Page 330 - Revista da Armada
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& Nota de Abertura
Até que enfim!
inalmente, tenho a honra e o prazer de
anunciar às Forças Armadas e ao Pais
F em geral, que vai ser erguido um monu-
mento condigno. evocativo da Primeira Traves-
sia Aérea do Atlântico Sul, realizada pelos ilus-
tres marinheiros-aviadores, Sacadura Cabral e
Gago Coutinho. membro da comissão dr. Norberto Lopes (in·
E cito os seus nomes ao contrário do que felizmente já falecido) num artigo que escre-
é costume de acordo com a hierarquia militar. veu na imprensa diária disse que «até parecia
não por espirito de contradição, mas porque que o monumento à Travessia Aérea do Atlân-
entendo que assim é que está certo, quando tico Sul, estava enguiçado» ...
outras razões não houvesse porque o primei- Foram. escolhidos três oficiais entre os pre-
ro, embora meDOS graduado que o segundo, sentes que logo começaram a trabalhar: pro-
foi o chefe da expedição e comandante dos hi· jectos, orçamentos, autorizações, localização,
droaviõe5 utilizados. pedido de contribuições, etc.
Logo a seguir ao regresso dos heróis a Várias entidades foram integradas na co-
Portugal, ainda sob o calor das manifestações missão, militares e civis e, em 1986, já com tre·
de entusiasmo e patriotismo que o nosso Povo ze membros, foi oficializada por despacho do
- adormecido na fofa travesseira das suas pas- ministro da Defesa Nacional, com a designa-
sadas glórias - viveu desde que o «Lusitânia» ção de «Comissão Promotora de um Monumen-
descolou do Tejo, até que o «Santa Cruz» ama- to a Sacadura Cabral e Gago Coutinho».
rou na Baía de Guanabara, formou-se uma O que se passou até chegarmos a esta fa-
comissão nacional composta de altas persona- se, e depois até ao presente, é melhor esquece-
lidades para promover a construção de um mo- -lo para não ferir susceptibilidades ... Promessas
numento que perpetuasse esse grande feito, que não eram cumpridas, dificuldades burocrá-
tão grande que fez com que os portugueses ticas, adiamentos sucessivos e inexplicáveis,
acordassem para acreditar novamente nas vir- eu sei lá! Heroicamente, a Comissão resistiu
tudes da Raça. a tudo, mas tinha-se a sensação que ainda não
Não sei porquê, talvez para seguir aquele era desta ...
dito de que quando se deseja que qualquer coi- Foi então que, graças à compreensão, di-
sa se não faça nomeia-se uma comissão ... esta namismo e sentido patriótico da nova equipa
veio a morrer ingloriamente sem ter consegui- governativa da Defesa Nacional, ministro dr.
do reaJjzar o seu objectivo. Famando Nogueira e secretário de Estado eng.
Depois disso muito se tem falado no assun- Eugénio Ramos o caso foi resolvido, de um dia
to, acabando por ser a Câmara Municipal de para o outro.
Lisboa a mandar construir, na área da Torre O monumento vai ser construído em Be-
de Belém, uma memória que mais não era que lém, que foi donde partiu o «Lusitânia» para
vaga representação simbólica dum feito que a grande aventura.
merecia muito mais e melhor. De parabéns a Comissão e a Marinha que
Até que, num almoço-convívio de elemen- vai embandeirar em arco, e Lisboa e o País vão
tos da extinta Aviação Naval, realizado em De- ficar de consciência aliviada por verem saldada
zembro de 1979, um dos presentes lançou a a divida que há mais de 68 anos tinham para
ideia, acolhida com aclamação, de se formar com esses dois grandes portugueses. Quebrou-
ali mesmo uma comissão para tentar o que até -se o enguiço. ALELUIA!
então tinha sido impossível. Vem aproposito ..?(-d4' J~
citar que o distinto jornalista e mais tarde c/aJm
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