Page 131 - Revista da Armada
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                                      NOVOS NAVIOS PARA A MARINHA

      •  Encontram-se ~1 concluídas   uma enorme redução dos seus   Possui  três estações de rea-  Possui  dois  motores princi-
      as  formalidades contratuais   custos  de  exploração.  Por   bastecimento de líquidos ou   pa is  Pie\stic,  um  veio e  um
      relativas à próxima incorpora-  outro lado, a  recuperação e   RAS-liquidos, sendo duas  a   hélice  de  passo variável, oito
      ção de alguns meios  navais,   modernização do "5.  Gabriel"   vante e  uma  pela  popa, além   geradores   electrogéneos
      no  efectivo  dos  navios  da   envolvia custos elevadíssimos,   de quatro estações  RA5-sóli-  Paxman  d e  425  KVA e um
      Armada.                     pelo que às razões operacio-  dos. Dispõe de convés de voo   propulsor de proa de 500 hp.
        Traia-se de um  navio  rea-  nais se adicionaram as  razões   com  capacidade  para  reabas-  A sua guarnição inclui 7 ofi-
      baslecedor e de 8 lanchas de   económicas.  na  decisão de   tecer helicópteros de  vários   ciais, 11  sargentos e 36 praças.
      fiscalização  portuárias, que   adquirir  o  "Blue  Rover"  à   tipos,  incl uindo  Chi nook,
      vêm satisfazer  necessidades   Inglaterra.             Lynx, Sea King e Alouette.
      inadiáveis da Marinha, quer   O  "Blue Rover" é um  navio
      ao nível da mobilidade logísti-  reabastecedor polivalente, que
                                  foi  construído integralmente
  ','   ca  das  unidades operacionais   em aço, nos estaleiros ingleses
      e do cumprimento de missões
      inerentes aos nossos compro-  d e Swan  Hunter-Hebburn,
      missos internacionais, quer ao   tendo entrado ao serviço  da
      nível da fiscalização portuária,   Royal  Fleet  Auxiliary em  15
      estuarina e costeira.       de Julho de 1970.
                                   Ao longo da sua vida opera-
      . 0  navio reabastecedor que   cional navegou 74.000  horas e
      se prevê chegue a  Lisboa em   percorreu 880.000 milhas.
      meados de Junho do corrente   A sua cap.:1cidade de reabas-
      ano,  poderá  vir a  substituir o   tecimento é de 7.460  m3  de
      navio-petroleiro "S. Gabriel" a   gasóleo, 325 013 de água doce,
      curto prazo. Para além da sua   70 m3 de óleo lubrificante, 467
      polivalência c da sua superior   013  de combustível  para  heli-
      capacidade logística,  o  navio   cópteros  e 387  m3 de  carga
      tem  uma guarnição de 54  ele-  seca,  tendo uma capacidade
      mentos, isto é, menos 44 que o   de bombagem de gasóleo de
      "S. Gabriel", o que representa   600 m3/ hora.
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