Page 83 - Revista da Armada
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perfície,  acompanhados de  Armada  Espanhola,  saíra  de   nílvegílçàO. Com conhecimen-  bordo gostaria  de  relembrar
           n .. vio apoio e  petroleiro  rea-  Cadis para levar o acidentado   to  de  COMDEFMARMA-  no  momento em  que deixou
           bastecedor.                Draga-minas paTa a sua Base.   DEIRA  prosseguimos então  o Comando do navio.
             Durante cerc,l de 70 horas e   Convidados  os  Oficiais   para  o  local  do  acidente
           ao longt) de 850 milhas acom-  espanhóis  para  jantar com-  procedendo ao agrup.,mento   r.c: Aproximava-se, a p<'s-
           panhamos esta  esquadra  até   p.ueceu o seu Comandante,  dos s.,I\'a-vidas até ii chegada   sos largos,  a  minha  ida ao
           ser rendidos ao norte,  no li-  Cap.-de-corveta  Carrero  de  um  rebocador  que  os  Curso  Superior  Naval  de
           mite de ARCONT, por  um    Blanco, filho do Almirante do   levou para o Funchal.   Guerra o que me iria  impedir
           avião" ATLANTIC"  da  F.A.   mesmo  nome  fundador  e   Gostaria  também de recor-  de seguir com o  Navio paTt1
           Franccs.l, que montaria o  ras-  Director honorário de Escuela   dar aqui  as chamadas mis-  Angola  (25  NO\'  70).  Ligava-
           treio. Com os  navios  russos,   de Guerra Naval, em Madrid,   sõ(>s  a  Kiel,  como  jii  men-  nos aquela  Província e ao seu
           quer nos primeiros contactos,   CJue  nós  tínhamos  frcqucnt.,-  cionamos, que tinham  por   Povo cerca  de oito anos de
           quer  "à despedida",  fo ram   do, dI?  Out  57  a  Out 59,  no   objectl\'o  levar  apoio  às   feliz  vida:  primeiro  em  situ-
           trocados  e  retribuídos, os   meio de alegre convívio e da  Corvetas ali  nrmadas e cons-  açiio civil depois  como Ca-
           habituais cumprimentos entre   mil is franca camaradagem.   IruidilS  em  Hamburgo. Tra-  pitão do Porto do Lobito.  Foi
           navios de guerra,           Ao  fim  de cerca  de vinte e   taram -!>e  de  duas  viilgens  .lssim  com  profunda tristeza
             Aproveitou-se esta  missão   qUiltro  horas, da  nossa  pri-  que,  sob o  ponto de vista  de  que entreguei o Conlilndo (28
           para  manter uma  constante   meira  ilssistência, o  "TAM-  na"cgilção, niio apresentaram   Out70).
           actualidade dos  nossos  equi-  BRE", a reboque, regressilvil à   grandes  dificuldades,  mas   Deixavil  um  óptimo con-
           pamentos de cumunicilções,   sua Base.               que, em contra partida se ve-  junto  de Oficiais, Sargentos,
           anti-submarino, contra  medi-                        rificaram  muito  trilbalhosas,   Cílbos,  Milri nheiros c  Gru-
           das electrónicas,  registando   R.A.:  Relativamente ainda   dada  a  cuidadosa iltenção e   metes,  mui to  bem  prepara-
           no el.e. as frequentes  mu-  a  outras  missões  de  repre-  permanência  na  ponte ii que   dos.
           danças de formatura,  tentan-  sentação ou  de  outro  tipo   nos obrigilva. Os  "quartos à   Relembrava  constante-
           do colher t.lmbém  elementos   que nos poderá relatar?   ponte"  eram  feitos  por dois   mente as palavras que. dois
           dos equipamentos electróni-                          Oficiais, cm simult,ineo (des-  anos  atrás,  o  ALM  CNC
           cos  russos,  analisando  as   l'.c.: Relembremo-nos, com   tes, um dos Oficiais eril desti-  Ferrer Caeiro  na  cerimónia
           emissões d.1s  SuaS  radioco-  pt1rticular agrado, a  home-  nado  às  guarnições  das   de boas  vindas, â  chegada
           munic,lções que, diga-se de   nagem  que,  durante  uma   con'etas).           de Lisboa, nos dirigira e que
           passagem. eles  utili zaram   dessas  viagens  em  l'onta   As  "derrotas"  de  ida  e   reproduzo  textualmente.
           av,lramentc.               Delgada,  a  Guarnição  da   volt", de cerca de 1360 milhas  "Lembro /J  Clllln,içào dl's/ll
             Em  meados  de  Ago  69,   Fragata  "Comandante  Ro-  de extens.lo,  pcrcorrid,ls  por  F",S"'"  q/l~ clldll  I/avio  lem  II
           atracado o  navio na  Base do   berto tvens", com a sua Força   vezes com curta visibilidade e   51111  ptrSollaUtlllde  próprill,
           Alfeite, encontrando-se de  de  Desembarque e  na  pre-  a  uma  velocidade que nor-  I'rillcipalmCIII~ qual/1l0 se I",'a
           licença  o  Oficial Imediato, o   sença das Autoridades  Mi-  malmente excedia  os 20  nós.  da  S/H!  primeira guaTl/ição.
           Primeiro  Engenheiro e cerca   litares e Civis locais.  prestou   DiI  Mancha  à  Alemanha   O que este  "lIuio sertf, isso
           de um  quarto  da  Guarniçiio,   ao seu  "P.ltrono" depositan-  nilvcgava-se cm  "Ianes"  assi-  depende dll  primeira  suarnição
           rl'Cebeu-se ordem  para  largar  do uma coro., de nOTes  junto   nalíldas por bóiils alternadas,  que tiz.er".
           com  urgênciil  para  ir prestar   do seu monumento. há  muito   de tempos a tempos, por bar-  Tínhamos a consciência que
           assistência  a  um  navio  dil   ali  erguido,  pelos Açoreanos,   cos-f,uóis  o que muita  segu-  muito contribuímos para  isso
           Armada  Espan hola  que, ao  em memória deste muito ilus-  rançil  nos dava.   e  já  que  i1  " Revista  da  Ar-
           largo do Cabo Raso, se encon-  tre  Marinhei ro  Micaelense   Na  primeira  viílgem  (Mar  milda" teve a amabilidílde de,
           trava em  dificuldildes.  Lar-  <jue  tania  honra  deu  à  sua   70)  dcparou-se-nos o  canal   nas suas páginas,  relcmbrílr a
           gamos  prontamente, desceu-  terra  na tal  e  a  Portugal.   de  Kicl  quase  lotai men te   vida  de quase trinta  anos da
           se o  rio  no  limite de veloci-  Recordo  também a  meio  de   gelildo, assim coma  as suas  sua  existência,  citando  os
           dade  permitida  no Tejo e,   uma  viagem  para a  Madeira   margens,  que eram  assina-  seus dezassele Comandantes,
           dobrado S. Julião  da  Barra,  Oul  70),  levando a  bordo o   ladas  por altas estacas que  seja-me pcmlitido aqui  lem-
           aumentou·se para a  potência   curso finalista  do Colégio   sobress.,íam  acimil da espes-  brar  também  os  seus  pri-
           dos quatro motores.        Militar,  tendo recebido um   5.' camada de gelo. Na  Segu-  meiros  e excepcionais Ofici-
             Rilpidamente assim  avista-  5.0.5 do paquete "S.5.Fulvia"   nda viagem (Jun 70) foi supe-  ais,  que  enriqueceram  de
           mos, a  cerca de cinco milhas   localizado a  260  milhas da   riormente determinado que o   forma  brilhante a  primeira
           da  costa,  um  navio  p<,rado e   nossa  posição  e  sensivel-  navio, depois de cumprida a   Guarnição da "n0S5..'"  Rober-
           todo chamuscado.           mente  no  paralelo das  Ilhas   missão de  transporte,  per-  to Ivens.
             Tratava-se do Draga-Minas   Selvagens logo rumámos à   manecesse mais  uns  dias a   Eram  eles  o  imediato
           espanhol  "TAMBRE" em  cu~,   máxima  velocidade de mo-  representar a  Marinha  nas  CTEN  Neves  Lopes,  o
           casa das  máquinas se tinha   mento possível (23  nós)  em   festividades  da  tradicional   Engenheiro  I TEN  EMQ
           declarildo, durante a  noite,  direcção à posição estimada   "Semana  de  Kiel"  (21  a  28   Duarte Filipe, uma equipa de
           um violento incêndio  já  do-  que  nos  fora  comunicada.   Jun  70)  onde se  juntaram  então muito jovem  mas  já
           minado pela  guarnição,  mas   Entretanto o  paquete franC{>g   uma  dtb:ia  de  navios  de  competentíssimos Segundos
           que o deixiwa impossibilitado   "ANCERVILLE",  que nave-  guerra  da  Nato e que decor-  Tenentes como Gastão Guer-
           de naveb>ar.               gava  nas proximidades do   reu  com  festivos  espectácu-  reiro,  Leitiio Rodrigucs, Mon-
             Informados,  por fonia,  não   "S.S. Fulvia"  informava  ler   los,  regatas à  vela,  provas   teiro  da  Silva,  Hipóli to
           haver acidentes pesso.,is, pilS-  recolhido  i1  bordo  todos os   desportivas, entre guarnições   Raposo,  Moreira  Pereira,
           samos-lhe  reboque  e  fu n-  passageiros e  tripulantes do   dos  navios,  jantares de ce-  Ferreira  Carvalho. Vasconce-
           deamos cm  Cascais,  por su-  nílvio norueguês, deixando só   rimónia  e  festas  e  bailes  po-  los Cunha, Joaquim de SoUSil,
           gestiio do Adido Naval  Espa-  abílndonados e  il  pairar  12   pularl'S par.1 os mnrinheiros.   Almeida Cavaco.  "once last
           nhol. em  Lisboil,  que através  grílndes baleeirílS de salva-                 but notthe least" s.'ntos Rec-
           do  EM A,  informara que um   mento, do navio incendiado,   R.A.:  Que acontecimentos   to, primoroso encarregado de
           rebocador de alto-mar,  da   que constituíam perigo p.ua íl   ou camaradas de comissão ii   Navegação.   O
                                                                                          REVISTAOAARMAOA ·  M/>.RC098  9
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