Page 82 - Revista da Armada
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ii Marinha Portuguesa. Teve Regressados de novo a Lori- sões. Destaque-nos algumas
um papel de grilnde relev~n· enl prosseguiu-se, por cerca delas mais importantes.
da em todo este processo de de mais três meses, provas de
entrega do navio a Comissão mar para recepção do arma- r. c. : Como é normal
de Recepção. mento e equipamento, provas foram várias e diversas as
'omeada pelo Comadora estas antecipadamente muito missões desempenhadas pela
(ECN) Fernando Araújo, bem programadas, repito, Fragata "Com te. Roberto
chefe da MCNPF, era ela pela MCNPF, durante as l\"ens" ao longo dos 23 meses
constituída, alêm do coman- quais não se verificaram que esteve sob o nosso Co-
dante do Navio, que a pre- problemas de monta. mando.
sidia, pelos então Cap. A primeira foi a de ir ao
Tenentes Portugal Ribeiro, R.A.: Relate-nos também Algarve, dar assistência e
Fernandes Wagner, Souto e alguns episódios mais difí- prestar as "honras de porto"
Moura, Rasquilho Raposo, ceis ou perigosos durante as durante a estadia (Oul 69) a
Costa Alcobia (EMN) e Falcão provas de mar do navio. uma Força naval da Armada
Campos (ECN) todos per- Real Holandesa. Como é
tencentes à referida Missão. P.c.: É certo que, como habitual houve recíprocas
A Revista da Armada (R.A.) Constituída em 23 ov 68, sempre acontece a quem "visitas de cãmara", almoço
decidiu entre\-istar o primeiro seria dissolvida em 30 Ahr 69 comanda. um ou outro episó- e jantar retribuído. entre
Comandante do navio, actual- data da recepção definitiva. dio desagradável. tivesse Comandantes e até, por
mente em situação de Quanto às provas de mar e surgido, durante os quais o curiosidade, um pronto rebo-
Reforma, com 80 anos de posterior armamento do na· navio correu um relativo que, dado por um dos nossos
idade, o CMG Pina CilbraL via direi que, ao longo de vá· perigo. gasolinas. a uma chalupa
Apesar da sua idade, o Co- rios meses, procedeu-se ii exe- Que me lembre, um deles holandesêl que, avariada,
mandante Pina Cabral WC.) cução de dezenas e dezenas de foi a um anoi tecer sermos seguia ii deri\'a. Tudo isso
revelou uma excepcional provas que obrigavam ii S<1.ídas obrigados a entrar em Lorient contribuiu par., que à larg.,-
memória, um espírito vi\'o e diárias, ao largo de Larient, sob denso nevoeiro. uma vez da o Comandante da ''Task
dialogante, tendo sido um entre Belle-ne e Penmarc.h, du- que o navio não dispunha de Group V", por morse lumi-
prazer trocar com ele impres-- rante as quais se efectuaram alojamentos para pernoitarem noso, nos enviasse a seguinte
sões sobre o período em que muitas horas de na\'egação em várias dezenas de pessoas, mensagem, logo retribuída
comandou a fragata "Co- condições de tempo nem sem- entre Oficiais da Missão, En- com votos de boa viagem: -
mandante Roberto [vens-". pre boas, que, nessel altura do genheiros, Técnicos e Ope- "Jr 00115 remerâe dr tOllt eMllr
ano seriam de esperar, mas rários franceses. que seguiam por valre preseI/ce ici L,otre
R.A.: Gostaríamos que o que permitiram da r logo ii a bordo. aCCl/eil $i ,harme,,1 et tlolre
Comandante nos falasse das guarnição um primeiro treino Estas entradas no porto. n5sislellre lorsqlle mn ehalol/pe
suas recordações, de há qua- de mar e forneceram-nos uma bem como as saídas, eram é/ait eu pmme. Ali rt1..oir".
se trinta anos, sobre a ideia das esplêndidas quali- sempre au torizadas pela Passados poucos dias,
recepção do navio em França, dades náuticas deste tipo e Chefia dos Pilotos, instalada ainda no mesmo mês (Out 69)
a cerimónia da entrega do dassedena\~o. num antigo forte situado na nova missão surgia de sur-
navio à Armada e também do Estas provas foram dividi- estreita foz, a fim de evitar ali presa.
armamento do navio e das das em dois períodos: o o cruzamento muito perigoso, Tratava-se de detectar, re-
provas de mar. primeiro relativo ao casco e senão impossível, de navios. ferenciar e efectuar rastreio a
máquinas e o segundo aos Recebida "luz verde" avan- uma esquadra so\'iética,
P.c.: Dando cumprimento equipamentos electrónico, çamos seguros quando nos durante o seu trânsito por
ao determinado pelo Almi- artilharia, comunicações, anti- surgiu pela proa, em rumo ARCONT, a qual vinda do
rante Roboredo e Silva submarino, centro de infor- inverso, um pesado navio Mediterrâneo navegava rumo
(CEM A) procedeu-se, em 23 mações de combate etc. mercante que obrigou a recor- ao norte certamente com des-
No" 68, na Base Naval de No intervalo ent re estes rer à máxima potência, dos tino ao mar Báltico. Situáva-
LoTien t, à cerimónia de períodos a Fragata voltou a quatro motores principais, a mo-nos, ao receber a ORDE-
recepção do Navio a qual se Nantes para, de meados de fim de evitar um trágico abal- MOVE de COMARCONT, ao
revestiu de simplicidade e Dez 68 e Jan 69, ser submeti- roamento. largo de Sesimbra efectuando
dignidade. da, pelos engenheiros do A instanteneidade com que umCASEX.
O programa para esta ce- Estaleiro e técnicos fornece- o "pessoal das máquinas" Ordenado ao nosso sub-
rimónia, cuidadosamente dores dos equipamentos, a obedeceu, às ordens da ponte, marino a subida li superfide,
elaborado pela Missão de uma cuidadosa revisão do evitou uma tremenda colisão_ logo demos inicio à missão
Construções Navais Portu- aparelho propulsor e demais Devo esclarecer que os acabando por interceptar a
guesas em França (MCNPF), maquinaria. radares, em funcionamento, mencionada esquadra a W
foi cumprido em todo O por- Também neste período, não tinham detectado o "mer- das Berlengas.
Era ela constituída por
• menor e, quanto a nós, carac- todos os Oficiais dos Serviços, cantão", por este navegar na mais dois grupos, um de
terizado pela simpática forma
seus Adjuntos e com a colabo-
"sombra" da referida forta-
como as Autoridades Navais ração dos Sargentos, espe- leza e outros edifidos. cruzadores (classe Kresta e
Locais e representações dos calistas e demais pessoal téc- 5\'erdlov) e destroyers (elas·
na\'ios de guerra franceses, nico intensificaram a instru- R.A.: Após o navio ter se Kollin) e, outro grupo,
surtos no porto, se quiseram ção, como de resto há muito regressado a Lisboa, foi por sete SU bmarínos, (classes
associar a este dia festivo para vinham dando à Guarnição. incumbido de diversas mis Z, F e W) Ra\legando à su-
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