Page 137 - Revista da Armada
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A alma de um Povo
eSI~ caso materializada por dois notáveis portu- .. Penedo S. Pedro 7-5-22
gueses das últimas geraçOes - Sacadura Cabral
N e Gago Coutinho. Meu caro Santos Moreira
Apesar de relativamente recente, a Primeira Traves..
sia Aérea do Atlà~tico Sul é uma fonte inesgotável para Muito obrigado pelas suas felicitações e pelos filmes
os que a estudam nos seus pormenores. que diz ter-me enviado. Espero ter o prazer de os rece-
D. Maria Helena Santos Moreira, uma das três filhas ber se o S. Pedro se decidir a amansar o mar que tem
ainda vivas do comandante Santos Moreira (a), um dos mandado para os rochedos,
primeiros pilotos da extinta Aviação Naval, teve a ama- Quanto à viagem, um dia falaremos com vagar. O
bilidade de oferecer, ao Grupo de Amigos do Museu de aparelho faltou ao que prometera - levantar 18 horas
Marinha, fotocópias de duas cartas (b), uma de cada um de gasolina e consumir 18 gatOas por hora. Em Las Pal-
dos oficiais mencionados, escritas durante a travessia, mas fiquei desconfiado disso. Em Cabo Verde adquiri
do primeiro a bordo do cruzador .. República" navegando a certeza. Nestas condiçOes, em Cabo Verde só tinha
dos Penedos de S. Pedro e S. Paulo para a ilha de Fer- duas soluções: uma, desistir de continuar, dizendo que
nando Noronha e a do segundo nesta ilha. Como se o hidra não dava para fazer a travessia até Fernando
sabe, o hidroavião _Lusitânia,., com o qual tinham des· Noronha; outra, correr a chance de encontrar no Penedo
colado de Lisboa, perdera-se na amaragem, devido à um mar de rosas.
calema reinante junto aos Penedos, e o -Portugal", que 'Noblesse oblige', e, metido neste dilema, optei pela
foi enviado para o substituir, por não poder descolar dali, 2.· solução como você teria optado no meu logar. Em
foi transportado no -República" para Fernando Noronha logar do mar de rosas enconlrei um 'mar e ... peras' e,
e viria a perder-se também no mar. Só o terceiro - .. San- ao correr junto d'água, a ondulação partiu-me e levou-
ta Cruz" - concluiria a viagem. -me um dos flutuadores como se fosse de vidro. O hidra
Era, portanto, natural e humano que eles estivessem correu ainda durante cinco segundos e veio finalmente
desmotivados para continuar o empreendimento, até poisar, mas, como lhe faltava uma perna, resolveu-se
porque a demonstração que pretendiam fazer, da pos- a meter o nariz para baixo.
sibilidade de se navegar pelo ar com a mesma certeza A amaragem ia boa e, para você fazer Ideia, bastará
com que se navegava no mar, estava mais que feita. dizer-lhe que não houve choque, que nem um pingo
Mas nAo, o estado de espIrita de ambos - boa disposi- d'água apanhámos e que tivemos tempo de retirar apa-
ção e vontade de chegar ao fim - era o que transparece relhos, etc., etc. , compreendendo a sua máquina foto-
nessas cartas, ambas escritas em papel com o timbre gráfica e ... até a garrafa de porto do Pinto.
do cruzador .. República,. e do seguinte teor: Contos largos que ficam para Lisboa. O Bagé che-
gou com o outro Fairey mas o mar continua mau e
vamos agora a caminho de F. Noronha, onde ele será
desembarcado e onde o .. República,. o meterá a bordo
(a) - Joio Lobo Santcs MoraIra - 1891- 1938 - brevetou .. 6ffl
França 6m 1917, com o posto de ugundo-t6n6n/a. com um pau de carga que já se arranjou. Depois volta-
Em 1921, vivend0-S6 um clima multo agi/ado poIiticam6n/6, o mos ao Penedo esperar que os deuses deem calma.
ministro da Marinha visitou offciBlm6nte o Centro do Bom SlJCfJsso. Está tudo erradol Há quase um mez que ando por estas
do qua/ele e,a o comandante. RBCebIdo com formatura gBfa/, como
6stlpu/ava a Ordenança do S6rvIço Naval, Santos Morei,a cumpri- paragens e calmas ... nem vê-Ias.
msntOlH> com a contin'ncia 'tlguleman/ar, rtK:UssncJo.sa, porém, a Creio que por ah! perdeu tudo a bola sem razão e
apertar-lhe a mao. Por isso, pela -Ordem da Armada .. , de 2-2·21, foi pelo Brasil anda tudo na mesma. Felismente que a mi-
castigado com a -puniçAo de Inactlvidad6 por doze mssss.., _por falta nha é um pouco dura, senão já a tinha também perdido
de rsspelto, dlan/e de inferiores, a um ministro da Repúbllca~.
Recorreu para o Supremo Tribunal MIII/a, e este anulou a pena por contágio.
_por nlo haver matéria disciplinar qU6 obrigasse um milita, a 8p6r1a' Um abraço do seu mI. o amigo
a mio a um minist~, o qus, pos/er/olmen/e, foi tornado obrigatório. a) - A. de Sacadura Cabral-
Em Dezembro pediu a d6misslo de oficiai da Armada.
Indspftndentefn6nta de tudo o que possa tSf havido dB falta disci-
plinar a de cxxtJjosa dlgnldad6, o certo é qU6 a Marinha e a sua Avia- E agora a de Gago Coutinho:
çIo PfHderBm um dos ssus pilotos ms/s antigos, condecorado por
meritórios serviçOs prestados. .. Fern. Noronha 27 Maio
Dez anos mais tarde foi reintegrado no activo, contando o tempo
de afastam6nto do sarviço como /ictJnça ilimitada (ou saJa, sam ven- Amigo Santos Moreira
cimento), COlOC6do no /uga, que Ih6 COITIpstla na/is/a de antlgulda-
d6S, promovido a capillo-/emm/6, /6ndo assumindo de novo o cargo
d6 comandant6 do Centro do Bom SUC6SSO, qU6 exerceu até 1933, Muito lhe agradeço a sua carta. Infelismente o apa-
data 6m qU6 saiu da Aviaç40 para os navios, tendo um resto d6 vida relho não correspondeu às nossas esperanças, não
multo Influenciada por doBnças. andava o que tinha sido prometido, gastava muita gaso-
(E/6men/os coligidos de .Quando a Marinha Tinha AsêJs., do CFR lina, e no final nem podia voar a seguir 12 horas. N'estas
Viria/o Tad6u).
(b) - Os originais, diz D. Msria HBIena, foram oferecidos ao MUSfl'U condições. a viagem estava dependente do mar que
d6 Marinha, mas desaparac8fam. encontrassemos à chegada ao Penedo de S. Pedro.
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