Page 271 - Revista da Armada
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Cutty Sork TolI Ships Roce
ntre o dia 31 de Julho e o da largada dos navios, na\erá
dia 3 de AgosIo. a cidade um desfile de todos os \eleiros
Ede Lisboa. no âmbito das no Tejo que serão, a exemplo do
comemorações dos quinhentos que aconteceu noutras ocasiões,
anos da descoberta do caminho acompanhados por centenas de
marítimo para a índia. por pequenas embarcações dos
Vasco da Gama, vai receber clubes náuticos locais.
muitos dos maiores e mais A STA (Sail Training Associa-
belos veleiros que ainda nos tion) íoi criada em 1956, tendo
trazem recomaçOes de grandes como principal objectivo pro-
viagens de avenlUra e de outros mover e íomentar o enlendi-
tempos. mento, o conhecimento e a
A regala organizada pela compreensão entre os jovens
ISTA (lnlemaliooal Sai! Training de diferentes países e culruras,
Association). teve inicio em através da sua participação em
Falmoulh no dia 19 de Julho e regatas e nas mais \ ariadas
termina em Lisboa. actividades que têm lugar nos De..i;~dosl~~rmIlOTt1oem /99!MpNfIdochReg.JI4CoIombo.
O local escolhido para alber-
o PROGUMA DA STA PAU 1998 ros que, de uma forma ou de
gar estes belos navios será ii
zona da doca de Alcântara. 16 a 19 julho.. . ........... COOCenllaç.\o cm Falmouth outra, todos nós imaginamos
Aliás, este lugar já em 1992 19.1)1 julho.... .................... . ... Regal.&f.&Jmoutlvti~ protagonistas de grandes via-
tinha acolhido os \ eleiros que )1 Julho,,) dE>~ ....................... ... ConcentlolÇ.\ocm liWoa gens de aventura por locais
participaram na Grande Regata J • 9 di! Apto ................ .. CNlt'lfO cm c~nhla lisbollV'80 exóticos e fascinantes. Mas, se
9.1 12 di! ApIo ......... _. . ......... ConcenIloIÇ.\o MI V'80
Colombo. 12 .1 22 de ~ ._ .... _ .............. _._ .. _ .. .Re&J!i1 V~ln a ideia inicial era organizar um
Este ano sOO esperados mais 22 . 2S de Agosto .............................. Corantraç.)o MI Dublin encontro de veleiros e uma
de cem veleiros dos quais cerca regala perfeitamente isolados
de vinle são da classe A, os portos que os veleiros visitam. religiões, se pudesse encontrar, no tempo, este projecto, quan-
navios com mais de 48,8 me. A ideia de incrementar a com- conhecer e aprender mais uns do apresentado ao Lord Moont-
tros de comprimento. Portugal, preensão mútua entre os jovens sobre OS outros, através de uma ballen, na altura o First Sea
ao nível da Marinha lerá a partiu do senhor Bernard competiçào assente numa ami- Lord da Royal Navy, encontrou
af um apoio inesperado que
maior representaç.\o de sempre Morgan, um solicitador reior· gável rivalidade.
com a participaç30 do N.E. "Sa- mado de Londres, que imagi· Apesar de o senoor Morgan rapidamente se estendeu â
gres~. do N.T.M. ·Creoula", do nou uma forma de criar condi. não ser um marinheiro, a sua própria Royal Navy e mesmo
O
N.E. "Vega e do N.E. "Polar". ções para que a juventude de ideia acabou por se tomar reali- I ao Duque de Edimburgo que,
No dia 3 de Agosto, aquando diferentes países, raças ou dade graças aos grandes velei- mais tarde, aceitou ser o
patrono da srA.
Com estes apoios o projecto
e o sonho de um homem torna·
ram-se realidade.
Foi criada a "Sail Training-
(
'. Ship International Race Com·
mittee", a organização anteces-
sora da STA.
Portugal, embora muita gente
• desconheça, ficou historica-
mente ligado ao nascimento da
STA. A isto muito se deve o
grande entusiasmo e empe-
• nhamento do enUo embai-
xador português em Londres, o
Dr. Pedro Theotónio Pereira,
que conseguiu que Lisboa fosse
escolhida para porto de chega-
da da primeira regata com ini-
cio em Torbay, no sul de Ingla-
terra.
A participação do embai.
xador na regata com o seu iate,
o ·Bellatrix", é a prova de que
esta era uma ideia que ele
apadrinha\a. Participaram
nessa regata 21 veleiros de 11 -<;
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