Page 159 - Revista da Armada
P. 159

provavelmente  o  ((Bolamall,  mas
          faltava  proceder  à  confirmação
         visual.
             Por  isso,  o  NRP ccAurigall  re-
         gressou ao Alfeite,  para que lhe
          fosse instalado o sistema ROV -
          Remate Operated Vehicle. No dia
         seguinte,  agora com  recurso ao
          ROV, eram confirmados os resul-
         tados da véspera e  eram obtidos
         cerca de 75 minutos de gravação
         vídeo com imagens do casco do
         !IBolamall, por bombordo, assente
         no fundo lodoso do oceano. Sem
         ter sido possível atingir-se o  ob-
         jectivo inicial e mais desejado de
                                            ROV-Super Phantom  52: &qIlipamen'o utiliudo na idanti(icaçllo do "Bolarnv.
         salvar os tripulantes do uBolama)),
         a Marinha conseguiu confirmar o    necessário  combinar  o  rigor  do  de de 3,514 nós, e o sensor está a
         seu afundamento, assim como a      posicionamento a cerca de 20 mi-  ser rebocado com  um cabo cujo
         sua localização. Chegava ao fim o   lhas de terra (aproximadamente  comprimento  é  de  quase  duas
         mistério que rodeava o paradeiro  40 km) com 1 metro de erro, com  vezes o  fundo.
         do arrastão, desde há 2 meses. O  a  operação do sistema de sonar        Definidas as áreas de busca,
         êxito  desta  missão  resultou  da  lateral. A operação do sistema do  teve·se  em  consideração  que  o
         persistência com que a  Marinha  sonar  lateral «KLEINIl,  instalado  «Boia.ma» estaria assente no fundo
         a assumiu, da inexcedível colabo-  no NRP c!Aurigan pela Divisão de  e teria uma altura de aproximada-
         ração da gente do mar, designa-    Geologia Marinha do IH, obriga a   mente ó metros, pelo que se defi-
         damente os pescadores e, sobre-    um  controle  de  velocidade  por  niu que o ((peixe» seria rebocado
         tudo,  da  elevada  eficiência  de-  parte do  navio  e  a  uma  grande  a  15 metros do fundo.  O espaça-
         monstrada na articulação entre a   atenção nas manobras de altera-   mento entre fiadas  seria de 250
         tecnologia e  a  marinharia.       ção de rumo, de enorme importân-  metros, para uma cobertwa efec-
                                            cia  e  significado,  visto o  sensor  tiva de 350 metros e assim se ter
                                            estar a ser rebocado a cerca de 15   uma sobreposição de 50 metros.
         OS  MEIOS  USADOS
                                            metros do fundo, em profundida-       As fiadas foram previamente
             Os  meios  que  foram  usados  des que variavam entre 100 e qua-  traçadas,  tendo o  NRP «Auriga))
         pelo  Instituto  Hidrográfico  nas  se 250  metros.  Para  se  ter  uma  seguido os percursos previamente
         operações de detecção represen-    ideia  do  que  está  em  causa,  é   definidos.
         tam a  última palavra no domínio  importante lembrar que o  navio        Esta última faceta só foi  poso
         das altas tecnologias, visto que foi   vai, normalmente, a uma velocida-  sivel  porque  o  IH,  desenvolveu
                                                     _ .. _.                  nos últimos anos um conjunto de
                                                                              aplicações - o sistema HIDROSIS
                                                     -~~-                     - que permite fazer a  aquisição
                                                                              simultânea de 3 distâncias a seno
                                                                              sares «Trisponderll, instalados em
                                                                              marcos geodésicos em terra com
                                                                              o rigor do centímetro, bem como
                                                                              do valor da sonda obtida pelas no-
                                                                              vas sondas hidrográficas com sai-
                            • ••                                              da digital .
                                                                                  Por outro lado é  de salientar
                          '. -"                                               ticado sistema, só foi possível por-
                                                                              que toda a  operação deste sofis-
                                                                              que  os  navios  hidrográficos  da
                                                                              classe ccAuriga)),  dispõem de um

                                                                              eficiente:  o  motor eléctrico com
                                o '  '.                                       sistema  propulsivo  altamente
                                                                              hélice  de  passo  variável.  Este
                                                                              sistema permite que o comandan-
         heas d"busca e potIiçlo em que{oi da!6CUldo o .BolamBJI a t J6 maU08 de pro(unr:lidade.   te manobre no final das fiadas, de

                                                                                                            13
   154   155   156   157   158   159   160   161   162   163   164