$ em Usboa,  I1QS eswleiros de San/ru, à 00-  de  120  mm  se  ficarem  a  parecer  mais
            (2)  Os  stis . H ..  ex.IJrasifeiros foram  lenniNUlOl   ta txplorudru ptlo  Socitdodt dt  COIlSlru~S t   com a realidade, Foram mantidos os es-
           com Clptnas 1m pt{W de 110 mm paro que o local   RtpafOÇ()ts NOI'OU, com turistincia dos eswlti-
                                                                                cudos iniciais, aos quais foi  acrescenta-
           l1l.U' OWfOS ocupado ptlo ptÇQ II. "  4 fi:nH dutinodo   rru YDn'l7W, btm como umprimtiro .1Jm4ro. e lU7I
           a um moior númtro dt cargos dt profulldidodt e   pnmtiro .Tejo .. que paswrom a ser o -.AMDqII/oJo   da  uma  secção  de  chapa  que  os
           a nwrftirru e rolhas des/inado.! ao StU lonÇOlnfflto.   e  o .GJ/dar. da mannha da  Col6mbio.   prolongou  até ao  pavimento mas,  mes-
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