Page 188 - Revista da Armada
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Mas nem SÓ os pilotos de Lisboa,
estacionados em Cascais, colabora-
ram com os Socorros a Náufragos.
Os de Leixões e os da barra do Dou-
ro muito intervieram em salvamentos
nas suas zonas de actuação. Inú-
meros barcos de pesca da Afurada
foram assistidos e salvos pelas ca-
traias dos pilotos. A assistência aos
navios no rio Douro em perlodos de
cheias, estabelecendo _paixões- nas
ruas ribeirinhas e reforçando amar-
rações, foram notáveis.
Alguns pilotos perderam a vida
em naufrágios por escassez de
meios de salvamento.
Em 3 de Fevereiro de 1929, o va-
por _Deiste,. encalhou no Cabedelo,
morrendo toda a gente, incluindo o
piloto da barra. Em 27 de Janeiro de
1947, também se perdeu, à entrada
o -$anta Mafalda- encalhado na ponta da Laje (5. JuliSO da Barra), em 1966 da barra, o iate -Metaor-, morrendo
toda a gente, incluindo o piloto Pedro
dos pilotos de Lisboa deixou de estar Mais recentemente, em 19 de da Luz. Os desastres ocorriam perto
confinada às barras e à bala de Cas- Fevereiro de 1966, o salvamento de de terra, no Cabedelo ou na Foz,
cais, podendo estender-se a outros 32 tripulantes do arrastão .. Santa mas em locais que não permitiam a
pontos da costa adjacente. Mafalda,., encalhado na ponta da aproximação de embarcações ou
Houve salvamentos de embarca- Laje, S. Julião da Barra, efectuado estabelecimento de cabos vaivém.
ções de pesca no mar da Risca e de pelos botes-motor do _Comandante Com o aparecimento dos heli-
outros barcos nas barras e cerca- Milheiro_, usando uma balsa pneu- cópteros, o serviço de socorros a
nias; o -Maria dei Pilar., no Cabo mática do navio sinistrado; os outros náufragos passou a dispor de meios
Raso, e o "Nashaba-, em S. Julião 32 tripulantes e o cao de bordo foram de actuação melhorados. Em 16 de
da Ericeira, são exemplos. A colabo- salvos par um vaivém estabelecido Junho de 1969, um -Alloute II .. da
ração no desembarque dos passa- pelos Bombeiros voluntários de Paço Força Aérea Portuguesa (FAP) sal-
geiros do "Hildebrand_, encalhado d'Arcos. vou toda a gente do navio -Silver
em S. José da Guia, e a recolha do As nossaspossibilidades de inter- Valley-, encalhado junto ao castelo
piloto do avião .. Fleet n. o 3», da Avia- venção em salvamentos, assistência do Queijo. Em Março de 1992, um
ção Naval, caído na bala de Cascais, elou reboque, eram especialmente outro helicóptero da FAP salvou toda
continuam a longa lista de ajudas devidas à nossa situação de estacio- a gente do navio .Penélope 1_, enca-
dos pilotos, no serviço de socorros namento em Cascais, que nos possi- lhado perto do mesmo local. Em
a náufragos. bilitava acorrer pronta e eficazmente ambos os casos, não foi passivei
a qualquer pedido de socorro na nos- estabelecer cabos vaivém, devido ao
sa zona de actuação na pilotagem. vento contrário.
CONSULTOR Houve algumas actuações con- Em Leixões, quando saia o salva-
juntas com o salva-vidas de Paço -vidas do ISN, também saIam, com
DA COMISSÃO DE REDAcçÃO d'Arcos e também relação familiar o mesmo fim, as lanchas dos pilotos.
de pilotos da barra com pessoal do Nalguns casos, até actuavam pri-
Por informação emanada do ISN em Paço d'Arcos. O piloto An- meiro par já estarem fora do porto.
Gabinete do Chefe do Estado- tónio Ventura Lopes era neto do Ouando o .. Orania,. se afundOU
-Maior da Armada, tomou·se Patrão Joaquim Lopes, que, antes na bacia de Leixões, em 14 de De-
conhecimento de que o contra- de ter sido admitido na pilotagem, foi zembro de 1934, por ter sido abal-
-almirante reformado António tripulante do salva-vidas. Com o seu roado pelo -Loanda .. , os seus 100
Júlio Malheiro do Vale, que vi- irmão Ouirino e seu pai, na altura passageiros e tripulantes foram re-
nha exercendo as funções de patrão do salva-vidas, efectuaram o colhidos pelo salva-vidas e pelas
consultor da Comissão de Re- salvamento dos dois tripulantes so- lanchas dos pilotos.
dacção da -Revista da Armada- breviventes do "Rhona,., encalhado Não vamos ser mais longos.
desde 12 de Janeiro de 1983, na Golada. Continuaremos, por obrigação. de-
resolveu deixar o referido cargo Todos mereceram medalhas do voção e solidariedade, a dar o nossa
a partir de 1 de Maio passado, ISN, cabendo ao Ouirino a de ouro contributo onde e quando ele for
bem como cessar toda a colabo- par ter corrido mais riscos. necessário.
ração que vinha prestando à O último descendente do Patrão Joaquim Martins,
Revista. Lopes é o actual piloto de Lisboa CAP MM antigo pi/ol()omtX
Orlando SimOes Lopes. ckJ P?"0 de Usboa
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