Page 325 - Revista da Armada
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Património Cultural da Marinha
Património Cultural da Marinha
Faróis de Portugal
13. FAROL DE SÃO LOURENÇO
A península mais oriental da Ilha da Madeira, com 9 era de 25 milhas. Foi dotado também de uma estação
Km de comprimento e 2 Km de largura, inclui dois ilhéus semafórica.
(Ilhéu da Cevada e Ilhéu de São Lourenço), foi declarada Em 1880, 1911 e 1941 houve uma série de repara-
Reserva Natural em 1982 com o objectivo de preservar a ções e remodelações nas infra-estruturas do farol e ca-
sua fauna, flora e herança geológica. minho de acesso.
A vegetação de São Lourenço é especial e única, não A fonte luminosa (candeeiro a petróleo, após o de azei-
por estar ainda inalterada, mas devido à presença de im- te), foi substituída em 1921 por uma instalação a gás Ber-
portantes grupos que estão virtualmente confinados a esta nard Barbier e Turenne (BBT), passando o gás a dar lugar
área. Esta reserva, para além à incandescência pelo vapor
da vegetação, é o lar de mui- de petróleo em 1930.
tas espécies de aves, e até de As alterações da fonte
alguns lobos marinhos que luminosa não ficariam por
ocasionalmente são vistos. aqui, pois passados alguns
O projecto de edificação anos (1956), o farol foi elec-
de um farol na Ponta de São trificado com a montagem
Lourenço, na Ilha da Madei- de grupos electrogéneos,
ra, foi aprovado e mandado sendo instalada uma lâm-
executar por portaria de 10 pada de incandescência de
de Setembro de 1886. 3000W. O aparelho ópti co
O referido projecto e or- inicialmente montado, por
çamento foram iniciados se encontrar em muito mau
sendo Director dos Telégra- estado de conservação, foi
fos, José Diogo Mouzinho também substituído por
de Albuquerque, seguindo- outro de 3ª ordem, grande
se-lhe Júlio Augusto Leiria. modelo (500 mm distância
O projecto inicial sofreu focal).
algumas alterações, incluin- Em 1983 o farol foi inte-
do a adopção do revesti- gralmente automatizado. Foi
mento exterior de azulejos desmontado o aparelho óp-
brancos, sendo um melho- tico e instalado em seu lugar
ramento de reconhecida uti- um moderno pedestal rotati-
lidade para todos os faróis, vo de ópticas seladas, com
na opinião do Conselho de lâmpadas de halogéneo e re-
Obras Públicas. flectores parabólicos, muni-
A obra teve inicio em do de automatismos vários
1867 e só ficou concluída que garantem a entrada em
em 1870. funções de outros dispositi-
O farol de São Lourenço entrou em funcionamento em vos em caso de falha dos principais, com um sistema
30 de Setembro de 1870, sendo o primeiro farol a ser es- de telesinalização - REMO-21. Foram também montados
tabelecido na Ilha Madeira. novos grupos electrogéneos ficando o farol a ser telecon-
Fica localizado na extremidade leste da ilha, na parte trolado a partir da central de São Jorge. Esta operação de
mais alta do Ilhéu de Fora. A torre tem 10 metros de al- automatização contou com a preciosa colaboração da
tura e inicialmente foi equipado com um aparelho lenti- Força Aérea para o transporte das cerca de 10 toneladas
cular de 2ª ordem (700 mm distância focal), sendo a fonte de material que houve necessidade de levar para o farol,
luminosa um candeeiro de 4 torcidas ainda com funcio- pois devido às más condições de acostagem no Ilhéu,
namento a azeite que seria substituído alguns anos de- muito material foi perdido em ocasiões anteriores, na al-
pois pelo petróleo. A rotação da óptica era produzida por tura do desembarque.
um mecanismo A 28 de Abril de 2000 o sistema então em uso foi subs-
Local: Ilhéu de Fora-extremo de relojoaria tituído por um moderno farol rotativo de alto rendimento,
Este da Ilha da Madeira e apresentava com um alcance luminoso estimado de 20 milhas, fun-
Altura: 10 m luz branca com cionando a energia solar.
Altitude: 103 m clarões de 30 O farol, a partir desta data, deixou de estar guarne-
Luz: FI W 5s em 30 segun- cido com pessoal faroleiro ficando a cargo do farol de
Alcance: 20 M dos. O alcance São Jorge.
Óptica: Acrílica 400 mm luminoso em
Ano: 1870 estado médio Direcção de Faróis