Page 82 - Revista da Armada
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                                    ii  Marinha  Portuguesa. Teve  Regressados de novo a  Lori-  sões.  Destaque-nos algumas
                                    um papel de grilnde  relev~n·  enl  prosseguiu-se,  por cerca   delas mais importantes.
                                    da em todo este processo de  de mais três meses, provas de
                                    entrega do navio a Comissão  mar para recepção do arma-  r. c. :   Como  é  normal
                                    de Recepção.               mento e equipamento, provas   foram  várias e  diversas as
                                       'omeada  pelo Comadora  estas antecipadamente muito   missões desempenhadas pela
                                    (ECN)  Fernando  Araújo,  bem  programadas,  repito,   Fragata  "Com te.  Roberto
                                    chefe  da  MCNPF,  era  ela  pela  MCNPF,  durante  as   l\"ens" ao longo dos 23 meses
                                    constituída, alêm do coman-  quais  não  se  verificaram   que esteve sob o  nosso Co-
                                    dante do Navio, que a  pre-  problemas de monta.     mando.
                                    sidia,  pelos  então  Cap.                             A  primeira  foi  a  de  ir  ao
                                    Tenentes  Portugal  Ribeiro,   R.A.:  Relate-nos também   Algarve, dar assistência  e
                                     Fernandes Wagner, Souto e  alguns  episódios  mais  difí-  prestar as  "honras de porto"
                                    Moura,  Rasquilho  Raposo,  ceis ou  perigosos  durante  as   durante a estadia (Oul 69)  a
                                    Costa Alcobia  (EMN) e Falcão   provas de mar do navio.   uma  Força  naval da Armada
                                    Campos  (ECN)  todos  per-                           Real  Holandesa.  Como  é
                                    tencentes à  referida  Missão.   P.c.:  É certo que, como   habitual  houve recíprocas
            A Revista da Armada (R.A.)  Constituída  em 23   ov 68,  sempre  acontece  a  quem   "visitas de cãmara", almoço
          decidiu entre\-istar o primeiro  seria dissolvida em 30 Ahr 69  comanda. um ou outro episó-  e  jantar  retribuído.  entre
          Comandante do navio, actual-  data da recepção definitiva.   dio  desagradável.  tivesse  Comandantes  e  até,  por
          mente  em  situação  de     Quanto às provas de mar e  surgido, durante os quais o  curiosidade, um pronto rebo-
           Reforma,  com  80  anos  de  posterior armamento do na·   navio  correu  um  relativo  que, dado por um dos nossos
          idade, o CMG  Pina CilbraL   via direi que, ao longo de vá·   perigo.          gasolinas. a  uma  chalupa
          Apesar da sua  idade, o Co-  rios  meses,  procedeu-se ii  exe-  Que me  lembre, um deles   holandesêl  que,  avariada,
          mandante Pina  Cabral  WC.)  cução de dezenas e dezenas de  foi  a  um  anoi tecer sermos  seguia ii  deri\'a.  Tudo  isso
          revelou  uma  excepcional  provas que obrigavam ii S<1.ídas   obrigados a entrar em Lorient   contribuiu  par.,  que à  larg.,-
          memória,  um  espírito vi\'o e  diárias, ao largo de Larient,  sob denso nevoeiro. uma vez   da o Comandante  da  ''Task
          dialogante,  tendo sido um  entre Belle-ne e Penmarc.h, du-  que o navio não dispunha de  Group V", por morse lumi-
          prazer trocar com ele impres--  rante as quais se efectuaram  alojamentos para pernoitarem  noso, nos enviasse a seguinte
          sões  sobre o  período em  que  muitas horas de na\'egação em  várias dezenas de pessoas,   mensagem, logo  retribuída
          comandou  a  fragata  "Co-  condições de tempo nem sem-  entre Oficiais da  Missão,  En-  com  votos  de boa  viagem: -
          mandante Roberto [vens-".   pre boas, que, nessel  altura do  genheiros, Técnicos e Ope-  "Jr  00115  remerâe dr  tOllt  eMllr
                                    ano seriam de esperar, mas  rários franceses. que seguiam   por  valre  preseI/ce  ici L,otre
            R.A.: Gostaríamos  que  o  que permitiram  da r  logo ii  a bordo.           aCCl/eil  $i  ,harme,,1 et  tlolre
          Comandante nos  falasse das  guarnição um primeiro treino   Estas entradas  no  porto.  n5sislellre lorsqlle mn  ehalol/pe
          suas recordações, de há qua-  de mar e forneceram-nos  uma   bem  como as saídas, eram  é/ait eu pmme. Ali rt1..oir".
          se  trinta  anos,  sobre  a  ideia das esplêndidas quali-  sempre  au torizadas  pela   Passados  poucos  dias,
          recepção do navio em França,   dades náuticas deste tipo e  Chefia  dos  Pilotos,  instalada  ainda no mesmo mês (Out 69)
          a  cerimónia  da entrega  do   dassedena\~o.         num antigo forte situado na   nova  missão surgia de sur-
          navio à Armada e também do   Estas provas foram  dividi-  estreita foz, a fim  de evitar ali   presa.
          armamento  do  navio e  das  das  em  dois  períodos:  o  o cruzamento muito perigoso,   Tratava-se de detectar,  re-
          provas de mar.            primeiro relativo ao casco e  senão impossível, de navios.   ferenciar e  efectuar rastreio a
                                    máquinas e  o  segundo aos   Recebida  "luz verde" avan-  uma  esquadra  so\'iética,
            P.c.:  Dando cumprimento  equipamentos electrónico,  çamos seguros quando nos   durante o  seu  trânsito  por
          ao determinado pelo Almi-  artilharia, comunicações, anti-  surgiu  pela  proa, em rumo  ARCONT,  a  qual  vinda  do
          rante  Roboredo  e  Silva  submarino, centro de infor-  inverso,  um  pesado  navio  Mediterrâneo navegava rumo
          (CEM A)  procedeu-se, em  23   mações de combate etc.   mercante que obrigou a recor-  ao norte certamente com des-
          No" 68,  na  Base Naval  de   No  intervalo ent re  estes  rer à  máxima  potência, dos   tino ao  mar Báltico. Situáva-
          LoTien t,  à  cerimónia  de  períodos a  Fragata voltou a  quatro motores principais, a   mo-nos, ao receber a  ORDE-
          recepção do Navio a  qual se  Nantes para,  de meados de  fim de evitar um trágico abal-  MOVE  de COMARCONT, ao
          revestiu  de simplicidade e   Dez 68  e Jan 69,  ser submeti-  roamento.       largo de Sesimbra efectuando
          dignidade.                da,  pelos  engenheiros  do   A instanteneidade com que   umCASEX.
            O  programa  para  esta  ce-  Estaleiro  e  técnicos fornece-  o  "pessoal das máquinas"   Ordenado ao nosso sub-
          rimónia,  cuidadosamente  dores dos equipamentos, a  obedeceu, às ordens da ponte,   marino a subida li superfide,
          elaborado  pela  Missão  de  uma  cuidadosa  revisão do  evitou uma tremenda colisão_   logo demos inicio à  missão
          Construções Navais  Portu-  aparelho propulsor e demais   Devo  esclarecer  que  os  acabando  por interceptar a
          guesas em  França  (MCNPF),   maquinaria.            radares, em  funcionamento,   mencionada  esquadra  a  W
          foi  cumprido em todo O por-  Também  neste  período,  não tinham detectado o "mer-  das Berlengas.
                                                                                           Era  ela  constituída  por
  •       menor e, quanto a nós, carac-  todos os Oficiais dos Serviços,  cantão",  por este navegar na   mais  dois  grupos,  um  de
          terizado pela simpática forma
                                    seus Adjuntos e com a colabo-
                                                               "sombra" da  referida  forta-
          como as Autoridades Navais   ração dos Sargentos,  espe-  leza e outros edifidos.   cruzadores (classe  Kresta  e
          Locais e  representações dos  calistas e demais pessoal  téc-                  5\'erdlov) e destroyers  (elas·
          na\'ios de guerra  franceses,   nico  intensificaram a  instru-  R.A.:  Após  o  navio  ter  se  Kollin)  e,  outro grupo,
          surtos no  porto, se quiseram   ção, como de resto há  muito  regressado  a  Lisboa,  foi   por sete SU bmarínos, (classes
          associar a este dia festivo para   vinham dando  à Guarnição.   incumbido de  diversas mis   Z,  F e W)  Ra\legando à  su-
          8  MARCO 98  •  REVISTA OA ARMADA
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