Page 166 - Revista da Armada
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Todos os navios da classe .. A. tinham o «Vouga_ e o «Lima .. destinados a Por- mos apenas àqueles mais semelhantes aos
nomes começados por A: .. Acasta., tugal. (3) nossos, deram um imponantIssimo con-
«Achates-, «Acheron .. , «Active-, «Ante- Os nossos cinco . Vouga» não perten- tributo ao esforço de guerra da Armada
lope ... «Anthony., «Ardent .. , .. Arrow .. ; cem a nenhuma daquelas nove classes da Britânica (com relevância na Batalha do
. aos da classe .. B .. foram dados nomes ini- Royal Navy, mas aproximam-se mais Atlântico), e é bem prova disto o racto
ciados por B: «Basilisk .. , «Beagle-. das unidades da classe . B. do que de de quarenta e sete deles se terem perdi-
.. Blanche.., «Boadicea .. , «Boreas .. , «Bra- quaisquer outras. do em acção durante a segunda grande
zen .. , «Brilliant .. , «Bulldog .. , e assim por Uma diferença, dificilmente detectá- guerra, o que de modo algum quer dizer
diante até à classe «h. (I) vel à vista, mas que existia entre as pe- que não rossem unidades de concepção
Aqueles setenta e seis destroyers ti- ças da anilharia principal das nossas muilo equilibrada. bons navios para o
nham todos um aspecto geral muito se.- unidades e as das britânicas era o faclO mar, muito robustos e resistentes. velo-
melhante, com as suas quatro (2) peças das peças de 120 mm dos destroyers in- zes e bem armados. tendo como princi-
de 120 mm com a mesma disposição das gleses terem o comprimento de quaren- pal calcanhar de Aquiles o limitado
do «Amuon .. e do «Ambuscade-, mas ta e cinco calibres, enquanto que as dos deslocamento que não permitiu que fos-
com escudos completos, alé ao pavimen- portugueses tinham cinquenta calibres de sem dotados com O acréscimo de anilha-
to, duas chamin6s, dois mastros, dois re- comprimento, o que lhes conferia uma ria anti-aérea que as circunstâncias •
paros de tubos lança-torpedos de 533 maior velocidade inicial e um consequen- vieram a impôr, mas, verdade seja dita,
mm, geralmente quádruplos (quíntuplas te maior alcance máximo, o qual. nos à data da sua concepção estava-se longe
na classe «h), com uma plataforma su- nossos navios. era de vinte e três mil e de poder imaginar que o perigo aéreo p0-
p:>Mando um projectOr, colocada entre os quinhentos metros. deria vir a atingir as temíveis proporções •
dois reparos de tubos lança-torpedos. Tem sido afinnado várias vezes que que de facto tomou,
As unidades destas nove classes pos- em qualquer Marinha os contratorpedei-
suiam caractensticas gerais muito pró- ros são _pau para toda a obra .. , e assim
ximas, com pequenos melhoramentos, é de racto. Entre as missões que lhes são
sucessivos. de classe para classe. O des- atribuidas figuram, além do ataque a tor-
locamento standard variava entre as pedo das rorças inimigas, a escolta das
~ .340 toneladas da classe «H .. e as 10405 unidades principais das esquadras: porta-
das classes «& e .. F •. -aviões, couraçados e cruzadores: escolta Também no Museu de Marinha de
A primeira unidade da classe .. A» foi de transpones de tropas e de navios de Lisboa existe um bom modelo de um
lançada à àgua em 24 de Abril de 1929 desembarque; escolta de navios de rea- contratorpedeiro, com cerca de um me-
e a última da classe .. I- em I de Março bastecimento das esquadras; escolta de tro e meio de comprimento, construido
de 1937. enquanto que as ex-brasileiras comboibs de navios mercantes, (em qual- à escala 1/65 aproximadamente, cuja le-
e ex-turcas o foram um pouco mais tar- quer destes casos contra ataques de su- genda afirma ser O «Vouga .. (de 1933).
de, entre 17 de Julho de 1939 e 24 de perffcie, ataques submarinos e ataques modelo aquele que é em tudo semelhan-
Fevereiro de 1941. vindos do ar); missões de bombardea- te aos nossos «Dão., -Douro .. , .. Lima-,
Além destes destroyers foram cons- mento costeiro; lançamento de campos _TejOJt e .. Vouga .. , à excepção dos escu-
truidos também em estaleiros britânicos de minas ofensivos e também defensivos; dos das peças de 120 mm que também
cerca de trinta outros, semelhantes, des- dragagem de minas; salvamento de náu- eles são «incompletos .. e do mesmo mo-
tinados a vários países como a Argenti- rragos; transpones de pessoal e de ma- delo dos do HMS .. Amuon.!
na, o Chile, a Grécia, o Canadá, a terial pan: guarnições em zonas onde não Somos levados a crer que aquele m0-
Turquia etc., e onde se incluem também se dispõe do domínio do mar (estamo- delo terá sido executado pela casa cons-
-nos a recordar do famoso _expresso de trutora Yarrow e enviado para Lisboa
Tóquio .. operando entre as ilhas do para mostrar como viriam a ser os nos-
(1) Naqu~la Ip«a ~ro uso M Royal Nol'] qu~ co- Pacífico durante a segunda guerra mun- sos cinco .. Vougas-. mas, mais tarde, ter-
da jIolifhn rk oito d~Jtroytt'l /Out ~ por lU7I dial); transpone e desembarque de for- -se-á resolvido equipar as suas quatro
Mvio d~ dimtnslJts gerolmtntt um pouco rnaiort'1 ças especiais para levarem a cabo golpes
t ,mnamen/o mois poderoso (00 mllloria dos cu- peças principais com escudos complclOs,
soslKwio wmo quimo ptfO dt 120 mm situada tn- de mão contra instalações inimigas; iguais aos dos destroyers ingleses das •
Irt 01 dilas chominls), tquipamt"to dt reembarque de rorças desembarcadas e classes «A_ e seguintes até «I ... (Note-se
oomunlcoÇl)ts rNJis dtstnl'oMda e aromocloÇl)ts obrigadas a retirar perante o ímpeto do que quando o «Vouga .. e o «Lima_ roram
mols (lmpÚls paro alojor o exCtSSO do gUlJmiçao inimigo, como aconteceu na Noruega e lançados à água em 25 de Janeiro e em
COfIS/ilUldo pt/o ts/ado-moior 00 jlo/ilho e siM/ei- em Dunquerque, na segunda guerra 29 de Maio de 1933, respectivamente,
ras, excesso tsSe q~ O'fD1'<J por cerco de trinto I'
tlementos. EJses NlI10S rtcebiam o cÚlssificoçao mundial e ainda um nunca acabar de mis- ainda só existiam as unidades das clas-
dt condutOftS dej/oli/Jw e os das " O\'t! classes dt sões subsidiárias que seria fastidioso enu- ses «A», «B ... «C- e «O .. da Royal Navy.
<IA_ (l .1_ chomomm·sr .Codrlngton_, . Kei/h~ . merar aqui. pois as da classe «& foram todas lança-
.KemptnfelJ ••• DWICWI., .Etmout/to, . FouJknor,., Os setenta e seis destroyers da Ro-
• Grtnvillt., .HOfd)·. e . Inglefield., das em 1934) .
Só nas classts -.,4'" .8. t .C. (JS 110mB dos yal Navy atrás citados, para nos rererir- Em 19~9 aquele modelo roi modifi-
rt1ptCfil'OS condutores de jlotilha 1140 tiMam o cado nas oficinas do Museu de Marinha
,""ma j"iciDJ que as fmantes oito WlidDdts. com a finalidade dos escudos das peças
(J) O .Dao • . Q .Ttjo. e Q .Douro,. forom C(HIS-
truidO$ em Usboa, I1QS eswleiros de San/ru, à 00- de 120 mm se ficarem a parecer mais
(2) Os stis . H .. ex.IJrasifeiros foram lenniNUlOl ta txplorudru ptlo Socitdodt dt COIlSlru~S t com a realidade, Foram mantidos os es-
com Clptnas 1m pt{W de 110 mm paro que o local RtpafOÇ()ts NOI'OU, com turistincia dos eswlti-
cudos iniciais, aos quais foi acrescenta-
l1l.U' OWfOS ocupado ptlo ptÇQ II. " 4 fi:nH dutinodo rru YDn'l7W, btm como umprimtiro .1Jm4ro. e lU7I
a um moior númtro dt cargos dt profulldidodt e pnmtiro .Tejo .. que paswrom a ser o -.AMDqII/oJo da uma secção de chapa que os
a nwrftirru e rolhas des/inado.! ao StU lonÇOlnfflto. e o .GJ/dar. da mannha da Col6mbio. prolongou até ao pavimento mas, mes-
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