Page 205 - Revista da Armada
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ARSENAL DO ALFEITE
Entrega da construção C148 “Atento”
Entrega da construção C148 “Atento”
o dia 22 de Abril, pelas 16h00, - isto é, com capacidade de voltar à posição
na Direcção de Faróis, em Paço Foto Júlio Tito direita, vertical, mesmo que totalmente inver-
ND’Arcos, teve lugar a cerimónia de tidos – e capazes de se deslocar a elevadas
entrega e baptismo da segunda de uma série velocidades e recuperar até onze náufragos
de três embarcações salva-vidas construídas em mares de grandes alturas de onda.
no Arsenal do Alfeite (AA) e destinadas ao O “Atento” foi a 148.ª construção rea-
Instituto de Socorros a Náufragos. lizada pelo AA.
A cerimónia foi presidida pelo CEMA, Al- A madrinha desta embarcação foi a Pre-
mirante Melo Gomes, e a ela assistiram di- sidente do Conselho Directivo do Institu-
versas entidades civis e militares. to Portuário e dos Transportes Marítimos
Esta embarcação, com 14,5 metros de (IPTM), Engª Natércia Cabral.
comprimento total, 4,3 metros de boca e Os comentários dos utilizadores dos salva-
deslocamento máximo de 18 toneladas, re- volvimento do projecto e produção assistidos e -vidas têm sido bastante positivos, reforçando a
cebeu o nome de “Atento”, pertence à classe integrados por computador. impressão já tida durante as provas de entrega,
“Vigilante” e é um protótipo integralmente pro- Estes salva-vidas, cujo projecto observa os mais em que as embarcações ultrapassaram as ex-
jectado e construído no AA, correspondendo a exigentes requisitos aplicáveis a embarcações pectativas para os requisitos de desempenho,
um avanço significativo nos processos de desen- deste tipo, são embarcações auto-endireitantes velocidade e autonomia.
Semana Europeia dos Estaleiros de Construção e Reparação Naval
Semana Europeia dos Estaleiros de Construção e Reparação Naval
ecorreu de 7 a 11 de Abril a 2ª Edição nhecer as principais infra-estruturas do estalei-
da Semana Europeia dos Estaleiros de ro, como, por exemplo, a Doca Seca, e visitar
DConstrução e Reparação Naval, inicia- o navio-escola Sagres e o submarino Barracu- Foto Júlio Tito
tiva inserida no âmbito do Diálogo Social da da, ambos, na altura, em reparação. Foi-lhes
área da metalurgia em que participam a CESA ainda possível conhecer, e em primeira mão, a
(Community of European Shipyards Associa- última construção do AA, a embarcação salva-
tions) e respectivas associações nacionais, a -vidas “Atento” e visitar uma exposição sobre a
FEM (Sindicato Europeu de Metalurgia) e seus actividade do estaleiro, a qual incluiu demons-
associados e a Comissão Europeia, e à qual o trações e experiências.
AA aderiu, mais uma vez, em conjunto com Durante essa semana, o AA recebeu 466 vi-
outros estaleiros europeus. sitantes, 359 dos quais provenientes de esta-
Tendo em conta que esta iniciativa visou belecimentos de ensino secundário e superior. de repetir a experiência.
promover a imagem dos estaleiros navais e No dia 09 de Abril, o estaleiro recebeu a visi- De destacar que, dada a total inserção, ins-
despertar os jovens para as oportunidades de ta de 107 pessoas, sendo de destacar, no êxito titucional e física, do AA na Marinha, esta ini-
emprego numa indústria tecnologicamente das visitas realizadas nesse dia, a participação ciativa teve a utilidade adicional de divulgar al-
avançada, o AA proporcionou, durante toda a da Sesimbra FM, que se associou ao AA na di- gumas das vertentes do Ramo e de possibilitar
semana, visitas aos alunos das áreas das Ciên- vulgação desta iniciativa, e da Associação Por- o contacto com alguns navios da Armada em
cias e das Tecnologias dos estabelecimentos de tuguesa de Surdos. manutenção no estaleiro e respectivas guarni-
ensino secundário e superior, e no dia 09 de Todos os alunos e o público em geral aderi- ções. Como seria de esperar, a visita ao subma-
Abril abriu as portas à população em geral. ram com interesse e entusiasmo à possibilidade rino Barracuda constituiu o momento mais va-
Os visitantes tiveram oportunidade de co- de visitar o AA, muitos manifestando a vontade lorizado por parte dos visitantes.
Contratos de reparação de três lanchas da BF/GNR
Contratos de reparação de três lanchas da BF/GNR
o dia 23 de Abril teve lugar a as- vir a ser docada e reparada outra lancha da
sinatura de três contratos desti- mesma classe ainda em 2008.
Nnados aos serviços de docagem Os contratos foram assinados pelo Co-
e manutenção das Lanchas de Vigilância mandante da Brigada Fiscal, Major-General
e Intercepção (LVI) “Apúlia”, “Mindelo” e Samuel Marques Mota, e pelo Administrador
“Consolação”, pertencentes à Brigada Fis- do AA, VALM Victor Gonçalves de Brito.
cal da GNR. Por ocasião da assinatura o Comandante
Está previsto o início das intervenções da Brigada Fiscal da GNR fez questão de fri-
nas LVI “Consolação” e “Mindelo” em 12 sar a satisfação pelos serviços que têm sido
e 14 de Maio, respectivamente, sendo que prestados pelo AA, manifestando um firme
a “Apúlia” docará após conclusão da acção empenho no alargamento do âmbito da co-
de manutenção da primeira. Paralelamente a estes 3 concursos, mantém-se laboração entre as duas entidades, reiterando o
Estes contratos foram precedidos de concur- em vigor o Protocolo para Manutenção das Em- reconhecimento da Brigada pela qualidade de
sos públicos, aos quais concorreram, além do barcações da Brigada Fiscal, celebrado a 14 de serviço e profissionalismo do AA.
AA, outros estaleiros. Dezembro de 2006, no âmbito do qual poderá Z
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