Page 83 - Revista da Armada
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perfície, acompanhados de Armada Espanhola, saíra de nílvegílçàO. Com conhecimen- bordo gostaria de relembrar
n .. vio apoio e petroleiro rea- Cadis para levar o acidentado to de COMDEFMARMA- no momento em que deixou
bastecedor. Draga-minas paTa a sua Base. DEIRA prosseguimos então o Comando do navio.
Durante cerc,l de 70 horas e Convidados os Oficiais para o local do acidente
ao longt) de 850 milhas acom- espanhóis para jantar com- procedendo ao agrup.,mento r.c: Aproximava-se, a p<'s-
panhamos esta esquadra até p.ueceu o seu Comandante, dos s.,I\'a-vidas até ii chegada sos largos, a minha ida ao
ser rendidos ao norte, no li- Cap.-de-corveta Carrero de um rebocador que os Curso Superior Naval de
mite de ARCONT, por um Blanco, filho do Almirante do levou para o Funchal. Guerra o que me iria impedir
avião" ATLANTIC" da F.A. mesmo nome fundador e Gostaria também de recor- de seguir com o Navio paTt1
Franccs.l, que montaria o ras- Director honorário de Escuela dar aqui as chamadas mis- Angola (25 NO\' 70). Ligava-
treio. Com os navios russos, de Guerra Naval, em Madrid, sõ(>s a Kiel, como jii men- nos aquela Província e ao seu
quer nos primeiros contactos, CJue nós tínhamos frcqucnt.,- cionamos, que tinham por Povo cerca de oito anos de
quer "à despedida", fo ram do, dI? Out 57 a Out 59, no objectl\'o levar apoio às feliz vida: primeiro em situ-
trocados e retribuídos, os meio de alegre convívio e da Corvetas ali nrmadas e cons- açiio civil depois como Ca-
habituais cumprimentos entre mil is franca camaradagem. IruidilS em Hamburgo. Tra- pitão do Porto do Lobito. Foi
navios de guerra, Ao fim de cerca de vinte e taram -!>e de duas viilgens .lssim com profunda tristeza
Aproveitou-se esta missão qUiltro horas, da nossa pri- que, sob o ponto de vista de que entreguei o Conlilndo (28
para manter uma constante meira ilssistência, o "TAM- na"cgilção, niio apresentaram Out70).
actualidade dos nossos equi- BRE", a reboque, regressilvil à grandes dificuldades, mas Deixavil um óptimo con-
pamentos de cumunicilções, sua Base. que, em contra partida se ve- junto de Oficiais, Sargentos,
anti-submarino, contra medi- rificaram muito trilbalhosas, Cílbos, Milri nheiros c Gru-
das electrónicas, registando R.A.: Relativamente ainda dada a cuidadosa iltenção e metes, mui to bem prepara-
no el.e. as frequentes mu- a outras missões de repre- permanência na ponte ii que dos.
danças de formatura, tentan- sentação ou de outro tipo nos obrigilva. Os "quartos à Relembrava constante-
do colher t.lmbém elementos que nos poderá relatar? ponte" eram feitos por dois mente as palavras que. dois
dos equipamentos electróni- Oficiais, cm simult,ineo (des- anos atrás, o ALM CNC
cos russos, analisando as l'.c.: Relembremo-nos, com tes, um dos Oficiais eril desti- Ferrer Caeiro na cerimónia
emissões d.1s SuaS radioco- pt1rticular agrado, a home- nado às guarnições das de boas vindas, â chegada
munic,lções que, diga-se de nagem que, durante uma con'etas). de Lisboa, nos dirigira e que
passagem. eles utili zaram dessas viagens em l'onta As "derrotas" de ida e reproduzo textualmente.
av,lramentc. Delgada, a Guarnição da volt", de cerca de 1360 milhas "Lembro /J Clllln,içào dl's/ll
Em meados de Ago 69, Fragata "Comandante Ro- de extens.lo, pcrcorrid,ls por F",S"'" q/l~ clldll I/avio lem II
atracado o navio na Base do berto tvens", com a sua Força vezes com curta visibilidade e 51111 ptrSollaUtlllde próprill,
Alfeite, encontrando-se de de Desembarque e na pre- a uma velocidade que nor- I'rillcipalmCIII~ qual/1l0 se I",'a
licença o Oficial Imediato, o sença das Autoridades Mi- malmente excedia os 20 nós. da S/H! primeira guaTl/ição.
Primeiro Engenheiro e cerca litares e Civis locais. prestou DiI Mancha à Alemanha O que este "lIuio sertf, isso
de um quarto da Guarniçiio, ao seu "P.ltrono" depositan- nilvcgava-se cm "Ianes" assi- depende dll primeira suarnição
rl'Cebeu-se ordem para largar do uma coro., de nOTes junto nalíldas por bóiils alternadas, que tiz.er".
com urgênciil para ir prestar do seu monumento. há muito de tempos a tempos, por bar- Tínhamos a consciência que
assistência a um navio dil ali erguido, pelos Açoreanos, cos-f,uóis o que muita segu- muito contribuímos para isso
Armada Espan hola que, ao em memória deste muito ilus- rançil nos dava. e já que i1 " Revista da Ar-
largo do Cabo Raso, se encon- tre Marinhei ro Micaelense Na primeira viílgem (Mar milda" teve a amabilidílde de,
trava em dificuldildes. Lar- <jue tania honra deu à sua 70) dcparou-se-nos o canal nas suas páginas, relcmbrílr a
gamos prontamente, desceu- terra na tal e a Portugal. de Kicl quase lotai men te vida de quase trinta anos da
se o rio no limite de veloci- Recordo também a meio de gelildo, assim coma as suas sua existência, citando os
dade permitida no Tejo e, uma viagem para a Madeira margens, que eram assina- seus dezassele Comandantes,
dobrado S. Julião da Barra, Oul 70), levando a bordo o ladas por altas estacas que seja-me pcmlitido aqui lem-
aumentou·se para a potência curso finalista do Colégio sobress.,íam acimil da espes- brar também os seus pri-
dos quatro motores. Militar, tendo recebido um 5.' camada de gelo. Na Segu- meiros e excepcionais Ofici-
Rilpidamente assim avista- 5.0.5 do paquete "S.5.Fulvia" nda viagem (Jun 70) foi supe- ais, que enriqueceram de
mos, a cerca de cinco milhas localizado a 260 milhas da riormente determinado que o forma brilhante a primeira
da costa, um navio p<,rado e nossa posição e sensivel- navio, depois de cumprida a Guarnição da "n0S5..'" Rober-
todo chamuscado. mente no paralelo das Ilhas missão de transporte, per- to Ivens.
Tratava-se do Draga-Minas Selvagens logo rumámos à manecesse mais uns dias a Eram eles o imediato
espanhol "TAMBRE" em cu~, máxima velocidade de mo- representar a Marinha nas CTEN Neves Lopes, o
casa das máquinas se tinha mento possível (23 nós) em festividades da tradicional Engenheiro I TEN EMQ
declarildo, durante a noite, direcção à posição estimada "Semana de Kiel" (21 a 28 Duarte Filipe, uma equipa de
um violento incêndio já do- que nos fora comunicada. Jun 70) onde se juntaram então muito jovem mas já
minado pela guarnição, mas Entretanto o paquete franC{>g uma dtb:ia de navios de competentíssimos Segundos
que o deixiwa impossibilitado "ANCERVILLE", que nave- guerra da Nato e que decor- Tenentes como Gastão Guer-
de naveb>ar. gava nas proximidades do reu com festivos espectácu- reiro, Leitiio Rodrigucs, Mon-
Informados, por fonia, não "S.S. Fulvia" informava ler los, regatas à vela, provas teiro da Silva, Hipóli to
haver acidentes pesso.,is, pilS- recolhido i1 bordo todos os desportivas, entre guarnições Raposo, Moreira Pereira,
samos-lhe reboque e fu n- passageiros e tripulantes do dos navios, jantares de ce- Ferreira Carvalho. Vasconce-
deamos cm Cascais, por su- nílvio norueguês, deixando só rimónia e festas e bailes po- los Cunha, Joaquim de SoUSil,
gestiio do Adido Naval Espa- abílndonados e il pairar 12 pularl'S par.1 os mnrinheiros. Almeida Cavaco. "once last
nhol. em Lisboil, que através grílndes baleeirílS de salva- but notthe least" s.'ntos Rec-
do EM A, informara que um mento, do navio incendiado, R.A.: Que acontecimentos to, primoroso encarregado de
rebocador de alto-mar, da que constituíam perigo p.ua íl ou camaradas de comissão ii Navegação. O
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