Page 159 - Revista da Armada
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provavelmente o ((Bolamall, mas
faltava proceder à confirmação
visual.
Por isso, o NRP ccAurigall re-
gressou ao Alfeite, para que lhe
fosse instalado o sistema ROV -
Remate Operated Vehicle. No dia
seguinte, agora com recurso ao
ROV, eram confirmados os resul-
tados da véspera e eram obtidos
cerca de 75 minutos de gravação
vídeo com imagens do casco do
!IBolamall, por bombordo, assente
no fundo lodoso do oceano. Sem
ter sido possível atingir-se o ob-
jectivo inicial e mais desejado de
ROV-Super Phantom 52: &qIlipamen'o utiliudo na idanti(icaçllo do "Bolarnv.
salvar os tripulantes do uBolama)),
a Marinha conseguiu confirmar o necessário combinar o rigor do de de 3,514 nós, e o sensor está a
seu afundamento, assim como a posicionamento a cerca de 20 mi- ser rebocado com um cabo cujo
sua localização. Chegava ao fim o lhas de terra (aproximadamente comprimento é de quase duas
mistério que rodeava o paradeiro 40 km) com 1 metro de erro, com vezes o fundo.
do arrastão, desde há 2 meses. O a operação do sistema de sonar Definidas as áreas de busca,
êxito desta missão resultou da lateral. A operação do sistema do teve·se em consideração que o
persistência com que a Marinha sonar lateral «KLEINIl, instalado «Boia.ma» estaria assente no fundo
a assumiu, da inexcedível colabo- no NRP c!Aurigan pela Divisão de e teria uma altura de aproximada-
ração da gente do mar, designa- Geologia Marinha do IH, obriga a mente ó metros, pelo que se defi-
damente os pescadores e, sobre- um controle de velocidade por niu que o ((peixe» seria rebocado
tudo, da elevada eficiência de- parte do navio e a uma grande a 15 metros do fundo. O espaça-
monstrada na articulação entre a atenção nas manobras de altera- mento entre fiadas seria de 250
tecnologia e a marinharia. ção de rumo, de enorme importân- metros, para uma cobertwa efec-
cia e significado, visto o sensor tiva de 350 metros e assim se ter
estar a ser rebocado a cerca de 15 uma sobreposição de 50 metros.
OS MEIOS USADOS
metros do fundo, em profundida- As fiadas foram previamente
Os meios que foram usados des que variavam entre 100 e qua- traçadas, tendo o NRP «Auriga))
pelo Instituto Hidrográfico nas se 250 metros. Para se ter uma seguido os percursos previamente
operações de detecção represen- ideia do que está em causa, é definidos.
tam a última palavra no domínio importante lembrar que o navio Esta última faceta só foi poso
das altas tecnologias, visto que foi vai, normalmente, a uma velocida- sivel porque o IH, desenvolveu
_ .. _. nos últimos anos um conjunto de
aplicações - o sistema HIDROSIS
-~~- - que permite fazer a aquisição
simultânea de 3 distâncias a seno
sares «Trisponderll, instalados em
marcos geodésicos em terra com
o rigor do centímetro, bem como
do valor da sonda obtida pelas no-
vas sondas hidrográficas com sai-
• •• da digital .
Por outro lado é de salientar
'. -" ticado sistema, só foi possível por-
que toda a operação deste sofis-
que os navios hidrográficos da
classe ccAuriga)), dispõem de um
eficiente: o motor eléctrico com
o ' '. sistema propulsivo altamente
hélice de passo variável. Este
sistema permite que o comandan-
heas d"busca e potIiçlo em que{oi da!6CUldo o .BolamBJI a t J6 maU08 de pro(unr:lidade. te manobre no final das fiadas, de
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