Page 16 - Revista da Armada
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confrontados com um desastre conveniência, situação que,
ecológico de dimensões comp.:l - geralmente, envolve tripulaçõ-
ráveis ao que ocorreu na es mais reduzidas, menor senti-
Corunha. De facto, na costa do marinheiro e, sobretudo,
portuguesa e especialmente na deficiente qualificação profissi-
zona norte do país, coincidem 011<11.
os principais factores de risco Também O acesso aos portos
para a navegação, nomeada- portugueses é, normalmente,
mente, grandes temporais, con- desabrigado. E se, por exemplo,
gestionamento de tráfego, nos portos de Lisboa ou
nevoeiros e má visibilidade, Setúbal, existem vastas e bem
embora se reconheça que é na abrigadas áreas de fundeadou-
falta de qualificação profissio- ro de espera, não deixa de ser
11<11 das tripuJações que assenta preocupante a observação dos
a principal causa de grande navios que, por vezes às deze-
número de acidentes maríti- nas, aguardam, no fund ea-
mos. Daí que a maioria dos douro e sob temporal, a oportu-
navios sinistrados na área de nidade de aproa.rem ao farol de
Leixões hasteasse bandeira de Leça e demandarem o porto de
Leixões.
A tragédia ecológica da
Corunh.l foi mais um aviso. .1
R. Costa
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Fotografia cedida por "'O Comén:io do Porto·. "'O CorTlh-cio do Porto·