Page 16 - Revista da Armada
P. 16

confrontados com  um  desastre   conveniência, situação que,
                                                             ecológico de dimensões comp.:l -  geralmente, envolve  tripulaçõ-
                                                             ráveis  ao  que  ocorreu  na   es mais reduzidas, menor senti-
                                                             Corunha.  De facto,  na costa   do marinheiro e, sobretudo,
                                                             portuguesa e especialmente  na   deficiente qualificação profissi-
                                                             zona  norte do país, coincidem   011<11.
                                                             os  principais factores  de risco   Também O acesso aos  portos
                                                             para a navegação,  nomeada-  portugueses é,  normalmente,
                                                             mente, grandes temporais, con-  desabrigado. E  se, por exemplo,
                                                             gestionamento  de  tráfego,   nos  portos  de  Lisboa  ou
                                                             nevoeiros e  má visibilidade,   Setúbal, existem vastas e bem
                                                             embora se reconheça que  é na   abrigadas áreas de fundeadou-
                                                             falta  de qualificação profissio-  ro de espera, não deixa  de ser
                                                             11<11  das  tripuJações que  assenta   preocupante a observação dos
                                                             a  principal  causa  de grande   navios que,  por vezes às deze-
                                                             número de acidentes  maríti-  nas,  aguardam,  no  fund ea-
                                                             mos.  Daí que  a  maioria dos   douro e sob temporal, a oportu-
                                                             navios sinistrados na área  de   nidade de aproa.rem ao farol de
                                                             Leixões  hasteasse bandeira de   Leça e demandarem o porto de
                                                                                        Leixões.
                                                                                          A  tragédia  ecológica  da
                                                                                        Corunh.l foi mais um aviso.  .1

                                                                                                           R. Costa
                                                                                                             CTEN




                                                                                        o r~rgu(rro ·Prlr~/orw r , df tn",dtlnl
                                                                                        pmall!mrlll, '1l1r, t ll!.30 dr MIlr{o rlt  1~2.
                                                                                        e'lcalhllll  liaS  I"oxhllidades do  C/1s/rla  dr)
                                                                                        Qurljo.
      OwrgUt;,U -A/IIIIr/it fAS't~, '1rlu,rctllhou tm lu/hod~ /983.                     Fotografia n!dida por
      Fotografia cedida por "'O Comén:io do Porto·.                                     "'O CorTlh-cio do Porto·
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21