Page 137 - Revista da Armada
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A alma de um Povo






               eSI~ caso materializada por dois notáveis portu-  .. Penedo S. Pedro  7-5-22
               gueses das últimas geraçOes - Sacadura Cabral
         N e  Gago Coutinho.                                             Meu  caro  Santos Moreira
            Apesar de relativamente recente, a Primeira Traves..
        sia Aérea do Atlà~tico Sul é uma fonte inesgotável para   Muito obrigado pelas suas felicitações e pelos filmes
        os que a estudam nos seus  pormenores.              que diz ter-me enviado. Espero ter o prazer de os rece-
            D. Maria Helena Santos Moreira, uma das três filhas   ber se o S.  Pedro se decidir a amansar o mar que tem
        ainda vivas do comandante Santos Moreira (a),  um dos   mandado para os rochedos,
        primeiros pilotos da extinta Aviação Naval, teve a ama-  Quanto à viagem,  um dia falaremos com vagar.  O
        bilidade de oferecer, ao Grupo de Amigos do Museu de   aparelho faltou ao que prometera -  levantar 18 horas
        Marinha, fotocópias de duas cartas (b), uma de cada um   de gasolina e consumir 18 gatOas por hora. Em Las Pal-
        dos oficiais mencionados, escritas durante a travessia,   mas fiquei desconfiado disso.  Em  Cabo Verde adquiri
        do primeiro a bordo do cruzador .. República" navegando   a certeza. Nestas condiçOes, em Cabo Verde só tinha
        dos Penedos de S. Pedro e S.  Paulo para a ilha de Fer-  duas soluções: uma, desistir de continuar, dizendo que
        nando Noronha e  a  do segundo  nesta  ilha.  Como se   o hidra não dava para fazer a travessia até Fernando
        sabe, o hidroavião _Lusitânia,., com o qual tinham des·   Noronha; outra, correr a chance de encontrar no Penedo
        colado de  Lisboa,  perdera-se na amaragem, devido à   um  mar de rosas.
        calema reinante junto aos Penedos, e o -Portugal", que   'Noblesse oblige', e, metido neste dilema, optei pela
        foi enviado para o substituir, por não poder descolar dali,   2.· solução como você teria optado no meu logar. Em
        foi transportado no -República" para Fernando Noronha   logar do mar de rosas enconlrei um 'mar e ... peras' e,
         e viria a perder-se também no mar. Só o terceiro - .. San-  ao correr junto d'água, a ondulação partiu-me e levou-
        ta Cruz" -  concluiria a viagem.                    -me um dos flutuadores como se fosse de vidro. O hidra
            Era, portanto, natural e humano que eles estivessem   correu ainda durante cinco segundos e veio finalmente
         desmotivados  para  continuar  o  empreendimento,  até   poisar, mas, como lhe faltava uma perna, resolveu-se
         porque a demonstração que pretendiam fazer, da pos-  a meter o nariz para baixo.
         sibilidade de se navegar pelo ar com a mesma certeza   A amaragem ia boa e, para você fazer Ideia, bastará
         com que se navegava no  mar, estava mais que feita.   dizer-lhe  que  não houve  choque,  que  nem um pingo
         Mas nAo, o estado de espIrita de ambos - boa disposi-  d'água apanhámos e que tivemos tempo de retirar apa-
         ção e vontade de chegar ao fim - era o que transparece   relhos, etc., etc. , compreendendo a sua máquina foto-
         nessas cartas, ambas escritas em  papel com o timbre   gráfica e ...  até  a garrafa de  porto do Pinto.
         do cruzador .. República,.  e do seguinte teor:        Contos largos que ficam para Lisboa. O Bagé che-
                                                            gou  com  o  outro  Fairey  mas  o  mar continua  mau  e
                                                            vamos agora a caminho de F. Noronha, onde ele será
                                                            desembarcado e onde o .. República,. o meterá a bordo
           (a) - Joio Lobo Santcs MoraIra -  1891- 1938 - brevetou .. 6ffl
         França 6m  1917,  com o posto de ugundo-t6n6n/a.   com um pau de carga que já se arranjou. Depois volta-
           Em  1921,  vivend0-S6  um  clima  multo agi/ado poIiticam6n/6,  o   mos ao  Penedo esperar que os deuses deem calma.
         ministro da Marinha visitou offciBlm6nte o Centro do Bom SlJCfJsso.   Está tudo erradol Há quase um mez que ando por estas
         do qua/ele e,a o comandante. RBCebIdo com formatura gBfa/, como
         6stlpu/ava a Ordenança  do S6rvIço Naval,  Santos Morei,a cumpri-  paragens e calmas ...  nem  vê-Ias.
         msntOlH> com a contin'ncia 'tlguleman/ar,  rtK:UssncJo.sa,  porém,  a   Creio que por ah! perdeu tudo a bola sem  razão e
         apertar-lhe a mao.  Por isso, pela -Ordem da Armada .. , de 2-2·21, foi   pelo Brasil anda tudo na mesma. Felismente que a mi-
         castigado com a -puniçAo de Inactlvidad6 por doze mssss.., _por falta   nha é um pouco dura, senão já a tinha também perdido
         de rsspelto,  dlan/e de  inferiores,  a um ministro da  Repúbllca~.
           Recorreu para o Supremo Tribunal MIII/a, e este anulou a pena   por contágio.
         _por nlo haver matéria disciplinar qU6 obrigasse um milita, a 8p6r1a'   Um abraço do seu mI. o amigo
         a mio a um minist~, o qus, pos/er/olmen/e, foi tornado obrigatório.   a)  -  A.  de  Sacadura Cabral-
         Em  Dezembro pediu a d6misslo de oficiai da Armada.
           Indspftndentefn6nta de tudo o que possa tSf havido dB falta disci-
        plinar a de cxxtJjosa dlgnldad6, o certo é qU6 a Marinha e a sua Avia-  E agora a de Gago Coutinho:
         çIo PfHderBm  um dos ssus pilotos ms/s antigos,  condecorado por
         meritórios serviçOs prestados.                        .. Fern. Noronha 27 Maio
           Dez anos mais tarde foi reintegrado no activo, contando o tempo
         de afastam6nto do sarviço como /ictJnça ilimitada (ou saJa, sam ven-  Amigo Santos Moreira
         cimento),  COlOC6do no /uga, que Ih6 COITIpstla na/is/a de antlgulda-
         d6S, promovido a capillo-/emm/6, /6ndo assumindo de novo o cargo
         d6 comandant6 do Centro do Bom SUC6SSO,  qU6 exerceu até 1933,   Muito lhe agradeço a sua carta. Infelismente o apa-
         data 6m qU6 saiu da Aviaç40 para os navios, tendo um resto d6 vida   relho  não  correspondeu  às  nossas  esperanças,  não
         multo Influenciada por doBnças.                    andava o que tinha sido prometido, gastava muita gaso-
           (E/6men/os coligidos de .Quando a Marinha Tinha AsêJs., do CFR   lina, e no final nem podia voar a seguir 12 horas. N'estas
         Viria/o  Tad6u).
           (b) - Os originais, diz D. Msria HBIena,  foram oferecidos ao MUSfl'U   condições.  a viagem  estava dependente  do  mar que
         d6 Marinha,  mas desaparac8fam.                    encontrassemos  à  chegada  ao  Penedo  de  S.  Pedro.
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