Page 188 - Revista da Armada
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Mas nem SÓ os pilotos de Lisboa,
                                                                                estacionados em Cascais, colabora-
                                                                                ram  com os Socorros a Náufragos.
                                                                                Os de Leixões e os da barra do Dou-
                                                                                ro muito intervieram em salvamentos
                                                                                nas  suas  zonas  de  actuação.  Inú-
                                                                                meros barcos de pesca da Afurada
                                                                                foram  assistidos e salvos pelas ca-
                                                                                traias dos pilotos. A assistência aos
                                                                                navios no rio Douro em perlodos de
                                                                                cheias, estabelecendo _paixões- nas
                                                                                ruas ribeirinhas e reforçando amar-
                                                                                rações,  foram  notáveis.
                                                                                    Alguns  pilotos perderam a vida
                                                                                em  naufrágios  por  escassez  de
                                                                                meios de salvamento.
                                                                                    Em 3 de Fevereiro de 1929, o va-
                                                                                por _Deiste,. encalhou no Cabedelo,
                                                                                morrendo toda a gente, incluindo o
                                                                                piloto da barra. Em 27 de Janeiro de
                                                                                1947, também se perdeu, à entrada
            o  -$anta Mafalda- encalhado na ponta da  Laje (5.  JuliSO  da  Barra), em  1966   da barra, o iate -Metaor-, morrendo
                                                                                toda a gente, incluindo o piloto Pedro
            dos pilotos de Lisboa deixou de estar   Mais  recentemente,  em  19  de   da Luz. Os desastres ocorriam perto
            confinada às barras e à bala de Cas-  Fevereiro de 1966, o salvamento de   de  terra,  no  Cabedelo  ou  na  Foz,
            cais,  podendo estender-se  a outros  32  tripulantes  do  arrastão  .. Santa   mas em locais que não permitiam a
            pontos da costa adjacente.        Mafalda,.,  encalhado  na  ponta  da   aproximação  de  embarcações  ou
               Houve salvamentos de embarca-  Laje, S. Julião da Barra,  efectuado   estabelecimento  de cabos vaivém.
            ções de pesca no mar da Risca e de  pelos botes-motor do _Comandante    Com  o  aparecimento  dos  heli-
            outros  barcos  nas  barras  e  cerca-  Milheiro_, usando uma balsa pneu-  cópteros,  o  serviço  de  socorros  a
            nias; o  -Maria  dei  Pilar., no  Cabo   mática do navio sinistrado; os outros   náufragos passou a dispor de meios
            Raso, e o "Nashaba-, em S. Julião  32 tripulantes e o cao de bordo foram   de actuação melhorados. Em 16 de
            da Ericeira, são exemplos. A colabo-  salvos par um  vaivém  estabelecido  Junho de  1969,  um  -Alloute  II ..  da
            ração  no  desembarque  dos  passa-  pelos Bombeiros voluntários de Paço   Força Aérea Portuguesa (FAP)  sal-
            geiros  do  "Hildebrand_,  encalhado  d'Arcos.                      vou  toda  a  gente  do  navio  -Silver
            em  S. José da Guia, e a recolha do   As nossaspossibilidades de inter-  Valley-, encalhado junto ao castelo
            piloto do avião .. Fleet n. o 3», da Avia-  venção em salvamentos, assistência   do Queijo. Em  Março de 1992, um
            ção Naval, caído na bala de Cascais,  elou  reboque, eram  especialmente   outro helicóptero da FAP salvou toda
            continuam  a  longa  lista  de  ajudas  devidas à nossa situação de estacio-  a gente do navio .Penélope 1_,  enca-
            dos pilotos, no serviço de socorros   namento em Cascais, que nos possi-  lhado  perto  do  mesmo  local.  Em
            a náufragos.                      bilitava acorrer pronta e eficazmente   ambos  os  casos,  não  foi  passivei
                                              a qualquer pedido de socorro na nos-  estabelecer cabos vaivém, devido ao
                                              sa zona de actuação na pilotagem.   vento contrário.
                      CONSULTOR                  Houve algumas actuações con-       Em Leixões, quando saia o salva-
                                              juntas  com  o  salva-vidas  de  Paço   -vidas do ISN, também saIam, com
              DA  COMISSÃO  DE  REDAcçÃO      d'Arcos  e também  relação  familiar   o mesmo fim, as lanchas dos pilotos.
                                              de pilotos da barra com  pessoal do   Nalguns  casos,  até  actuavam  pri-
                 Por informação emanada do    ISN  em  Paço d'Arcos. O piloto An-  meiro par já estarem fora do porto.
              Gabinete do Chefe do Estado-    tónio  Ventura  Lopes  era  neto  do   Ouando o .. Orania,.  se  afundOU
              -Maior  da  Armada,  tomou·se   Patrão Joaquim  Lopes, que, antes   na  bacia de Leixões, em  14 de De-
              conhecimento de que o contra-   de ter sido admitido na pilotagem, foi   zembro de  1934, por ter sido abal-
              -almirante  reformado  António   tripulante do salva-vidas. Com o seu   roado  pelo  -Loanda .. , os  seus  100
              Júlio Malheiro  do Vale,  que vi-  irmão  Ouirino  e  seu  pai,  na  altura   passageiros e tripulantes foram  re-
              nha  exercendo  as  funções  de   patrão do salva-vidas, efectuaram o   colhidos  pelo  salva-vidas  e  pelas
              consultor  da  Comissão de  Re-  salvamento dos dois tripulantes so-  lanchas dos pilotos.
              dacção da -Revista da Armada-   breviventes do "Rhona,.,  encalhado   Não  vamos  ser  mais  longos.
              desde  12  de Janeiro  de  1983,   na  Golada.                    Continuaremos, por  obrigação.  de-
              resolveu deixar o referido cargo   Todos mereceram medalhas do    voção e solidariedade, a dar o nossa
              a partir de  1 de Maio passado,   ISN, cabendo ao Ouirino a de ouro   contributo  onde  e  quando  ele  for
              bem como cessar toda a colabo-  par ter corrido mais riscos.      necessário.
              ração  que  vinha  prestando  à    O último descendente do Patrão                 Joaquim Martins,
              Revista.                        Lopes  é  o  actual  piloto  de  Lisboa        CAP MM antigo pi/ol()omtX
                                              Orlando SimOes  Lopes.                              ckJ P?"0 de Usboa

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