Page 117 - Revista da Armada
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Filatelia
NOVOS SELOS PORTUGUESES
Faiança portuguesa século XIX - 3.° grupo
Em 24-1-92 e na sequência de um espaço de mercados alargado a
anos anteriores, os CTT lançaram norte do rio Mondego, também for-
em circulação, uma nova emissão de 40. neceram, em larga escala, os por-
selos alusiva ao Utulo em epigrafe. ~ tugueses emigrados no Brasil.
A série é composta por seis selos Produziram objectos de uso corren-
com taxas de 40$00 (3), 65$00 (3), te (pratos, travessas, terrinas, cangl-
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um bloco filatélico de 260$00 e um » rOes, garrafas, canecas, bules,
sobrescrito com carimbo do 1. o dia. chávenas, galheteiros, jarras e areei-
Se atendermos às circunstâncias ros (pequeno vaso com areia, que
pouco propicias ao desenvolvimen- minaram por todo o lado, aproveitan- antigamente se deitava sobre a es-
to industrial, em que a vida politica crita, para a fazer secar), na gene-
do as regalias concedidas pelo Es-
portuguesa decorreu, sobretudo na tado, tendo assim o progresso, ralidade, com formas variadas e
1 .• metade do séc. XIX, verifica-se atingido também, em pleno, a indús- decorações mais ou menos estiliza-
que nao foram, contudo, impedItivas das, de graciosa pintura manual, es-
tria cerâmica.
da materialização dum vasto parque tampilhada ou mista, em que surgem
Igualmente os fenómenos politi-
de indústrias de cerâmica, permitin- cas, religiosos e sociais, ficaram temas dum IdeAria próprio da clien-
do até, definir. diferenças dos vastos tela popular.
explicitas no gosto de uma nova
centros produtores, tanto na qualida- sociedade de consumo com enorme
de e variedade, como na quantidade poder de compra, contribuindo as-
e distribuição.
sim para o desenvolvimento das fá-
bricas.
D. Maria II e D. Fernando, com
as suas reformas culturais e a emi-
gração, foram determinantes para a
divulgação do uso da faiança; as ex-
posições internacionais, o romantis-
mo nacionalista, a abolição da
escravatura, as campanhas de Áfri-
ca, o fim da monarquia, foram suces- Dois tipos de louça, se definiram
em Coimbra: uma erudita, também
sos que decidiram temáticas da
As invasões francesas, a pre- maior novidade na consideração conhecida por louça de vandel, que
sença das tropas aliadas Inglesas depois se -abastardou- até ao cha-
popular.
e a salda da corte para o Brasil mado cantlo de Coimbra (por seme-
Viana do Castela, Cavaquinho,
(1807-1821); a implantação do libe- Massarelos, Miragaia (Rocha Soa- lhança com o Cantlo de Miragaia,
ralismo (1817-1820); a independên- de Imitação chinesa) e outra popu-
res, Sto. António do Vale da Pieda-
cia do Brasil (1822-1825); a supres- lar, decorativa, que se espalhou pelo
de, Fervença, Bandeira, Aturada,
são das ordens religiosas (1834) e Aveiro, etc.) - os principais fabricos pais como louça ratinha.
por fim as lutas da guerra civil (1832- Esta última, nas forçadas migra-
do norte - para além de fornecerem
-1851), marcaram profundamente o ções internas, acompanhava sempre
povo, causando enormes reflexos na os ranchos de trabalhadores oriun-
actividade nacional, incluindo a ce- dos da Beira (chamados ratinhos
râmica. que iam trabalhar ao Ribatejo e Alen-
As formas rococo tardias e impé- tejo) utilizada para alegrar, com o
rio, do principio, abriram lugar a seu colorido ubérrimo, as castiças
vasta influência de produtos estran- prateleiras das modestas cozinhas
geiros (sobretudo ingleses, espa- beirãs, ribatejanas e, sobretudo,
nhóis, franceses e orientais), a novas alentejanas.
técnicas de produção que se disse- Na zona centro, para além dos
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